Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias,Pablo Antonio Maia de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Martin,Ana Luiza de Aguiar Rocha, Cristo,Cinthia Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100143
Resumo: A educação vem passando por mudanças importantes e, ao longo da história, foi exercida com elevada severidade até passar por um processo significativo de evolução. Desde o século XIX, com o surgimento das ideias construtivistas, uma nova dinâmica de relação entre educador e educando se estabeleceu e foi mais além ao exigir que o educando assumisse seu papel na construção do conhecimento, e o educador exercesse a função de mediador e facilitador desse conhecimento.Já foi descrita uma grande variedade de métodos de ensino, sendo a maioria deles direcionados a pequenos grupos, embora exista aplicação de métodos a grupos maiores, tais como o Aprendizado Baseado em Equipes (TBL). Esta revisão de literatura descreve um breve percurso histórico da educação, chegando à educação centrada no estudante, bem como alguns dos métodos ativos de aprendizagem mais utilizados na atualidade.
id ABEM-1_0697fa73054719453644f70c95302f57
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000100143
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e AplicaçõesEducação MédicaAprendizagem ativaMétodosHistóriaA educação vem passando por mudanças importantes e, ao longo da história, foi exercida com elevada severidade até passar por um processo significativo de evolução. Desde o século XIX, com o surgimento das ideias construtivistas, uma nova dinâmica de relação entre educador e educando se estabeleceu e foi mais além ao exigir que o educando assumisse seu papel na construção do conhecimento, e o educador exercesse a função de mediador e facilitador desse conhecimento.Já foi descrita uma grande variedade de métodos de ensino, sendo a maioria deles direcionados a pequenos grupos, embora exista aplicação de métodos a grupos maiores, tais como o Aprendizado Baseado em Equipes (TBL). Esta revisão de literatura descreve um breve percurso histórico da educação, chegando à educação centrada no estudante, bem como alguns dos métodos ativos de aprendizagem mais utilizados na atualidade.Associação Brasileira de Educação Médica2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100143Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n1e00602014info:eu-repo/semantics/openAccessFarias,Pablo Antonio Maia deMartin,Ana Luiza de Aguiar RochaCristo,Cinthia Sampaiopor2015-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000100143Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-05-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações
title Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações
spellingShingle Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações
Farias,Pablo Antonio Maia de
Educação Médica
Aprendizagem ativa
Métodos
História
title_short Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações
title_full Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações
title_fullStr Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações
title_full_unstemmed Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações
title_sort Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações
author Farias,Pablo Antonio Maia de
author_facet Farias,Pablo Antonio Maia de
Martin,Ana Luiza de Aguiar Rocha
Cristo,Cinthia Sampaio
author_role author
author2 Martin,Ana Luiza de Aguiar Rocha
Cristo,Cinthia Sampaio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias,Pablo Antonio Maia de
Martin,Ana Luiza de Aguiar Rocha
Cristo,Cinthia Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Aprendizagem ativa
Métodos
História
topic Educação Médica
Aprendizagem ativa
Métodos
História
description A educação vem passando por mudanças importantes e, ao longo da história, foi exercida com elevada severidade até passar por um processo significativo de evolução. Desde o século XIX, com o surgimento das ideias construtivistas, uma nova dinâmica de relação entre educador e educando se estabeleceu e foi mais além ao exigir que o educando assumisse seu papel na construção do conhecimento, e o educador exercesse a função de mediador e facilitador desse conhecimento.Já foi descrita uma grande variedade de métodos de ensino, sendo a maioria deles direcionados a pequenos grupos, embora exista aplicação de métodos a grupos maiores, tais como o Aprendizado Baseado em Equipes (TBL). Esta revisão de literatura descreve um breve percurso histórico da educação, chegando à educação centrada no estudante, bem como alguns dos métodos ativos de aprendizagem mais utilizados na atualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100143
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n1e00602014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006015225856