As publicações em anais da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) de 2002 a 2012 sobre educação a distância analisadas sob a ótica da análise do comportamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Carvalho Giolo, Juliana Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: de Cássia Francisco Buosi, Caroline, de Lima Fernandes Ribeiro, Gisele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/269
Resumo: Ao longo dos anos, analistas do comportamento têm-se preocupado em propor novas tecnologias de ensino. Em função da atualidade das propostas de educação a distância, a presente pesquisa teve por objetivo analisar as contribuições dos analistas do comportamento para a modalidade da educação a distância (EaD). Para tanto, foi realizada uma revisão dos anais dos encontros promovidos pela ABPMC – Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental – no período de 2002 a 2012. Os trabalhos deveriam atender a dois critérios sobre educação a distância, considerados pelo Decreto de nº 5.622 (BRASIL, 2005): 1) haver mediação entre professor e aluno por meio de tecnologias de informação e comunicação e 2) lugares e/ou tempos diversos para o desenvolvimento das atividades realizadas por professor e aluno. Os resultados demonstraram que, apesar do crescente aumento da utilização da EaD em nosso país, os analistas do comportamento não têm publicado expressivamente sobre o tema nos anais do maior encontro de profissionais dessa área no Brasil. Apenas doze artigos foram publicados nos dez anos do referido estudo que atendem aos critérios estabelecidos, sendo que os mesmos foram classificados por diversas categorias de análise no presente artigo.
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spelling As publicações em anais da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) de 2002 a 2012 sobre educação a distância analisadas sob a ótica da análise do comportamentoEducação a distância. Análise do Comportamento. B. F. Skinner. Fred Keller. ABPMC.Ao longo dos anos, analistas do comportamento têm-se preocupado em propor novas tecnologias de ensino. Em função da atualidade das propostas de educação a distância, a presente pesquisa teve por objetivo analisar as contribuições dos analistas do comportamento para a modalidade da educação a distância (EaD). Para tanto, foi realizada uma revisão dos anais dos encontros promovidos pela ABPMC – Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental – no período de 2002 a 2012. Os trabalhos deveriam atender a dois critérios sobre educação a distância, considerados pelo Decreto de nº 5.622 (BRASIL, 2005): 1) haver mediação entre professor e aluno por meio de tecnologias de informação e comunicação e 2) lugares e/ou tempos diversos para o desenvolvimento das atividades realizadas por professor e aluno. Os resultados demonstraram que, apesar do crescente aumento da utilização da EaD em nosso país, os analistas do comportamento não têm publicado expressivamente sobre o tema nos anais do maior encontro de profissionais dessa área no Brasil. Apenas doze artigos foram publicados nos dez anos do referido estudo que atendem aos critérios estabelecidos, sendo que os mesmos foram classificados por diversas categorias de análise no presente artigo.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2015-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/26910.17143/rbaad.v14i0.269Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/269/201https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/269/202https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/269/203Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Carvalho Giolo, Juliana Cristinade Cássia Francisco Buosi, Carolinede Lima Fernandes Ribeiro, Gisele2019-03-17T02:33:16Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/269Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:33:16Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
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