Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Litto, Fredric Michael
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/143
Resumo: O autor escreveu, em 1997, um estudo reflexivo imaginando vários cenários, utópicos e distópicos, para a prática de EAD no Brasil, levando em conta os traços culturais do povo brasileiro e as tendências internacionais em educação e tecnologia. As previsões são retomadas em 2003 para verificar os acertos e os erros do autor em relação ao que de fato aconteceu, no tocante aos objetivos de realizar atividades de EAD, os provedores, as populações-alvo, os sistemas de entrega, os aspectos econômicos, os professores, as metodologias usadas, a avaliação e avalidação, o credenciamento e o desenvolvimento futuro. A conclusão afirma que o período foi uma combinatória de avanços e retrocessos, nem o céu, nem o inferno, mas muito aquem do que o país merece e precisa. [FML]
id ABED-1_d8d119fa0f82e11d04dfc18b65ff48ef
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/143
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]Educação a distânciaO autor escreveu, em 1997, um estudo reflexivo imaginando vários cenários, utópicos e distópicos, para a prática de EAD no Brasil, levando em conta os traços culturais do povo brasileiro e as tendências internacionais em educação e tecnologia. As previsões são retomadas em 2003 para verificar os acertos e os erros do autor em relação ao que de fato aconteceu, no tocante aos objetivos de realizar atividades de EAD, os provedores, as populações-alvo, os sistemas de entrega, os aspectos econômicos, os professores, as metodologias usadas, a avaliação e avalidação, o credenciamento e o desenvolvimento futuro. A conclusão afirma que o período foi uma combinatória de avanços e retrocessos, nem o céu, nem o inferno, mas muito aquem do que o país merece e precisa. [FML]Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2008-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/14310.17143/rbaad.v2i0.143Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)1806-13622359-034310.17143/rbaad.v2i0reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/143/34Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessLitto, Fredric Michael2019-03-17T02:48:57Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/143Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:48:57Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]
title Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]
spellingShingle Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]
Litto, Fredric Michael
Educação a distância
title_short Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]
title_full Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]
title_fullStr Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]
title_full_unstemmed Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]
title_sort Perspectivas da Educação a Distância no Brasil: Três Cenários a Ponderar [1997-2002]
author Litto, Fredric Michael
author_facet Litto, Fredric Michael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Litto, Fredric Michael
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
topic Educação a distância
description O autor escreveu, em 1997, um estudo reflexivo imaginando vários cenários, utópicos e distópicos, para a prática de EAD no Brasil, levando em conta os traços culturais do povo brasileiro e as tendências internacionais em educação e tecnologia. As previsões são retomadas em 2003 para verificar os acertos e os erros do autor em relação ao que de fato aconteceu, no tocante aos objetivos de realizar atividades de EAD, os provedores, as populações-alvo, os sistemas de entrega, os aspectos econômicos, os professores, as metodologias usadas, a avaliação e avalidação, o credenciamento e o desenvolvimento futuro. A conclusão afirma que o período foi uma combinatória de avanços e retrocessos, nem o céu, nem o inferno, mas muito aquem do que o país merece e precisa. [FML]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/143
10.17143/rbaad.v2i0.143
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/143
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v2i0.143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/143/34
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 2 (2003)
1806-1362
2359-0343
10.17143/rbaad.v2i0
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170403045376