Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e Democratização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/213 |
Resumo: | Este trabalho de reflexão apresenta os resultados de uma investigação bibliográfica que apontou e discutiu a realidade dos dados sobre a implantação e expansão da Educação a Distância (EAD) no Brasil – enfocando a inclusão digital – e analisa ‘como’ e ‘quanto’ ela corroborou para o fortalecimento dos Direitos Humanos e especialmente para o desenvolvimento da cidadania. A sistematização dos resultados contribuiu para uma reflexão crítica acerca do atual panorama de EAD e da democratização do ensino e de cidadania no país. A problemática da pesquisa circunscreveu-se sobre o trinômio: inclusão digital, democratização do ensino e cidadania. A hipótese norteadora do trabalho é que a EAD é instrumento para uma ação que faz recuperar, avançar e fortalecer a cidadania e as competências para o desenvolvimento pessoal e profissional. O trabalho de reflexão foi conduzido através dos dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância – 2006. |
id |
ABED-1_ca52f6e165b9301e6a454e57e35550b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/213 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e DemocratizaçãoEducação a distânciademocratização do ensinoinclusão digitaldireitos humanoscidadania.Este trabalho de reflexão apresenta os resultados de uma investigação bibliográfica que apontou e discutiu a realidade dos dados sobre a implantação e expansão da Educação a Distância (EAD) no Brasil – enfocando a inclusão digital – e analisa ‘como’ e ‘quanto’ ela corroborou para o fortalecimento dos Direitos Humanos e especialmente para o desenvolvimento da cidadania. A sistematização dos resultados contribuiu para uma reflexão crítica acerca do atual panorama de EAD e da democratização do ensino e de cidadania no país. A problemática da pesquisa circunscreveu-se sobre o trinômio: inclusão digital, democratização do ensino e cidadania. A hipótese norteadora do trabalho é que a EAD é instrumento para uma ação que faz recuperar, avançar e fortalecer a cidadania e as competências para o desenvolvimento pessoal e profissional. O trabalho de reflexão foi conduzido através dos dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância – 2006.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/21310.17143/rbaad.v7i0.213Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 7 (2008)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v7i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/213/91Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta Cavalcanti, CarolinaStrozzi, Gina2019-03-17T02:21:06Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/213Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:21:06Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e Democratização |
title |
Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e Democratização |
spellingShingle |
Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e Democratização Costa Cavalcanti, Carolina Educação a distância democratização do ensino inclusão digital direitos humanos cidadania. |
title_short |
Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e Democratização |
title_full |
Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e Democratização |
title_fullStr |
Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e Democratização |
title_full_unstemmed |
Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e Democratização |
title_sort |
Os Universitários Brasileiros de EaD frente à Realidade Tríade: Inclusão Digital, Cidadania e Democratização |
author |
Costa Cavalcanti, Carolina |
author_facet |
Costa Cavalcanti, Carolina Strozzi, Gina |
author_role |
author |
author2 |
Strozzi, Gina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Cavalcanti, Carolina Strozzi, Gina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância democratização do ensino inclusão digital direitos humanos cidadania. |
topic |
Educação a distância democratização do ensino inclusão digital direitos humanos cidadania. |
description |
Este trabalho de reflexão apresenta os resultados de uma investigação bibliográfica que apontou e discutiu a realidade dos dados sobre a implantação e expansão da Educação a Distância (EAD) no Brasil – enfocando a inclusão digital – e analisa ‘como’ e ‘quanto’ ela corroborou para o fortalecimento dos Direitos Humanos e especialmente para o desenvolvimento da cidadania. A sistematização dos resultados contribuiu para uma reflexão crítica acerca do atual panorama de EAD e da democratização do ensino e de cidadania no país. A problemática da pesquisa circunscreveu-se sobre o trinômio: inclusão digital, democratização do ensino e cidadania. A hipótese norteadora do trabalho é que a EAD é instrumento para uma ação que faz recuperar, avançar e fortalecer a cidadania e as competências para o desenvolvimento pessoal e profissional. O trabalho de reflexão foi conduzido através dos dados do Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância – 2006. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/213 10.17143/rbaad.v7i0.213 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/213 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v7i0.213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/213/91 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 7 (2008) 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v7i0 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170799407104 |