A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Luiz
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: de Sousa Nascimento, Milena, Grenha, Viviane, Macedo, Margarete Valverde
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a concepção que os tutores a distância de um curso de graduação têm sobre interatividade e a relação dessa concepção com sua forma- ção específica em EaD e com sua prática na tutoria. Para poder entender esta problemá- tica, foi enviado um questionário para tutores a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um consórcio de instituições públicas para oferta de cursos de graduação na modalidade EaD do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 20 tutores a distância responderam a todas as perguntas presentes no questionário, sendo amostrado um total de 12 disciplinas diferentes. Através da aná- lise da resposta dos tutores a distância, o presente estudo pode concluir que uma alta formação acadêmica pode não necessariamente representar um conhecimento específico sobre aspectos relacionados à EaD e que cursos de formação específicos sobre Educação a Distância são importantes para uma melhor formação dos tutores como promotores da interatividade.
id ABED-1_c645d4b2533e54093ff5abc04cbd027e
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/279
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de casoEducação a distânciainteratividadeformação.Este trabalho tem como objetivo avaliar a concepção que os tutores a distância de um curso de graduação têm sobre interatividade e a relação dessa concepção com sua forma- ção específica em EaD e com sua prática na tutoria. Para poder entender esta problemá- tica, foi enviado um questionário para tutores a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um consórcio de instituições públicas para oferta de cursos de graduação na modalidade EaD do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 20 tutores a distância responderam a todas as perguntas presentes no questionário, sendo amostrado um total de 12 disciplinas diferentes. Através da aná- lise da resposta dos tutores a distância, o presente estudo pode concluir que uma alta formação acadêmica pode não necessariamente representar um conhecimento específico sobre aspectos relacionados à EaD e que cursos de formação específicos sobre Educação a Distância são importantes para uma melhor formação dos tutores como promotores da interatividade.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/27910.17143/rbaad.v16i0.279Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 16 (2017)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279/222https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279/240Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBento, Luizde Sousa Nascimento, MilenaGrenha, VivianeMacedo, Margarete Valverde2019-03-17T02:32:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/279Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:32:49Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso
title A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso
spellingShingle A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso
Bento, Luiz
Educação a distância
interatividade
formação.
title_short A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso
title_full A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso
title_fullStr A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso
title_full_unstemmed A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso
title_sort A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso
author Bento, Luiz
author_facet Bento, Luiz
de Sousa Nascimento, Milena
Grenha, Viviane
Macedo, Margarete Valverde
author_role author
author2 de Sousa Nascimento, Milena
Grenha, Viviane
Macedo, Margarete Valverde
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Luiz
de Sousa Nascimento, Milena
Grenha, Viviane
Macedo, Margarete Valverde
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
interatividade
formação.
topic Educação a distância
interatividade
formação.
description Este trabalho tem como objetivo avaliar a concepção que os tutores a distância de um curso de graduação têm sobre interatividade e a relação dessa concepção com sua forma- ção específica em EaD e com sua prática na tutoria. Para poder entender esta problemá- tica, foi enviado um questionário para tutores a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um consórcio de instituições públicas para oferta de cursos de graduação na modalidade EaD do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 20 tutores a distância responderam a todas as perguntas presentes no questionário, sendo amostrado um total de 12 disciplinas diferentes. Através da aná- lise da resposta dos tutores a distância, o presente estudo pode concluir que uma alta formação acadêmica pode não necessariamente representar um conhecimento específico sobre aspectos relacionados à EaD e que cursos de formação específicos sobre Educação a Distância são importantes para uma melhor formação dos tutores como promotores da interatividade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279
10.17143/rbaad.v16i0.279
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v16i0.279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279/222
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279/240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 16 (2017)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170901118976