A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arôso Mendes Barbosa, Cláudia Maria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/242
Resumo: O presente artigo analisa conceitos e concepções de teóricos sobre a mediação pedagógica em ambientes virtuais estruturados e organizados para desenvolver ensino/ aprendizagem, com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação, numa abordagem que apresenta contrapontos entre as teorias construtivistas de Piaget e Vygotsky. Tem como objetivo destacar os fundamentos do socioconstrutivismo, de Lev Vygotsky, e os conceitos teóricos como a ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) e a internaliza- ção, para relacioná-los às teorias e às práticas de mediação da educação online. No contexto, dá-se relevância à interação social como fator preponderante para o desenvolvimento cognitivo do aluno em que se valorizem práticas coletivas de comunicação e interatividade, com o auxílio de mídias e tecnologias digitais. Essas ferramentas, em razão do potencial de interação, propiciam a socialização entre professores e alunos para conceber a construção do conhecimento, permeado por diálogo e colaboração entre os sujeitos que interagem em rede de aprendizagem online.
id ABED-1_93379f969fb738e7e2e7e52be8902a6b
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/242
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectivaMediaçãoInteraçãoTecnologias da informação e comunicaçãoAmbientes virtuais de aprendizagem.O presente artigo analisa conceitos e concepções de teóricos sobre a mediação pedagógica em ambientes virtuais estruturados e organizados para desenvolver ensino/ aprendizagem, com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação, numa abordagem que apresenta contrapontos entre as teorias construtivistas de Piaget e Vygotsky. Tem como objetivo destacar os fundamentos do socioconstrutivismo, de Lev Vygotsky, e os conceitos teóricos como a ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) e a internaliza- ção, para relacioná-los às teorias e às práticas de mediação da educação online. No contexto, dá-se relevância à interação social como fator preponderante para o desenvolvimento cognitivo do aluno em que se valorizem práticas coletivas de comunicação e interatividade, com o auxílio de mídias e tecnologias digitais. Essas ferramentas, em razão do potencial de interação, propiciam a socialização entre professores e alunos para conceber a construção do conhecimento, permeado por diálogo e colaboração entre os sujeitos que interagem em rede de aprendizagem online.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2012-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/24210.17143/rbaad.v11i0.242Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 11 (2012)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/242/120Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessArôso Mendes Barbosa, Cláudia Maria2019-03-17T02:43:05Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/242Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:43:05Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva
title A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva
spellingShingle A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva
Arôso Mendes Barbosa, Cláudia Maria
Mediação
Interação
Tecnologias da informação e comunicação
Ambientes virtuais de aprendizagem.
title_short A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva
title_full A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva
title_fullStr A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva
title_full_unstemmed A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva
title_sort A aprendizagem mediada por TIC: interação e cognição em perspectiva
author Arôso Mendes Barbosa, Cláudia Maria
author_facet Arôso Mendes Barbosa, Cláudia Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arôso Mendes Barbosa, Cláudia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Mediação
Interação
Tecnologias da informação e comunicação
Ambientes virtuais de aprendizagem.
topic Mediação
Interação
Tecnologias da informação e comunicação
Ambientes virtuais de aprendizagem.
description O presente artigo analisa conceitos e concepções de teóricos sobre a mediação pedagógica em ambientes virtuais estruturados e organizados para desenvolver ensino/ aprendizagem, com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação, numa abordagem que apresenta contrapontos entre as teorias construtivistas de Piaget e Vygotsky. Tem como objetivo destacar os fundamentos do socioconstrutivismo, de Lev Vygotsky, e os conceitos teóricos como a ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) e a internaliza- ção, para relacioná-los às teorias e às práticas de mediação da educação online. No contexto, dá-se relevância à interação social como fator preponderante para o desenvolvimento cognitivo do aluno em que se valorizem práticas coletivas de comunicação e interatividade, com o auxílio de mídias e tecnologias digitais. Essas ferramentas, em razão do potencial de interação, propiciam a socialização entre professores e alunos para conceber a construção do conhecimento, permeado por diálogo e colaboração entre os sujeitos que interagem em rede de aprendizagem online.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/242
10.17143/rbaad.v11i0.242
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/242
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v11i0.242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/242/120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 11 (2012)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170842398720