O Uso do Learning Management System (LMS) por Gestores de Educação a Distância.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Paulo Cristiano de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Keiko Nakayama, Marina, López Torres, Maricel Karina, Schmitt Nunes, Carolina Schmitt Nunes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/346
Resumo: The development of solutions in Information Technology (IT) has influenced the expansion of distance learning courses. Its structuring, based on digital technologies, such as the Learning Management System (LMS), acquires an important role in this context. The purpose of this research is to present the perceptions of Distance Education managers about the use of LMS. The analysis points to the need for a redefinition of the role of LMS, for the moment, essentially pedagogical. The weaknesses of the system as a management tool include gaps that can be investigated in future studies.
id ABED-1_8848bcf006d08e8bb2c5cca1cd4ef370
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/346
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling O Uso do Learning Management System (LMS) por Gestores de Educação a Distância.Learning Management System (LMS). Gestão. e-ProinfoThe development of solutions in Information Technology (IT) has influenced the expansion of distance learning courses. Its structuring, based on digital technologies, such as the Learning Management System (LMS), acquires an important role in this context. The purpose of this research is to present the perceptions of Distance Education managers about the use of LMS. The analysis points to the need for a redefinition of the role of LMS, for the moment, essentially pedagogical. The weaknesses of the system as a management tool include gaps that can be investigated in future studies.El desarrollo de soluciones en Tecnología de la Información (TI) ha influido en la expansión de cursos a distancia. Su estructuración, basada en tecnologías digitales, como el Learning Management System (LMS), adquiere un papel importante en este contexto. El objetivo de esta investigación es presentar las percepciones de gestores de Educación a Distancia sobre la utilización del LMS. El análisis apunta a la necesidad de una redefinición del papel del LMS, por ahora, esencialmente pedagógico. Las fragilidades del sistema como instrumento de gestión comprenden lagunas que pueden ser investigadas en estudios futuros.O desenvolvimento de soluções em Tecnologia da Informação (TI) tem influenciado a expansão de cursos à distância. A estruturação desses cursos, baseada em tecnologias digitais, como o Learning Management System (LMS), adquire um papel importante nesse contexto. O objetivo desta pesquisa é apresentar as percepções de gestores de Educação a Distância sobre a utilização do LMS. A análise aponta para a necessidade de uma redefinição do papel do LMS, por ora, essencialmente pedagógico. As fragilidades do sistema como instrumento de gestão compreendem lacunas que poderão ser investigadas em estudos futuros.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2020-08-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/34610.17143/rbaad.v19i1.346Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v19i1reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/346/342BrCopyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Paulo Cristiano deKeiko Nakayama, Marina López Torres, Maricel Karina Schmitt Nunes, Carolina Schmitt Nunes 2020-08-28T00:54:27Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/346Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2020-08-28T00:54:27Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso do Learning Management System (LMS) por Gestores de Educação a Distância.
title O Uso do Learning Management System (LMS) por Gestores de Educação a Distância.
spellingShingle O Uso do Learning Management System (LMS) por Gestores de Educação a Distância.
Oliveira, Paulo Cristiano de
Learning Management System (LMS). Gestão. e-Proinfo
title_short O Uso do Learning Management System (LMS) por Gestores de Educação a Distância.
title_full O Uso do Learning Management System (LMS) por Gestores de Educação a Distância.
title_fullStr O Uso do Learning Management System (LMS) por Gestores de Educação a Distância.
title_full_unstemmed O Uso do Learning Management System (LMS) por Gestores de Educação a Distância.
title_sort O Uso do Learning Management System (LMS) por Gestores de Educação a Distância.
author Oliveira, Paulo Cristiano de
author_facet Oliveira, Paulo Cristiano de
Keiko Nakayama, Marina
López Torres, Maricel Karina
Schmitt Nunes, Carolina Schmitt Nunes
author_role author
author2 Keiko Nakayama, Marina
López Torres, Maricel Karina
Schmitt Nunes, Carolina Schmitt Nunes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Paulo Cristiano de
Keiko Nakayama, Marina
López Torres, Maricel Karina
Schmitt Nunes, Carolina Schmitt Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Learning Management System (LMS). Gestão. e-Proinfo
topic Learning Management System (LMS). Gestão. e-Proinfo
description The development of solutions in Information Technology (IT) has influenced the expansion of distance learning courses. Its structuring, based on digital technologies, such as the Learning Management System (LMS), acquires an important role in this context. The purpose of this research is to present the perceptions of Distance Education managers about the use of LMS. The analysis points to the need for a redefinition of the role of LMS, for the moment, essentially pedagogical. The weaknesses of the system as a management tool include gaps that can be investigated in future studies.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/346
10.17143/rbaad.v19i1.346
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/346
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v19i1.346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/346/342
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Br
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 19 n. 1 (2020)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v19i1
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170946207744