Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
Texto Completo: | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2078 |
Resumo: | A educação a distância passa por um processo de crescimento em número de matrículas, no Brasil, possibilitando um aumento no número de atividades direcionadas para uma formação qualificada de professores da educação básica, por meio de ferramentas interativas e do trabalho mediador do tutor. O estado da arte contou com autores e pesquisadores na área da EaD e outros que pesquisam a formação de professores. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, fundamentou-se, sobretudo, nos indicadores propostos por Kearsley (2011) de compartilhamento, interatividade, feedback, moderação e facilitação, para as análises discursivas e de interação nos quatro fóruns de discussão observados. Para o estudo de caso foi selecionado o ambiente virtual de aprendizagem de uma IES privada da região da grande São Paulo, contando com a participação ativa de 29 alunos, do curso de Licenciatura em Pedagogia, dentro da disciplina Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciências. Ao final das análises comprovou-se que o trabalho de mediação entre tutor e alunos foi significativo no processo de formação desses professores. A utilização de fóruns de discussões temáticas ganham cada vez mais espaço e amplitude enquanto recurso mediacional de aprendizagem, sendo uma ferramenta de grande importância e funcionalidade, promovendo, por meio da moderação do tutor, interatividade e produções coletivas de novos conhecimentos. Ao longo da pesquisa foi observado que os alunos desenvolveram maturidade educacional, o que lhes propicia ampliação de conhecimento e instrumentalização para novas interações, dentro de outros ambientes virtuais de aprendizagem, favorecendo suas práticas enquanto professores atuantes na educação básica. |
id |
UCS-4_dc328391bc767b91b4a651c620924c5c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2078 |
network_acronym_str |
UCS-4 |
network_name_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de PedagogiaEducação a DistânciaFormação DocenteInteratividadeA educação a distância passa por um processo de crescimento em número de matrículas, no Brasil, possibilitando um aumento no número de atividades direcionadas para uma formação qualificada de professores da educação básica, por meio de ferramentas interativas e do trabalho mediador do tutor. O estado da arte contou com autores e pesquisadores na área da EaD e outros que pesquisam a formação de professores. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, fundamentou-se, sobretudo, nos indicadores propostos por Kearsley (2011) de compartilhamento, interatividade, feedback, moderação e facilitação, para as análises discursivas e de interação nos quatro fóruns de discussão observados. Para o estudo de caso foi selecionado o ambiente virtual de aprendizagem de uma IES privada da região da grande São Paulo, contando com a participação ativa de 29 alunos, do curso de Licenciatura em Pedagogia, dentro da disciplina Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciências. Ao final das análises comprovou-se que o trabalho de mediação entre tutor e alunos foi significativo no processo de formação desses professores. A utilização de fóruns de discussões temáticas ganham cada vez mais espaço e amplitude enquanto recurso mediacional de aprendizagem, sendo uma ferramenta de grande importância e funcionalidade, promovendo, por meio da moderação do tutor, interatividade e produções coletivas de novos conhecimentos. Ao longo da pesquisa foi observado que os alunos desenvolveram maturidade educacional, o que lhes propicia ampliação de conhecimento e instrumentalização para novas interações, dentro de outros ambientes virtuais de aprendizagem, favorecendo suas práticas enquanto professores atuantes na educação básica. Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/207810.26843/rencima.v9i6.2078Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 462179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2078/1068https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Carlos AdrianoAraújo Jr, Carlos Fernando de2023-04-21T00:56:37Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2078Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:56:37Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia |
title |
Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia |
spellingShingle |
Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia Martins, Carlos Adriano Educação a Distância Formação Docente Interatividade |
title_short |
Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia |
title_full |
Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia |
title_fullStr |
Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia |
title_sort |
Educação a Distância e Formação Docente: estudo de caso em um Ambiente Virtual de Aprendizagem dos processos de interatividade na disciplina Metodologia do Ensino de Ciências no curso de Pedagogia |
author |
Martins, Carlos Adriano |
author_facet |
Martins, Carlos Adriano Araújo Jr, Carlos Fernando de |
author_role |
author |
author2 |
Araújo Jr, Carlos Fernando de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Carlos Adriano Araújo Jr, Carlos Fernando de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Formação Docente Interatividade |
topic |
Educação a Distância Formação Docente Interatividade |
description |
A educação a distância passa por um processo de crescimento em número de matrículas, no Brasil, possibilitando um aumento no número de atividades direcionadas para uma formação qualificada de professores da educação básica, por meio de ferramentas interativas e do trabalho mediador do tutor. O estado da arte contou com autores e pesquisadores na área da EaD e outros que pesquisam a formação de professores. O percurso metodológico, de caráter qualitativo, fundamentou-se, sobretudo, nos indicadores propostos por Kearsley (2011) de compartilhamento, interatividade, feedback, moderação e facilitação, para as análises discursivas e de interação nos quatro fóruns de discussão observados. Para o estudo de caso foi selecionado o ambiente virtual de aprendizagem de uma IES privada da região da grande São Paulo, contando com a participação ativa de 29 alunos, do curso de Licenciatura em Pedagogia, dentro da disciplina Fundamentos Metodológicos do Ensino de Ciências. Ao final das análises comprovou-se que o trabalho de mediação entre tutor e alunos foi significativo no processo de formação desses professores. A utilização de fóruns de discussões temáticas ganham cada vez mais espaço e amplitude enquanto recurso mediacional de aprendizagem, sendo uma ferramenta de grande importância e funcionalidade, promovendo, por meio da moderação do tutor, interatividade e produções coletivas de novos conhecimentos. Ao longo da pesquisa foi observado que os alunos desenvolveram maturidade educacional, o que lhes propicia ampliação de conhecimento e instrumentalização para novas interações, dentro de outros ambientes virtuais de aprendizagem, favorecendo suas práticas enquanto professores atuantes na educação básica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2078 10.26843/rencima.v9i6.2078 |
url |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2078 |
identifier_str_mv |
10.26843/rencima.v9i6.2078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2078/1068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Cruzeiro do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 46 2179-426X 10.26843/rencima.v9i6 reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS) instacron:UCS |
instname_str |
Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
instacron_str |
UCS |
institution |
UCS |
reponame_str |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
collection |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rencima@cruzeirodosul.edu.br |
_version_ |
1799306130796576768 |