Estratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Yamada,Danielle Martins, Peloso,Gabriela de Fátima Batista, Peres,Cássia Regina Fernandes Biffe, Panacionne,Simone Zambom Elias, Mesquita,Celeste Maria Bueno de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000600005
Resumo: A integralidade, que representa um princípio orientador do Sistema Único de Saúde (SUS), pressupõe abertura para múltiplas possibilidades do cuidado, da gestão e da organização do trabalho, o que requer a ampla compreensão desse sistema. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as sugestões de professores e estudantes para o avanço da integralidade. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Participaram quatro professores e 58 estudantes de Medicina e Enfermagem. Os dados foram obtidos por Grupo Focal, com base na questão: o que vocês acham que deveria ser realizado para o desenvolvimento da integralidade do cuidado no atual cenário de aprendizagem? Os resultados foram tratados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, e apontaram três categorias analíticas: formação em saúde, compreensão do SUS e valorização profissional. Estas representam algumas das estratégias necessárias ao desenvolvimento efetivo da integralidade, na visão dos participantes, que demonstram a importância da compreensão do sistema de saúde vigente desde a formação, assim como a valorização dos profissionais em busca da integralidade.
id ABEM-1_07d930afcddf4da58d67978c2a7af87f
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000600005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantesEducação em SaúdeAssistência Integral à SaúdeDocentesEstudantesEducação MédicaA integralidade, que representa um princípio orientador do Sistema Único de Saúde (SUS), pressupõe abertura para múltiplas possibilidades do cuidado, da gestão e da organização do trabalho, o que requer a ampla compreensão desse sistema. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as sugestões de professores e estudantes para o avanço da integralidade. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Participaram quatro professores e 58 estudantes de Medicina e Enfermagem. Os dados foram obtidos por Grupo Focal, com base na questão: o que vocês acham que deveria ser realizado para o desenvolvimento da integralidade do cuidado no atual cenário de aprendizagem? Os resultados foram tratados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, e apontaram três categorias analíticas: formação em saúde, compreensão do SUS e valorização profissional. Estas representam algumas das estratégias necessárias ao desenvolvimento efetivo da integralidade, na visão dos participantes, que demonstram a importância da compreensão do sistema de saúde vigente desde a formação, assim como a valorização dos profissionais em busca da integralidade.Associação Brasileira de Educação Médica2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000600005Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.4 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000600005info:eu-repo/semantics/openAccessHiga,Elza de Fátima RibeiroYamada,Danielle MartinsPeloso,Gabriela de Fátima BatistaPeres,Cássia Regina Fernandes BiffePanacionne,Simone Zambom EliasMesquita,Celeste Maria Bueno depor2013-02-08T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000600005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2013-02-08T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantes
title Estratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantes
spellingShingle Estratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantes
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Educação em Saúde
Assistência Integral à Saúde
Docentes
Estudantes
Educação Médica
title_short Estratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantes
title_full Estratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantes
title_fullStr Estratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantes
title_full_unstemmed Estratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantes
title_sort Estratégias para o avanço da integralidade na visão de professores e estudantes
author Higa,Elza de Fátima Ribeiro
author_facet Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Yamada,Danielle Martins
Peloso,Gabriela de Fátima Batista
Peres,Cássia Regina Fernandes Biffe
Panacionne,Simone Zambom Elias
Mesquita,Celeste Maria Bueno de
author_role author
author2 Yamada,Danielle Martins
Peloso,Gabriela de Fátima Batista
Peres,Cássia Regina Fernandes Biffe
Panacionne,Simone Zambom Elias
Mesquita,Celeste Maria Bueno de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Yamada,Danielle Martins
Peloso,Gabriela de Fátima Batista
Peres,Cássia Regina Fernandes Biffe
Panacionne,Simone Zambom Elias
Mesquita,Celeste Maria Bueno de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Assistência Integral à Saúde
Docentes
Estudantes
Educação Médica
topic Educação em Saúde
Assistência Integral à Saúde
Docentes
Estudantes
Educação Médica
description A integralidade, que representa um princípio orientador do Sistema Único de Saúde (SUS), pressupõe abertura para múltiplas possibilidades do cuidado, da gestão e da organização do trabalho, o que requer a ampla compreensão desse sistema. O objetivo desta pesquisa é identificar e analisar as sugestões de professores e estudantes para o avanço da integralidade. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Participaram quatro professores e 58 estudantes de Medicina e Enfermagem. Os dados foram obtidos por Grupo Focal, com base na questão: o que vocês acham que deveria ser realizado para o desenvolvimento da integralidade do cuidado no atual cenário de aprendizagem? Os resultados foram tratados pela técnica de análise de conteúdo, modalidade temática, e apontaram três categorias analíticas: formação em saúde, compreensão do SUS e valorização profissional. Estas representam algumas das estratégias necessárias ao desenvolvimento efetivo da integralidade, na visão dos participantes, que demonstram a importância da compreensão do sistema de saúde vigente desde a formação, assim como a valorização dos profissionais em busca da integralidade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000600005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000600005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000600005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.4 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005290659840