Internato Longitudinal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Demarzo,Marcelo Marcos Piva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Fontanella,Bruno José Barcellos, Melo,Débora Gusmão, Avó,Lucimar Retto da Silva de, Kishi,Renata Giannecchini Bongiovanni, Mattos,Augustus Tadeu Relo de, Floriano,Petterson de Jesus, Mello,Guilherme Arantes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300013
Resumo: O internato médico tem gerado recorrente debate frente às transformações curriculares em andamento no País. A despeito das discussões, um modelo de internato consonante com essas mudanças ainda não foi consistentemente delineado. Neste ensaio, trazemos uma proposta de matriz estruturante para o internato médico. Propomos que o internato médico seja realizado durante os seis anos do curso, de forma longitudinal, tendo como eixo estruturante a clínica da Atenção Básica (AB). Esse modelo de "internato longitudinal" prevê a introdução progressiva na prática clínica, iniciando-se pela AB nos dois primeiros anos, acrescentando-se progressivamente os ambulatórios de especialidades, os estágios hospitalares e demais atividades práticas, alcançando-se, dessa forma, o rol de diversidade e complexidade previsto para o egresso da escola médica.
id ABEM-1_0776c1d63c60bce5f72ac8ffd4cb128f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000300013
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Internato LongitudinalEducação MédicaInternato e ResidênciaCurrículoO internato médico tem gerado recorrente debate frente às transformações curriculares em andamento no País. A despeito das discussões, um modelo de internato consonante com essas mudanças ainda não foi consistentemente delineado. Neste ensaio, trazemos uma proposta de matriz estruturante para o internato médico. Propomos que o internato médico seja realizado durante os seis anos do curso, de forma longitudinal, tendo como eixo estruturante a clínica da Atenção Básica (AB). Esse modelo de "internato longitudinal" prevê a introdução progressiva na prática clínica, iniciando-se pela AB nos dois primeiros anos, acrescentando-se progressivamente os ambulatórios de especialidades, os estágios hospitalares e demais atividades práticas, alcançando-se, dessa forma, o rol de diversidade e complexidade previsto para o egresso da escola médica.Associação Brasileira de Educação Médica2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300013Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000300013info:eu-repo/semantics/openAccessDemarzo,Marcelo Marcos PivaFontanella,Bruno José BarcellosMelo,Débora GusmãoAvó,Lucimar Retto da Silva deKishi,Renata Giannecchini BongiovanniMattos,Augustus Tadeu Relo deFloriano,Petterson de JesusMello,Guilherme Arantespor2011-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000300013Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-01-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Internato Longitudinal
title Internato Longitudinal
spellingShingle Internato Longitudinal
Demarzo,Marcelo Marcos Piva
Educação Médica
Internato e Residência
Currículo
title_short Internato Longitudinal
title_full Internato Longitudinal
title_fullStr Internato Longitudinal
title_full_unstemmed Internato Longitudinal
title_sort Internato Longitudinal
author Demarzo,Marcelo Marcos Piva
author_facet Demarzo,Marcelo Marcos Piva
Fontanella,Bruno José Barcellos
Melo,Débora Gusmão
Avó,Lucimar Retto da Silva de
Kishi,Renata Giannecchini Bongiovanni
Mattos,Augustus Tadeu Relo de
Floriano,Petterson de Jesus
Mello,Guilherme Arantes
author_role author
author2 Fontanella,Bruno José Barcellos
Melo,Débora Gusmão
Avó,Lucimar Retto da Silva de
Kishi,Renata Giannecchini Bongiovanni
Mattos,Augustus Tadeu Relo de
Floriano,Petterson de Jesus
Mello,Guilherme Arantes
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Demarzo,Marcelo Marcos Piva
Fontanella,Bruno José Barcellos
Melo,Débora Gusmão
Avó,Lucimar Retto da Silva de
Kishi,Renata Giannecchini Bongiovanni
Mattos,Augustus Tadeu Relo de
Floriano,Petterson de Jesus
Mello,Guilherme Arantes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Internato e Residência
Currículo
topic Educação Médica
Internato e Residência
Currículo
description O internato médico tem gerado recorrente debate frente às transformações curriculares em andamento no País. A despeito das discussões, um modelo de internato consonante com essas mudanças ainda não foi consistentemente delineado. Neste ensaio, trazemos uma proposta de matriz estruturante para o internato médico. Propomos que o internato médico seja realizado durante os seis anos do curso, de forma longitudinal, tendo como eixo estruturante a clínica da Atenção Básica (AB). Esse modelo de "internato longitudinal" prevê a introdução progressiva na prática clínica, iniciando-se pela AB nos dois primeiros anos, acrescentando-se progressivamente os ambulatórios de especialidades, os estágios hospitalares e demais atividades práticas, alcançando-se, dessa forma, o rol de diversidade e complexidade previsto para o egresso da escola médica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300013
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000300013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.3 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004535685120