Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlünzen Junior, Klaus
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975
Resumo: O artigo descreve os caminhos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, em um cenário no qual esta modalidade de educação apresenta-se como uma alternativa para atender as necessidades de formação profissional em um país com grandes dimensões geográficas e sérias desigualdades regionais. Para tanto, serão apresentadas as políticas para uma EaD de qualidade, com o uso das tecnologias e a indicação de ações governamentais e institucionais que visam promover e garantir referenciais norteadores para esta modalidade educacional. Os desafios dentro de uma prática social para a EaD e os aspectos ideológicos e políticos são discutidos e contrapostos com algumas experiências já vivenciadas de EaD em iniciativas públicas brasileiras e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diante das perspectivas apresentadas, as conclusões finais mostram que a EaD é uma modalidade educacional capaz de oferecer soluções para os problemas brasileiros desde que considerado o uso de uma abordagem que garanta a interação, o diálogo e a colaboração entre professores e alunos, o que são elementos que condicionam a natureza da aprendizagem e a construção do conhecimento.
id UNICAMP-19_69e94ed05ee49d372b70d26745bc760b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/975
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivasEducação a distância. Políticas em educação a distância. Experiências de EaD.Educação a DistânciaO artigo descreve os caminhos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, em um cenário no qual esta modalidade de educação apresenta-se como uma alternativa para atender as necessidades de formação profissional em um país com grandes dimensões geográficas e sérias desigualdades regionais. Para tanto, serão apresentadas as políticas para uma EaD de qualidade, com o uso das tecnologias e a indicação de ações governamentais e institucionais que visam promover e garantir referenciais norteadores para esta modalidade educacional. Os desafios dentro de uma prática social para a EaD e os aspectos ideológicos e políticos são discutidos e contrapostos com algumas experiências já vivenciadas de EaD em iniciativas públicas brasileiras e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diante das perspectivas apresentadas, as conclusões finais mostram que a EaD é uma modalidade educacional capaz de oferecer soluções para os problemas brasileiros desde que considerado o uso de uma abordagem que garanta a interação, o diálogo e a colaboração entre professores e alunos, o que são elementos que condicionam a natureza da aprendizagem e a construção do conhecimento.Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/97510.20396/etd.v10i2.975ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 16-36ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 16-36ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 16-361676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975/990Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchlünzen Junior, Klaus2017-09-12T11:10:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/975Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:55.097244ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas
title Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas
spellingShingle Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas
Schlünzen Junior, Klaus
Educação a distância. Políticas em educação a distância. Experiências de EaD.
Educação a Distância
title_short Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas
title_full Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas
title_fullStr Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas
title_full_unstemmed Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas
title_sort Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas
author Schlünzen Junior, Klaus
author_facet Schlünzen Junior, Klaus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlünzen Junior, Klaus
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Políticas em educação a distância. Experiências de EaD.
Educação a Distância
topic Educação a distância. Políticas em educação a distância. Experiências de EaD.
Educação a Distância
description O artigo descreve os caminhos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, em um cenário no qual esta modalidade de educação apresenta-se como uma alternativa para atender as necessidades de formação profissional em um país com grandes dimensões geográficas e sérias desigualdades regionais. Para tanto, serão apresentadas as políticas para uma EaD de qualidade, com o uso das tecnologias e a indicação de ações governamentais e institucionais que visam promover e garantir referenciais norteadores para esta modalidade educacional. Os desafios dentro de uma prática social para a EaD e os aspectos ideológicos e políticos são discutidos e contrapostos com algumas experiências já vivenciadas de EaD em iniciativas públicas brasileiras e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diante das perspectivas apresentadas, as conclusões finais mostram que a EaD é uma modalidade educacional capaz de oferecer soluções para os problemas brasileiros desde que considerado o uso de uma abordagem que garanta a interação, o diálogo e a colaboração entre professores e alunos, o que são elementos que condicionam a natureza da aprendizagem e a construção do conhecimento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975
10.20396/etd.v10i2.975
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10i2.975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975/990
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 16-36
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 16-36
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 16-36
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651575066624