Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
Texto Completo: | https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267 |
Resumo: | Este trabalho pretende comunicar, ainda muito inicialmente, os primeiros rascunhos de uma pesquisa realizada nos cotidianos de três turmas de graduação do curso presencial de Pedagogia da UERJ, todas de 1º período, nos espaçostempos4 da disciplina Tecnologias e Educação, ministrada por um dos autores deste artigo. Pretende-se apresentar alguns referenciais teóricos que têm conduzido as práticas em sala de aula, bem como pensar – a partir dos trabalhos realizados pelos estudantes – o lugar dos saberesfazeres rotulados de senso comum pela Academia, mas que aparecem, transbordam, invadem e ressignificam os modos de produzir conhecimento, permitindo emergir outras lógicas operatórias que desafiam e complementam o fazer científico e o fazer em grupo. O relato da pesquisa- -intervenção visa contribuir para a amplia- ção do debate acerca das tecnologias aplicadas à Educação formal e procura escapar da dicotomia analógico/digital. As autorias de estudantes aqui elencadas nos indicam que há trânsito onde se supõem deslocamentos inconciliáveis, e oportunizam ao professor pensar sobre o hibridismo tecnológico que marca o tempo presente. |
id |
ABED-1_e8fec682e3d199bcb75f923b2577b8e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.emnuvens.com.br:article/267 |
network_acronym_str |
ABED-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professoresArtefatos tecnoculturais. Saberesfazeres. Autoria. Formação de professores.Este trabalho pretende comunicar, ainda muito inicialmente, os primeiros rascunhos de uma pesquisa realizada nos cotidianos de três turmas de graduação do curso presencial de Pedagogia da UERJ, todas de 1º período, nos espaçostempos4 da disciplina Tecnologias e Educação, ministrada por um dos autores deste artigo. Pretende-se apresentar alguns referenciais teóricos que têm conduzido as práticas em sala de aula, bem como pensar – a partir dos trabalhos realizados pelos estudantes – o lugar dos saberesfazeres rotulados de senso comum pela Academia, mas que aparecem, transbordam, invadem e ressignificam os modos de produzir conhecimento, permitindo emergir outras lógicas operatórias que desafiam e complementam o fazer científico e o fazer em grupo. O relato da pesquisa- -intervenção visa contribuir para a amplia- ção do debate acerca das tecnologias aplicadas à Educação formal e procura escapar da dicotomia analógico/digital. As autorias de estudantes aqui elencadas nos indicam que há trânsito onde se supõem deslocamentos inconciliáveis, e oportunizam ao professor pensar sobre o hibridismo tecnológico que marca o tempo presente.Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância2015-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/26710.17143/rbaad.v14i0.267Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015)1806-13622359-0343reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainstname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)instacron:ABEDporhttps://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267/195https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267/196https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267/197Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessNolasco Silva, LeonardoSoares, ConceiçãoCosta, Simone2019-03-17T02:33:21Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/267Revistahttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/ONGhttp://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/oairbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br1806-13622359-0343opendoar:2019-03-17T02:33:21Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores |
title |
Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores |
spellingShingle |
Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores Nolasco Silva, Leonardo Artefatos tecnoculturais. Saberesfazeres. Autoria. Formação de professores. |
title_short |
Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores |
title_full |
Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores |
title_fullStr |
Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores |
title_full_unstemmed |
Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores |
title_sort |
Tecnologias e educação: experiências didáticas na formação de professores |
author |
Nolasco Silva, Leonardo |
author_facet |
Nolasco Silva, Leonardo Soares, Conceição Costa, Simone |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Conceição Costa, Simone |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nolasco Silva, Leonardo Soares, Conceição Costa, Simone |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artefatos tecnoculturais. Saberesfazeres. Autoria. Formação de professores. |
topic |
Artefatos tecnoculturais. Saberesfazeres. Autoria. Formação de professores. |
description |
Este trabalho pretende comunicar, ainda muito inicialmente, os primeiros rascunhos de uma pesquisa realizada nos cotidianos de três turmas de graduação do curso presencial de Pedagogia da UERJ, todas de 1º período, nos espaçostempos4 da disciplina Tecnologias e Educação, ministrada por um dos autores deste artigo. Pretende-se apresentar alguns referenciais teóricos que têm conduzido as práticas em sala de aula, bem como pensar – a partir dos trabalhos realizados pelos estudantes – o lugar dos saberesfazeres rotulados de senso comum pela Academia, mas que aparecem, transbordam, invadem e ressignificam os modos de produzir conhecimento, permitindo emergir outras lógicas operatórias que desafiam e complementam o fazer científico e o fazer em grupo. O relato da pesquisa- -intervenção visa contribuir para a amplia- ção do debate acerca das tecnologias aplicadas à Educação formal e procura escapar da dicotomia analógico/digital. As autorias de estudantes aqui elencadas nos indicam que há trânsito onde se supõem deslocamentos inconciliáveis, e oportunizam ao professor pensar sobre o hibridismo tecnológico que marca o tempo presente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267 10.17143/rbaad.v14i0.267 |
url |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267 |
identifier_str_mv |
10.17143/rbaad.v14i0.267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267/195 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267/196 https://seer.abed.net.br/RBAAD/article/view/267/197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância; v. 14 (2015) 1806-1362 2359-0343 reponame:Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância instname:Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) instacron:ABED |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
instacron_str |
ABED |
institution |
ABED |
reponame_str |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
collection |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbaad@abed.org.br || abed@abed.org.br |
_version_ |
1798046170881196032 |