A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1091 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas organizações, linha Educação e Conhecimento do Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. José Aparecido Pereira |
id |
UNICESU-1_51c68e1aba9b673750df8c2ee80444a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1091 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantesGestão do conhecimentoeducação a distânciaafetividadeDissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas organizações, linha Educação e Conhecimento do Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. José Aparecido PereiraA investigação que pretendemos desenvolver nessa pesquisa está relacionada à gestão do conhecimento e a educação a distância. Neste contexto trataremos da afetividade como forma de aproximar os estudantes da educação à distância ao seu tutor online o qual é o responsável em mediar o processo de ensino e de aprendizagem estabelecendo as interações e o compartilhamento de conhecimento do grupo. Sendo assim, o objeto de estudo da nossa pesquisa pode ser explicitado através da seguinte questão: como os vínculos afetivos entre o tutor online (como gestor do conhecimento) e os estudantes podem impactar positivamente (ou negativamente) no processo de ensino e de aprendizagem no contexto da Educação a Distância? A realização dessa pesquisa foi dirigida por meio de leituras, análises e interpretações de textos referentes aos temas abordados. Foram utilizados livros, artigos, dissertações, monografias, revistas e periódico para fundamentar as nossas discussões. Utilizamos também algumas trocas de mensagens entre os tutores online e os estudantes com o intuito de analisar como as expressões afetivas, existentes na comunicação escrita, podem impactar positivamente ou negativamente o processo de ensino e de aprendizagem. Do ponto de vista da estrutura, organizamos essa pesquisa em torno de quatro capítulos. No primeiro capítulo fizemos uma abordagem sobre os aspectos fundamentais da gestão do conhecimento nas organizações. O segundo capítulo tratou sobre a afetividade no contexto da filosofia, da psicanálise e da psicologia, bem como a sua relação com a gestão do conhecimento nas organizações. No terceiro capítulo, num primeiro momento, fizemos uma abordagem sobre os elementos que definem e caracterizam a educação a distância. Em seguida, evidenciamos a relação entre a educação a distância e a gestão do conhecimento, buscando compreender em que sentido a gestão do conhecimento está interligada a esse modelo de ensino. No quarto e último capítulo, o nosso intuito foi evidenciar a relação entre a afetividade e a educação a distância, considerando que nesse modelo de ensino os sujeitos não partilham do mesmo espaço físico, dificultando os vínculos entre eles. O objetivo aqui foi apresentar o quanto positivamente ou negativamente os aspectos afetivos influenciam no processo de ensino e de aprendizagem na educação a distância. Enfim, nossa pesquisa é relevante porque procurou investigar um assunto pouco explorado no meio acadêmico, qual seja, a relação entre afetividade, gestão do conhecimento nas organizações e ensino a distância.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARPEREIRA, José AparecidoPIRASOL, Sibele De Oliveira2019-08-02T17:40:30Z2019-08-02T17:40:30Z2017-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1091Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes |
title |
A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes |
spellingShingle |
A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes PIRASOL, Sibele De Oliveira Gestão do conhecimento educação a distância afetividade |
title_short |
A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes |
title_full |
A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes |
title_fullStr |
A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes |
title_full_unstemmed |
A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes |
title_sort |
A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes |
author |
PIRASOL, Sibele De Oliveira |
author_facet |
PIRASOL, Sibele De Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, José Aparecido |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIRASOL, Sibele De Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento educação a distância afetividade |
topic |
Gestão do conhecimento educação a distância afetividade |
description |
Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas organizações, linha Educação e Conhecimento do Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. José Aparecido Pereira |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-30 2019-08-02T17:40:30Z 2019-08-02T17:40:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1091 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098720115294208 |