Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nolasco Silva, Leonardo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Soares, Conceição, Costa, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
Texto Completo: https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267
Resumo: Este trabalho pretende comunicar, ainda muito inicialmente, os primeiros rascunhos de uma pesquisa realizada nos cotidianos de três turmas de graduação do curso presencial de Pedagogia da UERJ, todas de 1º período, nos espaçostempos4 da disciplina Tecnologias e Educação, ministrada por um dos autores deste artigo. Pretende-se apresentar alguns referenciais teóricos que têm conduzido as práticas em sala de aula, bem como pensar – a partir dos trabalhos realizados pelos estudantes – o lugar dos saberesfazeres rotulados de senso comum pela Academia, mas que aparecem, transbordam, invadem e ressignificam os modos de produzir conhecimento, permitindo emergir outras lógicas operatórias que desafiam e complementam o fazer científico e o fazer em grupo. O relato da pesquisa- -intervenção visa contribuir para a amplia- ção do debate acerca das tecnologias aplicadas à Educação formal e procura escapar da dicotomia analógico/digital. As autorias de estudantes aqui elencadas nos indicam que há trânsito onde se supõem deslocamentos inconciliáveis, e oportunizam ao professor pensar sobre o hibridismo tecnológico que marca o tempo presente.
id ABED-1_e8fec682e3d199bcb75f923b2577b8e4
oai_identifier_str oai:ojs.emnuvens.com.br:article/267
network_acronym_str ABED-1
network_name_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository_id_str
spelling Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professoresArtefatos tecnoculturais. Saberesfazeres. Autoria. Formação de professores.Este trabalho pretende comunicar, ainda muito inicialmente, os primeiros rascunhos de uma pesquisa realizada nos cotidianos de três turmas de graduação do curso presencial de Pedagogia da UERJ, todas de 1º período, nos espaçostempos4 da disciplina Tecnologias e Educação, ministrada por um dos autores deste artigo. Pretende-se apresentar alguns referenciais teóricos que têm conduzido as práticas em sala de aula, bem como pensar – a partir dos trabalhos realizados pelos estudantes – o lugar dos saberesfazeres rotulados de senso comum pela Academia, mas que aparecem, transbordam, invadem e ressignificam os modos de produzir conhecimento, permitindo emergir outras lógicas operatórias que desafiam e complementam o fazer científico e o fazer em grupo. O relato da pesquisa- -intervenção visa contribuir para a amplia- ção do debate acerca das tecnologias aplicadas à Educação formal e procura escapar da dicotomia analógico/digital. As autorias de estudantes aqui elencadas nos indicam que há trânsito onde se supõem deslocamentos inconciliáveis, e oportunizam ao professor pensar sobre o hibridismo tecnológico que marca o tempo presente.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2015-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/26710.17143/rbaad.v14i0.267Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267/195https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267/196https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267/197Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessNolasco Silva, LeonardoSoares, ConceiçãoCosta, Simone2019-03-17T02:33:21Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/267Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:33:21Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false
dc.title.none.fl_str_mv Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores
title Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores
spellingShingle Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores
Nolasco Silva, Leonardo
Artefatos tecnoculturais. Saberesfazeres. Autoria. Formação de professores.
title_short Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores
title_full Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores
title_fullStr Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores
title_full_unstemmed Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores
title_sort Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores
author Nolasco Silva, Leonardo
author_facet Nolasco Silva, Leonardo
Soares, Conceição
Costa, Simone
author_role author
author2 Soares, Conceição
Costa, Simone
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nolasco Silva, Leonardo
Soares, Conceição
Costa, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Artefatos tecnoculturais. Saberesfazeres. Autoria. Formação de professores.
topic Artefatos tecnoculturais. Saberesfazeres. Autoria. Formação de professores.
description Este trabalho pretende comunicar, ainda muito inicialmente, os primeiros rascunhos de uma pesquisa realizada nos cotidianos de três turmas de graduação do curso presencial de Pedagogia da UERJ, todas de 1º período, nos espaçostempos4 da disciplina Tecnologias e Educação, ministrada por um dos autores deste artigo. Pretende-se apresentar alguns referenciais teóricos que têm conduzido as práticas em sala de aula, bem como pensar – a partir dos trabalhos realizados pelos estudantes – o lugar dos saberesfazeres rotulados de senso comum pela Academia, mas que aparecem, transbordam, invadem e ressignificam os modos de produzir conhecimento, permitindo emergir outras lógicas operatórias que desafiam e complementam o fazer científico e o fazer em grupo. O relato da pesquisa- -intervenção visa contribuir para a amplia- ção do debate acerca das tecnologias aplicadas à Educação formal e procura escapar da dicotomia analógico/digital. As autorias de estudantes aqui elencadas nos indicam que há trânsito onde se supõem deslocamentos inconciliáveis, e oportunizam ao professor pensar sobre o hibridismo tecnológico que marca o tempo presente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267
10.17143/rbaad.v14i0.267
url https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267
identifier_str_mv 10.17143/rbaad.v14i0.267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267/195
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267/196
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267/197
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015)
1806-1362
2359-0343
reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron:ABED
instname_str Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
instacron_str ABED
institution ABED
reponame_str Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
collection Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)
repository.mail.fl_str_mv rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br
_version_ 1798046170881196032