A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório, André
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ferrari Junior, José, Tenório, Thaís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264
Resumo: O emprego do fórum em ambientes virtuais de aprendizagem de cursos a distância foi discutido com base em sua importância para viabilizar a comunicação ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Nove tutores de uma instituição particular de ensino superior de São Paulo foram entrevistados. Tutores, geralmente, desempenham papel de grande relevância no acompanhamento de alunos por meio do fórum. Sete utilizavam o fórum frequentemente em suas atividades. Seis monitoravam a participação dos alunos, embora ela fosse facultativa. Apenas quatro atribuíam notas à participação. Esses parâ- metros de avaliação foram discutidos. Para cinco tutores, nem todos os alunos participavam constantemente dos fóruns. Contudo, quatro sugeriram o estímulo à interação entre cursistas como uma das principais formas de mediar a aprendizagem. A contribuição do fórum na atuação tutorial, bem como os momentos de abertura, desenvolvimento e fechamento, foram debatidos.
id ABED-1_c6529d3d9c0f9d43984e447bd332648c
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/264
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distânciaEducação a distância. Tutoria. Fórum. Mediação. Interação.O emprego do fórum em ambientes virtuais de aprendizagem de cursos a distância foi discutido com base em sua importância para viabilizar a comunicação ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Nove tutores de uma instituição particular de ensino superior de São Paulo foram entrevistados. Tutores, geralmente, desempenham papel de grande relevância no acompanhamento de alunos por meio do fórum. Sete utilizavam o fórum frequentemente em suas atividades. Seis monitoravam a participação dos alunos, embora ela fosse facultativa. Apenas quatro atribuíam notas à participação. Esses parâ- metros de avaliação foram discutidos. Para cinco tutores, nem todos os alunos participavam constantemente dos fóruns. Contudo, quatro sugeriram o estímulo à interação entre cursistas como uma das principais formas de mediar a aprendizagem. A contribuição do fórum na atuação tutorial, bem como os momentos de abertura, desenvolvimento e fechamento, foram debatidos.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2015-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/26410.17143/rbaad.v14i0.264Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264/183https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264/184https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264/185Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, AndréFerrari Junior, JoséTenório, Thaís2019-03-17T02:36:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/264Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:36:32Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância
title A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância
spellingShingle A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância
Tenório, André
Educação a distância. Tutoria. Fórum. Mediação. Interação.
title_short A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância
title_full A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância
title_fullStr A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância
title_full_unstemmed A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância
title_sort A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância
author Tenório, André
author_facet Tenório, André
Ferrari Junior, José
Tenório, Thaís
author_role author
author2 Ferrari Junior, José
Tenório, Thaís
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório, André
Ferrari Junior, José
Tenório, Thaís
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Tutoria. Fórum. Mediação. Interação.
topic Educação a distância. Tutoria. Fórum. Mediação. Interação.
description O emprego do fórum em ambientes virtuais de aprendizagem de cursos a distância foi discutido com base em sua importância para viabilizar a comunicação ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Nove tutores de uma instituição particular de ensino superior de São Paulo foram entrevistados. Tutores, geralmente, desempenham papel de grande relevância no acompanhamento de alunos por meio do fórum. Sete utilizavam o fórum frequentemente em suas atividades. Seis monitoravam a participação dos alunos, embora ela fosse facultativa. Apenas quatro atribuíam notas à participação. Esses parâ- metros de avaliação foram discutidos. Para cinco tutores, nem todos os alunos participavam constantemente dos fóruns. Contudo, quatro sugeriram o estímulo à interação entre cursistas como uma das principais formas de mediar a aprendizagem. A contribuição do fórum na atuação tutorial, bem como os momentos de abertura, desenvolvimento e fechamento, foram debatidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264
10.17143/rbaad.v14i0.264
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v14i0.264
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264/183
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264/184
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264/185
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170877001728