A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264 |
Resumo: | O emprego do fórum em ambientes virtuais de aprendizagem de cursos a distância foi discutido com base em sua importância para viabilizar a comunicação ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Nove tutores de uma instituição particular de ensino superior de São Paulo foram entrevistados. Tutores, geralmente, desempenham papel de grande relevância no acompanhamento de alunos por meio do fórum. Sete utilizavam o fórum frequentemente em suas atividades. Seis monitoravam a participação dos alunos, embora ela fosse facultativa. Apenas quatro atribuíam notas à participação. Esses parâ- metros de avaliação foram discutidos. Para cinco tutores, nem todos os alunos participavam constantemente dos fóruns. Contudo, quatro sugeriram o estímulo à interação entre cursistas como uma das principais formas de mediar a aprendizagem. A contribuição do fórum na atuação tutorial, bem como os momentos de abertura, desenvolvimento e fechamento, foram debatidos. |
id |
ABED-1_c6529d3d9c0f9d43984e447bd332648c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/264 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distânciaEducação a distância. Tutoria. Fórum. Mediação. Interação.O emprego do fórum em ambientes virtuais de aprendizagem de cursos a distância foi discutido com base em sua importância para viabilizar a comunicação ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Nove tutores de uma instituição particular de ensino superior de São Paulo foram entrevistados. Tutores, geralmente, desempenham papel de grande relevância no acompanhamento de alunos por meio do fórum. Sete utilizavam o fórum frequentemente em suas atividades. Seis monitoravam a participação dos alunos, embora ela fosse facultativa. Apenas quatro atribuíam notas à participação. Esses parâ- metros de avaliação foram discutidos. Para cinco tutores, nem todos os alunos participavam constantemente dos fóruns. Contudo, quatro sugeriram o estímulo à interação entre cursistas como uma das principais formas de mediar a aprendizagem. A contribuição do fórum na atuação tutorial, bem como os momentos de abertura, desenvolvimento e fechamento, foram debatidos.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2015-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/26410.17143/rbaad.v14i0.264Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264/183https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264/184https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264/185Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessTenório, AndréFerrari Junior, JoséTenório, Thaís2019-03-17T02:36:32Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/264Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:36:32Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância |
title |
A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância |
spellingShingle |
A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância Tenório, André Educação a distância. Tutoria. Fórum. Mediação. Interação. |
title_short |
A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância |
title_full |
A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância |
title_fullStr |
A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância |
title_full_unstemmed |
A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância |
title_sort |
A visão de tutores sobre o uso de fóruns em cursos a distância |
author |
Tenório, André |
author_facet |
Tenório, André Ferrari Junior, José Tenório, Thaís |
author_role |
author |
author2 |
Ferrari Junior, José Tenório, Thaís |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tenório, André Ferrari Junior, José Tenório, Thaís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância. Tutoria. Fórum. Mediação. Interação. |
topic |
Educação a distância. Tutoria. Fórum. Mediação. Interação. |
description |
O emprego do fórum em ambientes virtuais de aprendizagem de cursos a distância foi discutido com base em sua importância para viabilizar a comunicação ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Nove tutores de uma instituição particular de ensino superior de São Paulo foram entrevistados. Tutores, geralmente, desempenham papel de grande relevância no acompanhamento de alunos por meio do fórum. Sete utilizavam o fórum frequentemente em suas atividades. Seis monitoravam a participação dos alunos, embora ela fosse facultativa. Apenas quatro atribuíam notas à participação. Esses parâ- metros de avaliação foram discutidos. Para cinco tutores, nem todos os alunos participavam constantemente dos fóruns. Contudo, quatro sugeriram o estímulo à interação entre cursistas como uma das principais formas de mediar a aprendizagem. A contribuição do fórum na atuação tutorial, bem como os momentos de abertura, desenvolvimento e fechamento, foram debatidos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264 10.17143/rbaad.v14i0.264 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v14i0.264 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264/183 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264/184 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/264/185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170877001728 |