Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100143 |
Resumo: | A educação vem passando por mudanças importantes e, ao longo da história, foi exercida com elevada severidade até passar por um processo significativo de evolução. Desde o século XIX, com o surgimento das ideias construtivistas, uma nova dinâmica de relação entre educador e educando se estabeleceu e foi mais além ao exigir que o educando assumisse seu papel na construção do conhecimento, e o educador exercesse a função de mediador e facilitador desse conhecimento.Já foi descrita uma grande variedade de métodos de ensino, sendo a maioria deles direcionados a pequenos grupos, embora exista aplicação de métodos a grupos maiores, tais como o Aprendizado Baseado em Equipes (TBL). Esta revisão de literatura descreve um breve percurso histórico da educação, chegando à educação centrada no estudante, bem como alguns dos métodos ativos de aprendizagem mais utilizados na atualidade. |
id |
ABEM-1_0697fa73054719453644f70c95302f57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022015000100143 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e AplicaçõesEducação MédicaAprendizagem ativaMétodosHistóriaA educação vem passando por mudanças importantes e, ao longo da história, foi exercida com elevada severidade até passar por um processo significativo de evolução. Desde o século XIX, com o surgimento das ideias construtivistas, uma nova dinâmica de relação entre educador e educando se estabeleceu e foi mais além ao exigir que o educando assumisse seu papel na construção do conhecimento, e o educador exercesse a função de mediador e facilitador desse conhecimento.Já foi descrita uma grande variedade de métodos de ensino, sendo a maioria deles direcionados a pequenos grupos, embora exista aplicação de métodos a grupos maiores, tais como o Aprendizado Baseado em Equipes (TBL). Esta revisão de literatura descreve um breve percurso histórico da educação, chegando à educação centrada no estudante, bem como alguns dos métodos ativos de aprendizagem mais utilizados na atualidade.Associação Brasileira de Educação Médica2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100143Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n1e00602014info:eu-repo/semantics/openAccessFarias,Pablo Antonio Maia deMartin,Ana Luiza de Aguiar RochaCristo,Cinthia Sampaiopor2015-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000100143Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-05-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações |
title |
Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações |
spellingShingle |
Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações Farias,Pablo Antonio Maia de Educação Médica Aprendizagem ativa Métodos História |
title_short |
Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações |
title_full |
Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações |
title_fullStr |
Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações |
title_sort |
Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações |
author |
Farias,Pablo Antonio Maia de |
author_facet |
Farias,Pablo Antonio Maia de Martin,Ana Luiza de Aguiar Rocha Cristo,Cinthia Sampaio |
author_role |
author |
author2 |
Martin,Ana Luiza de Aguiar Rocha Cristo,Cinthia Sampaio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias,Pablo Antonio Maia de Martin,Ana Luiza de Aguiar Rocha Cristo,Cinthia Sampaio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Aprendizagem ativa Métodos História |
topic |
Educação Médica Aprendizagem ativa Métodos História |
description |
A educação vem passando por mudanças importantes e, ao longo da história, foi exercida com elevada severidade até passar por um processo significativo de evolução. Desde o século XIX, com o surgimento das ideias construtivistas, uma nova dinâmica de relação entre educador e educando se estabeleceu e foi mais além ao exigir que o educando assumisse seu papel na construção do conhecimento, e o educador exercesse a função de mediador e facilitador desse conhecimento.Já foi descrita uma grande variedade de métodos de ensino, sendo a maioria deles direcionados a pequenos grupos, embora exista aplicação de métodos a grupos maiores, tais como o Aprendizado Baseado em Equipes (TBL). Esta revisão de literatura descreve um breve percurso histórico da educação, chegando à educação centrada no estudante, bem como alguns dos métodos ativos de aprendizagem mais utilizados na atualidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100143 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712015v39n1e00602014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303006015225856 |