Aspirações Médicas: Análise dos Alunos do Internato das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400685 |
Resumo: | RESUMO Este estudo tem como objetivo analisar a aspiração profissional dos alunos do internato de medicina das instituições de ensino superior do Estado do Pará. Foi realizado um estudo comparativo, prospectivo e analítico com 255 alunos, por meio de protocolos próprios, que contêm informações sobre as intenções dos futuros médicos. Observou-se que 100% desejam se especializar, sendo que para 85,9% dos estudantes da instituição privada e 76,5% das instituições públicas o primeiro objetivo após o término do curso é a residência médica. As principais especialidades escolhidas foram, em ordem decrescente: Cirurgia Geral, Pediatria e Oftalmologia. Um percentual significativo dos participantes pretende seguir a carreira docente e 67,4% e 70% dos alunos das instituições privada e pública, respectivamente, almejam ingressar no mestrado e doutorado. Conclui-se que a maioria dos estudantes das IES do Pará pretende se especializar por meio da residência médica, mestrado/doutorado e seguir a carreira docente, sendo motivados, principalmente, pela afinidade com a área escolhida, estimulados pelos professores das áreas afins. |
id |
ABEM-1_03cac7a09126333744bf537cbb5c6803 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022016000400685 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspirações Médicas: Análise dos Alunos do Internato das Instituições de Ensino Superior do Estado do ParáEstudantes de MedicinaInternatoEducação MédicaEspecializaçãoRESUMO Este estudo tem como objetivo analisar a aspiração profissional dos alunos do internato de medicina das instituições de ensino superior do Estado do Pará. Foi realizado um estudo comparativo, prospectivo e analítico com 255 alunos, por meio de protocolos próprios, que contêm informações sobre as intenções dos futuros médicos. Observou-se que 100% desejam se especializar, sendo que para 85,9% dos estudantes da instituição privada e 76,5% das instituições públicas o primeiro objetivo após o término do curso é a residência médica. As principais especialidades escolhidas foram, em ordem decrescente: Cirurgia Geral, Pediatria e Oftalmologia. Um percentual significativo dos participantes pretende seguir a carreira docente e 67,4% e 70% dos alunos das instituições privada e pública, respectivamente, almejam ingressar no mestrado e doutorado. Conclui-se que a maioria dos estudantes das IES do Pará pretende se especializar por meio da residência médica, mestrado/doutorado e seguir a carreira docente, sendo motivados, principalmente, pela afinidade com a área escolhida, estimulados pelos professores das áreas afins.Associação Brasileira de Educação Médica2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400685Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.4 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n4e01682015info:eu-repo/semantics/openAccessBelarmino,Larissa Nayara MartinsMartins,Malu FradeFranco,Mariane Cordeiro Alvespor2017-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000400685Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2017-02-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspirações Médicas: Análise dos Alunos do Internato das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará |
title |
Aspirações Médicas: Análise dos Alunos do Internato das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará |
spellingShingle |
Aspirações Médicas: Análise dos Alunos do Internato das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará Belarmino,Larissa Nayara Martins Estudantes de Medicina Internato Educação Médica Especialização |
title_short |
Aspirações Médicas: Análise dos Alunos do Internato das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará |
title_full |
Aspirações Médicas: Análise dos Alunos do Internato das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará |
title_fullStr |
Aspirações Médicas: Análise dos Alunos do Internato das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará |
title_full_unstemmed |
Aspirações Médicas: Análise dos Alunos do Internato das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará |
title_sort |
Aspirações Médicas: Análise dos Alunos do Internato das Instituições de Ensino Superior do Estado do Pará |
author |
Belarmino,Larissa Nayara Martins |
author_facet |
Belarmino,Larissa Nayara Martins Martins,Malu Frade Franco,Mariane Cordeiro Alves |
author_role |
author |
author2 |
Martins,Malu Frade Franco,Mariane Cordeiro Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belarmino,Larissa Nayara Martins Martins,Malu Frade Franco,Mariane Cordeiro Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de Medicina Internato Educação Médica Especialização |
topic |
Estudantes de Medicina Internato Educação Médica Especialização |
description |
RESUMO Este estudo tem como objetivo analisar a aspiração profissional dos alunos do internato de medicina das instituições de ensino superior do Estado do Pará. Foi realizado um estudo comparativo, prospectivo e analítico com 255 alunos, por meio de protocolos próprios, que contêm informações sobre as intenções dos futuros médicos. Observou-se que 100% desejam se especializar, sendo que para 85,9% dos estudantes da instituição privada e 76,5% das instituições públicas o primeiro objetivo após o término do curso é a residência médica. As principais especialidades escolhidas foram, em ordem decrescente: Cirurgia Geral, Pediatria e Oftalmologia. Um percentual significativo dos participantes pretende seguir a carreira docente e 67,4% e 70% dos alunos das instituições privada e pública, respectivamente, almejam ingressar no mestrado e doutorado. Conclui-se que a maioria dos estudantes das IES do Pará pretende se especializar por meio da residência médica, mestrado/doutorado e seguir a carreira docente, sendo motivados, principalmente, pela afinidade com a área escolhida, estimulados pelos professores das áreas afins. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400685 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712015v40n4e01682015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.4 2016 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303006453530624 |