Internato Longitudinal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300013 |
Resumo: | O internato médico tem gerado recorrente debate frente às transformações curriculares em andamento no País. A despeito das discussões, um modelo de internato consonante com essas mudanças ainda não foi consistentemente delineado. Neste ensaio, trazemos uma proposta de matriz estruturante para o internato médico. Propomos que o internato médico seja realizado durante os seis anos do curso, de forma longitudinal, tendo como eixo estruturante a clínica da Atenção Básica (AB). Esse modelo de "internato longitudinal" prevê a introdução progressiva na prática clínica, iniciando-se pela AB nos dois primeiros anos, acrescentando-se progressivamente os ambulatórios de especialidades, os estágios hospitalares e demais atividades práticas, alcançando-se, dessa forma, o rol de diversidade e complexidade previsto para o egresso da escola médica. |
id |
ABEM-1_0776c1d63c60bce5f72ac8ffd4cb128f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022010000300013 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Internato LongitudinalEducação MédicaInternato e ResidênciaCurrículoO internato médico tem gerado recorrente debate frente às transformações curriculares em andamento no País. A despeito das discussões, um modelo de internato consonante com essas mudanças ainda não foi consistentemente delineado. Neste ensaio, trazemos uma proposta de matriz estruturante para o internato médico. Propomos que o internato médico seja realizado durante os seis anos do curso, de forma longitudinal, tendo como eixo estruturante a clínica da Atenção Básica (AB). Esse modelo de "internato longitudinal" prevê a introdução progressiva na prática clínica, iniciando-se pela AB nos dois primeiros anos, acrescentando-se progressivamente os ambulatórios de especialidades, os estágios hospitalares e demais atividades práticas, alcançando-se, dessa forma, o rol de diversidade e complexidade previsto para o egresso da escola médica.Associação Brasileira de Educação Médica2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300013Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000300013info:eu-repo/semantics/openAccessDemarzo,Marcelo Marcos PivaFontanella,Bruno José BarcellosMelo,Débora GusmãoAvó,Lucimar Retto da Silva deKishi,Renata Giannecchini BongiovanniMattos,Augustus Tadeu Relo deFloriano,Petterson de JesusMello,Guilherme Arantespor2011-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000300013Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-01-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Internato Longitudinal |
title |
Internato Longitudinal |
spellingShingle |
Internato Longitudinal Demarzo,Marcelo Marcos Piva Educação Médica Internato e Residência Currículo |
title_short |
Internato Longitudinal |
title_full |
Internato Longitudinal |
title_fullStr |
Internato Longitudinal |
title_full_unstemmed |
Internato Longitudinal |
title_sort |
Internato Longitudinal |
author |
Demarzo,Marcelo Marcos Piva |
author_facet |
Demarzo,Marcelo Marcos Piva Fontanella,Bruno José Barcellos Melo,Débora Gusmão Avó,Lucimar Retto da Silva de Kishi,Renata Giannecchini Bongiovanni Mattos,Augustus Tadeu Relo de Floriano,Petterson de Jesus Mello,Guilherme Arantes |
author_role |
author |
author2 |
Fontanella,Bruno José Barcellos Melo,Débora Gusmão Avó,Lucimar Retto da Silva de Kishi,Renata Giannecchini Bongiovanni Mattos,Augustus Tadeu Relo de Floriano,Petterson de Jesus Mello,Guilherme Arantes |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Demarzo,Marcelo Marcos Piva Fontanella,Bruno José Barcellos Melo,Débora Gusmão Avó,Lucimar Retto da Silva de Kishi,Renata Giannecchini Bongiovanni Mattos,Augustus Tadeu Relo de Floriano,Petterson de Jesus Mello,Guilherme Arantes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Internato e Residência Currículo |
topic |
Educação Médica Internato e Residência Currículo |
description |
O internato médico tem gerado recorrente debate frente às transformações curriculares em andamento no País. A despeito das discussões, um modelo de internato consonante com essas mudanças ainda não foi consistentemente delineado. Neste ensaio, trazemos uma proposta de matriz estruturante para o internato médico. Propomos que o internato médico seja realizado durante os seis anos do curso, de forma longitudinal, tendo como eixo estruturante a clínica da Atenção Básica (AB). Esse modelo de "internato longitudinal" prevê a introdução progressiva na prática clínica, iniciando-se pela AB nos dois primeiros anos, acrescentando-se progressivamente os ambulatórios de especialidades, os estágios hospitalares e demais atividades práticas, alcançando-se, dessa forma, o rol de diversidade e complexidade previsto para o egresso da escola médica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300013 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022010000300013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.3 2010 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004535685120 |