Repensando a avaliação do acadêmico no internato médico em pediatria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Diana Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93773
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2010
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spelling Repensando a avaliação do acadêmico no internato médico em pediatriaCiencias medicasEstudantes de medicinaAvaliaçãoInternato e residenciaAvaliaçãoPediatriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2010A única estratégia de avaliação discente do Internato Médico em Pediatria do Curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina tem sido uma avaliação global feita pelos supervisores dos internos, por meio de ficha estruturada. Porém, recomenda-se o emprego de estratégias múltiplas para, adequadamente, avaliar o desempenho do interno, sendo fundamental a sua aceitação entre os envolvidos na e pela avaliação. Este estudo teve como objetivo analisar a percepção de discentes e de seus avaliadores sobre o modelo atual de avaliação discente no Internato Médico em Pediatria e propostas para melhorar a avaliação. Estudo de abordagem mista, transversal descritivo e qualitativo tipo estudo de caso. Participaram do estudo 92 dos 97 estudantes do Internato Médico em Pediatria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e 23 dos 24 avaliadores, (residentes, docentes e médicos do staff). Os dados foram coletados por questionário estruturado e grupos focais, após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Teste Exato de Fischer e a Diferença entre as Proporções foram utilizadas. A hipótese nula foi descartada quanto p<0.05. As vantagens mais citadas para o modelo atual foram a abrangência da ficha estruturada e a possibilidade de avaliar a prática do interno no cotidiano, sendo que 72,8% dos internos e 43,5% dos avaliadores foram favoráveis a ela (p<0.05). Entre as limitações apontadas estavam: a sua subjetividade; o pouco contato avaliador-avaliado; o de tempo de observação direta do interno; o excesso de internos por supervisor; a falha no controle de critérios objetivos e o feedback insuficiente. Sugestões para sua melhora relacionaram-se a alterações em: itens da ficha estruturada; quem deveria avaliar; como se deveria avaliar; e, atitudes dos envolvidos. As novas estratégias avaliativas mais citadas foram a avaliação teórico-prática e a avaliação escrita (a qual foi bastante citada nos grupos focais dos supervisores e rejeitada no grupo focal dos estudantes). Entre docentes e médicos do staff foram expressas a falta de motivação por sobrecarga de trabalho e de alunos; a falta de integração entre professores e médicos; e o despreparo para avaliar. Foi ressaltada a necessidade de rever os objetivos educacionais e de receber orientação sobre como ensinar e avaliar o aluno, sendo sugerido o desenvolvimento docente. O estudo propiciou a detecção das vantagens e das limitações do modelo de avaliação atual dos estudantes e do ambiente educacional, sendo que algumas alterações pontuais sugeridas foram realizadas mais imediatamente em ambos. Porém, constata-se que para alcançar mudanças efetivas, a médio e longo prazos, que promovam a qualidade da avaliação discente atual, é necessário investir no desenvolvimento docente dos supervisores. Este processo pode motivá-los, por propiciar maior diálogo e revisão dos objetivos educacionais, com pactuação de estratégias viáveis e confiáveis para avaliar se o estudante alcançou-os, bem como qualificá-los para sua aplicação e supervisão com feedback.This study had the objective of knowing perception of puerperal women about the humanized assistance to childbirth at the Maternity of the University Hospital of the Federal University of Santa Catarina. The method utilized was the qualitative, being the study type the exploratory. The technique of data collection was the semi-structured interview, having as subjects nine puerperal women. Data analysis was carried out by Analysis-reflection-synthesis method. Many were the aspects relative to the health team that satisfied the puerperal women, that resulted in the feeling of confidence about it. Among the most frequently mentioned there were sympathy, attention, patience and affection, agility, frequency of the visits, the supply of clear and of quality information on the process of the childbirth and the baby care. When inadequacy of some of these factors was noticed, the interviewees referred dissatisfaction, in other words, some interviewees felt that the information supplied by some members of health team was not clear and that there was delay in the service. The companion's presence was considered important for some interviewees, however, there was concern with the conditions offered to them, relative their feeding and accommodation. There were complaints for the excessive number of students and of physical exams accomplished. It could be noticed that the humanized assistance to childbirth is being accomplished by this team, and it was possible to give suggestions for the improvement of the service.Grosseman, SuelyUniversidade Federal de Santa CatarinaTeixeira, Diana Oliveira2012-10-25T03:17:01Z2012-10-25T03:17:01Z2012-10-25T03:17:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[70] f.| grafs., tabs.application/pdf280904http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93773porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T06:38:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93773Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T06:38:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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