A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRASOL, Sibele De Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1091
Resumo: Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas organizações, linha Educação e Conhecimento do Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. José Aparecido Pereira
id UNICESU-1_51c68e1aba9b673750df8c2ee80444a1
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1091
network_acronym_str UNICESU-1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantesGestão do conhecimentoeducação a distânciaafetividadeDissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas organizações, linha Educação e Conhecimento do Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. José Aparecido PereiraA investigação que pretendemos desenvolver nessa pesquisa está relacionada à gestão do conhecimento e a educação a distância. Neste contexto trataremos da afetividade como forma de aproximar os estudantes da educação à distância ao seu tutor online o qual é o responsável em mediar o processo de ensino e de aprendizagem estabelecendo as interações e o compartilhamento de conhecimento do grupo. Sendo assim, o objeto de estudo da nossa pesquisa pode ser explicitado através da seguinte questão: como os vínculos afetivos entre o tutor online (como gestor do conhecimento) e os estudantes podem impactar positivamente (ou negativamente) no processo de ensino e de aprendizagem no contexto da Educação a Distância? A realização dessa pesquisa foi dirigida por meio de leituras, análises e interpretações de textos referentes aos temas abordados. Foram utilizados livros, artigos, dissertações, monografias, revistas e periódico para fundamentar as nossas discussões. Utilizamos também algumas trocas de mensagens entre os tutores online e os estudantes com o intuito de analisar como as expressões afetivas, existentes na comunicação escrita, podem impactar positivamente ou negativamente o processo de ensino e de aprendizagem. Do ponto de vista da estrutura, organizamos essa pesquisa em torno de quatro capítulos. No primeiro capítulo fizemos uma abordagem sobre os aspectos fundamentais da gestão do conhecimento nas organizações. O segundo capítulo tratou sobre a afetividade no contexto da filosofia, da psicanálise e da psicologia, bem como a sua relação com a gestão do conhecimento nas organizações. No terceiro capítulo, num primeiro momento, fizemos uma abordagem sobre os elementos que definem e caracterizam a educação a distância. Em seguida, evidenciamos a relação entre a educação a distância e a gestão do conhecimento, buscando compreender em que sentido a gestão do conhecimento está interligada a esse modelo de ensino. No quarto e último capítulo, o nosso intuito foi evidenciar a relação entre a afetividade e a educação a distância, considerando que nesse modelo de ensino os sujeitos não partilham do mesmo espaço físico, dificultando os vínculos entre eles. O objetivo aqui foi apresentar o quanto positivamente ou negativamente os aspectos afetivos influenciam no processo de ensino e de aprendizagem na educação a distância. Enfim, nossa pesquisa é relevante porque procurou investigar um assunto pouco explorado no meio acadêmico, qual seja, a relação entre afetividade, gestão do conhecimento nas organizações e ensino a distância.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMARPEREIRA, José AparecidoPIRASOL, Sibele De Oliveira2019-08-02T17:40:30Z2019-08-02T17:40:30Z2017-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1091porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T18:39:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/1091Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T18:39:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes
title A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes
spellingShingle A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes
PIRASOL, Sibele De Oliveira
Gestão do conhecimento
educação a distância
afetividade
title_short A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes
title_full A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes
title_fullStr A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes
title_full_unstemmed A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes
title_sort A gestão do conhecimento e a educação a distância: a questão da afetividade entre o tutor online e os estudantes
author PIRASOL, Sibele De Oliveira
author_facet PIRASOL, Sibele De Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, José Aparecido
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRASOL, Sibele De Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
educação a distância
afetividade
topic Gestão do conhecimento
educação a distância
afetividade
description Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas organizações, linha Educação e Conhecimento do Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Orientador: Prof. Dr. José Aparecido Pereira
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-30
2019-08-02T17:40:30Z
2019-08-02T17:40:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1091
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813098720115294208