Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/143 |
Resumo: | O autor escreveu, em 1997, um estudo reflexivo imaginando vários cenários, utópicos e distópicos, para a prática de EAD no Brasil, levando em conta os traços culturais do povo brasileiro e as tendências internacionais em educação e tecnologia. As previsões são retomadas em 2003 para verificar os acertos e os erros do autor em relação ao que de fato aconteceu, no tocante aos objetivos de realizar atividades de EAD, os provedores, as populações-alvo, os sistemas de entrega, os aspectos econômicos, os professores, as metodologias usadas, a avaliação e avalidação, o credenciamento e o desenvolvimento futuro. A conclusão afirma que o período foi uma combinatória de avanços e retrocessos, nem o céu, nem o inferno, mas muito aquem do que o país merece e precisa. [FML] |
id |
ABED-1_d8d119fa0f82e11d04dfc18b65ff48ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/143 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]Educação a distânciaO autor escreveu, em 1997, um estudo reflexivo imaginando vários cenários, utópicos e distópicos, para a prática de EAD no Brasil, levando em conta os traços culturais do povo brasileiro e as tendências internacionais em educação e tecnologia. As previsões são retomadas em 2003 para verificar os acertos e os erros do autor em relação ao que de fato aconteceu, no tocante aos objetivos de realizar atividades de EAD, os provedores, as populações-alvo, os sistemas de entrega, os aspectos econômicos, os professores, as metodologias usadas, a avaliação e avalidação, o credenciamento e o desenvolvimento futuro. A conclusão afirma que o período foi uma combinatória de avanços e retrocessos, nem o céu, nem o inferno, mas muito aquem do que o país merece e precisa. [FML]Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/14310.17143/rbaad.v2i0.143Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v2i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/143/34Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessLitto, Fredric Michael2019-03-17T02:48:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/143Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:48:57Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002] |
title |
Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002] |
spellingShingle |
Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002] Litto, Fredric Michael Educação a distância |
title_short |
Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002] |
title_full |
Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002] |
title_fullStr |
Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002] |
title_full_unstemmed |
Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002] |
title_sort |
Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002] |
author |
Litto, Fredric Michael |
author_facet |
Litto, Fredric Michael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Litto, Fredric Michael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância |
topic |
Educação a distância |
description |
O autor escreveu, em 1997, um estudo reflexivo imaginando vários cenários, utópicos e distópicos, para a prática de EAD no Brasil, levando em conta os traços culturais do povo brasileiro e as tendências internacionais em educação e tecnologia. As previsões são retomadas em 2003 para verificar os acertos e os erros do autor em relação ao que de fato aconteceu, no tocante aos objetivos de realizar atividades de EAD, os provedores, as populações-alvo, os sistemas de entrega, os aspectos econômicos, os professores, as metodologias usadas, a avaliação e avalidação, o credenciamento e o desenvolvimento futuro. A conclusão afirma que o período foi uma combinatória de avanços e retrocessos, nem o céu, nem o inferno, mas muito aquem do que o país merece e precisa. [FML] |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/143 10.17143/rbaad.v2i0.143 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/143 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v2i0.143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/143/34 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003) 1806-1362 2359-0343 10.17143/rbaad.v2i0 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170403045376 |