Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Carlos Adriano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo Jr, Carlos Fernando de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2078
Resumo: A educação a distância passa por um processo de crescimento em número de matrículas, no Brasil, possibilitando um aumento no número de atividades direcionadas para uma formação qualificada de professores da educação básica, por meio de ferramentas interativas e do trabalho mediador do tutor. O estado da arte contou com autores e pesquisadores na área da EaD e outros que pesquisam a formação de professores. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, fundamentou-se, sobretudo, nos indicadores propostos por Kearsley (2011) de compartilhamento, interatividade, feedback, moderação e facilitação, para as análises discursivas e de interação nos quatro fóruns de discussão observados. Para o estudo de caso foi selecionado o ambiente virtual de aprendizagem de uma IES privada da região da grande São Paulo, contando com a participação ativa de 29 alunos, do curso de Licenciatura em Pedagogia, dentro da disciplina Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciências. Ao final das análises comprovou-se que o trabalho de mediação entre tutor e alunos foi significativo no processo de formação desses professores. A utilização de fóruns de discussões temáticas ganham cada vez mais espaço e amplitude enquanto recurso mediacional de aprendizagem, sendo uma ferramenta de grande importância e funcionalidade, promovendo, por meio da moderação do tutor, interatividade e produções coletivas de novos conhecimentos. Ao longo da pesquisa foi observado que os alunos desenvolveram maturidade educacional, o que lhes propicia ampliação de conhecimento e instrumentalização para novas interações, dentro de outros ambientes virtuais de aprendizagem, favorecendo suas práticas enquanto professores atuantes na educação básica.  
id UCS-4_dc328391bc767b91b4a651c620924c5c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2078
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de PedagogiaEducação a DistânciaFormação DocenteInteratividadeA educação a distância passa por um processo de crescimento em número de matrículas, no Brasil, possibilitando um aumento no número de atividades direcionadas para uma formação qualificada de professores da educação básica, por meio de ferramentas interativas e do trabalho mediador do tutor. O estado da arte contou com autores e pesquisadores na área da EaD e outros que pesquisam a formação de professores. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, fundamentou-se, sobretudo, nos indicadores propostos por Kearsley (2011) de compartilhamento, interatividade, feedback, moderação e facilitação, para as análises discursivas e de interação nos quatro fóruns de discussão observados. Para o estudo de caso foi selecionado o ambiente virtual de aprendizagem de uma IES privada da região da grande São Paulo, contando com a participação ativa de 29 alunos, do curso de Licenciatura em Pedagogia, dentro da disciplina Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciências. Ao final das análises comprovou-se que o trabalho de mediação entre tutor e alunos foi significativo no processo de formação desses professores. A utilização de fóruns de discussões temáticas ganham cada vez mais espaço e amplitude enquanto recurso mediacional de aprendizagem, sendo uma ferramenta de grande importância e funcionalidade, promovendo, por meio da moderação do tutor, interatividade e produções coletivas de novos conhecimentos. Ao longo da pesquisa foi observado que os alunos desenvolveram maturidade educacional, o que lhes propicia ampliação de conhecimento e instrumentalização para novas interações, dentro de outros ambientes virtuais de aprendizagem, favorecendo suas práticas enquanto professores atuantes na educação básica.  Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/207810.26843/rencima.v9i6.2078Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 462179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2078/1068https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Carlos AdrianoAraújo Jr, Carlos Fernando de2023-04-21T00:56:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2078Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:56:37Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia
title Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia
spellingShingle Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia
Martins, Carlos Adriano
Educação a Distância
Formação Docente
Interatividade
title_short Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia
title_full Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia
title_fullStr Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia
title_full_unstemmed Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia
title_sort Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia
author Martins, Carlos Adriano
author_facet Martins, Carlos Adriano
Araújo Jr, Carlos Fernando de
author_role author
author2 Araújo Jr, Carlos Fernando de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Carlos Adriano
Araújo Jr, Carlos Fernando de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Formação Docente
Interatividade
topic Educação a Distância
Formação Docente
Interatividade
description A educação a distância passa por um processo de crescimento em número de matrículas, no Brasil, possibilitando um aumento no número de atividades direcionadas para uma formação qualificada de professores da educação básica, por meio de ferramentas interativas e do trabalho mediador do tutor. O estado da arte contou com autores e pesquisadores na área da EaD e outros que pesquisam a formação de professores. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, fundamentou-se, sobretudo, nos indicadores propostos por Kearsley (2011) de compartilhamento, interatividade, feedback, moderação e facilitação, para as análises discursivas e de interação nos quatro fóruns de discussão observados. Para o estudo de caso foi selecionado o ambiente virtual de aprendizagem de uma IES privada da região da grande São Paulo, contando com a participação ativa de 29 alunos, do curso de Licenciatura em Pedagogia, dentro da disciplina Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciências. Ao final das análises comprovou-se que o trabalho de mediação entre tutor e alunos foi significativo no processo de formação desses professores. A utilização de fóruns de discussões temáticas ganham cada vez mais espaço e amplitude enquanto recurso mediacional de aprendizagem, sendo uma ferramenta de grande importância e funcionalidade, promovendo, por meio da moderação do tutor, interatividade e produções coletivas de novos conhecimentos. Ao longo da pesquisa foi observado que os alunos desenvolveram maturidade educacional, o que lhes propicia ampliação de conhecimento e instrumentalização para novas interações, dentro de outros ambientes virtuais de aprendizagem, favorecendo suas práticas enquanto professores atuantes na educação básica.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2078
10.26843/rencima.v9i6.2078
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2078
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2078/1068
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 46
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130796576768