A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/242 |
Resumo: | O presente artigo analisa conceitos e concepções de teóricos sobre a mediação pedagógica em ambientes virtuais estruturados e organizados para desenvolver ensino/ aprendizagem, com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação, numa abordagem que apresenta contrapontos entre as teorias construtivistas de Piaget e Vygotsky. Tem como objetivo destacar os fundamentos do socioconstrutivismo, de Lev Vygotsky, e os conceitos teóricos como a ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) e a internaliza- ção, para relacioná-los às teorias e às práticas de mediação da educação online. No contexto, dá-se relevância à interação social como fator preponderante para o desenvolvimento cognitivo do aluno em que se valorizem práticas coletivas de comunicação e interatividade, com o auxílio de mídias e tecnologias digitais. Essas ferramentas, em razão do potencial de interação, propiciam a socialização entre professores e alunos para conceber a construção do conhecimento, permeado por diálogo e colaboração entre os sujeitos que interagem em rede de aprendizagem online. |
id |
ABED-1_93379f969fb738e7e2e7e52be8902a6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/242 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectivaMediaçãoInteraçãoTecnologias da informação e comunicaçãoAmbientes virtuais de aprendizagem.O presente artigo analisa conceitos e concepções de teóricos sobre a mediação pedagógica em ambientes virtuais estruturados e organizados para desenvolver ensino/ aprendizagem, com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação, numa abordagem que apresenta contrapontos entre as teorias construtivistas de Piaget e Vygotsky. Tem como objetivo destacar os fundamentos do socioconstrutivismo, de Lev Vygotsky, e os conceitos teóricos como a ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) e a internaliza- ção, para relacioná-los às teorias e às práticas de mediação da educação online. No contexto, dá-se relevância à interação social como fator preponderante para o desenvolvimento cognitivo do aluno em que se valorizem práticas coletivas de comunicação e interatividade, com o auxílio de mídias e tecnologias digitais. Essas ferramentas, em razão do potencial de interação, propiciam a socialização entre professores e alunos para conceber a construção do conhecimento, permeado por diálogo e colaboração entre os sujeitos que interagem em rede de aprendizagem online.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2012-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/24210.17143/rbaad.v11i0.242Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 11 (2012)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/242/120Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessArôso Mendes Barbosa, Cláudia Maria2019-03-17T02:43:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/242Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:43:05Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva |
title |
A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva |
spellingShingle |
A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva Arôso Mendes Barbosa, Cláudia Maria Mediação Interação Tecnologias da informação e comunicação Ambientes virtuais de aprendizagem. |
title_short |
A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva |
title_full |
A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva |
title_fullStr |
A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva |
title_sort |
A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva |
author |
Arôso Mendes Barbosa, Cláudia Maria |
author_facet |
Arôso Mendes Barbosa, Cláudia Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arôso Mendes Barbosa, Cláudia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Interação Tecnologias da informação e comunicação Ambientes virtuais de aprendizagem. |
topic |
Mediação Interação Tecnologias da informação e comunicação Ambientes virtuais de aprendizagem. |
description |
O presente artigo analisa conceitos e concepções de teóricos sobre a mediação pedagógica em ambientes virtuais estruturados e organizados para desenvolver ensino/ aprendizagem, com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação, numa abordagem que apresenta contrapontos entre as teorias construtivistas de Piaget e Vygotsky. Tem como objetivo destacar os fundamentos do socioconstrutivismo, de Lev Vygotsky, e os conceitos teóricos como a ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) e a internaliza- ção, para relacioná-los às teorias e às práticas de mediação da educação online. No contexto, dá-se relevância à interação social como fator preponderante para o desenvolvimento cognitivo do aluno em que se valorizem práticas coletivas de comunicação e interatividade, com o auxílio de mídias e tecnologias digitais. Essas ferramentas, em razão do potencial de interação, propiciam a socialização entre professores e alunos para conceber a construção do conhecimento, permeado por diálogo e colaboração entre os sujeitos que interagem em rede de aprendizagem online. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/242 10.17143/rbaad.v11i0.242 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/242 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v11i0.242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/242/120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 11 (2012) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170842398720 |