A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo avaliar a concepção que os tutores a distância de um curso de graduação têm sobre interatividade e a relação dessa concepção com sua forma- ção específica em EaD e com sua prática na tutoria. Para poder entender esta problemá- tica, foi enviado um questionário para tutores a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um consórcio de instituições públicas para oferta de cursos de graduação na modalidade EaD do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 20 tutores a distância responderam a todas as perguntas presentes no questionário, sendo amostrado um total de 12 disciplinas diferentes. Através da aná- lise da resposta dos tutores a distância, o presente estudo pode concluir que uma alta formação acadêmica pode não necessariamente representar um conhecimento específico sobre aspectos relacionados à EaD e que cursos de formação específicos sobre Educação a Distância são importantes para uma melhor formação dos tutores como promotores da interatividade. |
id |
ABED-1_c645d4b2533e54093ff5abc04cbd027e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/279 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de casoEducação a distânciainteratividadeformação.Este trabalho tem como objetivo avaliar a concepção que os tutores a distância de um curso de graduação têm sobre interatividade e a relação dessa concepção com sua forma- ção específica em EaD e com sua prática na tutoria. Para poder entender esta problemá- tica, foi enviado um questionário para tutores a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um consórcio de instituições públicas para oferta de cursos de graduação na modalidade EaD do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 20 tutores a distância responderam a todas as perguntas presentes no questionário, sendo amostrado um total de 12 disciplinas diferentes. Através da aná- lise da resposta dos tutores a distância, o presente estudo pode concluir que uma alta formação acadêmica pode não necessariamente representar um conhecimento específico sobre aspectos relacionados à EaD e que cursos de formação específicos sobre Educação a Distância são importantes para uma melhor formação dos tutores como promotores da interatividade.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2017-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/27910.17143/rbaad.v16i0.279Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 16 (2017)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279/222https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279/240Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessBento, Luizde Sousa Nascimento, MilenaGrenha, VivianeMacedo, Margarete Valverde2019-03-17T02:32:49Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/279Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:32:49Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso |
title |
A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso |
spellingShingle |
A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso Bento, Luiz Educação a distância interatividade formação. |
title_short |
A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso |
title_full |
A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso |
title_fullStr |
A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso |
title_sort |
A concepção de tutores a distância sobre interatividade e a formação em EaD: um estudo de caso |
author |
Bento, Luiz |
author_facet |
Bento, Luiz de Sousa Nascimento, Milena Grenha, Viviane Macedo, Margarete Valverde |
author_role |
author |
author2 |
de Sousa Nascimento, Milena Grenha, Viviane Macedo, Margarete Valverde |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Luiz de Sousa Nascimento, Milena Grenha, Viviane Macedo, Margarete Valverde |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância interatividade formação. |
topic |
Educação a distância interatividade formação. |
description |
Este trabalho tem como objetivo avaliar a concepção que os tutores a distância de um curso de graduação têm sobre interatividade e a relação dessa concepção com sua forma- ção específica em EaD e com sua prática na tutoria. Para poder entender esta problemá- tica, foi enviado um questionário para tutores a distância do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de um consórcio de instituições públicas para oferta de cursos de graduação na modalidade EaD do estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 20 tutores a distância responderam a todas as perguntas presentes no questionário, sendo amostrado um total de 12 disciplinas diferentes. Através da aná- lise da resposta dos tutores a distância, o presente estudo pode concluir que uma alta formação acadêmica pode não necessariamente representar um conhecimento específico sobre aspectos relacionados à EaD e que cursos de formação específicos sobre Educação a Distância são importantes para uma melhor formação dos tutores como promotores da interatividade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279 10.17143/rbaad.v16i0.279 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v16i0.279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279/222 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/279/240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 16 (2017) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170901118976 |