Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares,Márcia Oliveira Mayo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Higa,Elza de Fátima Ribeiro, Passos,Antônio Henrique Rodrigues, Ikuno,Maelly Romy Maruyama, Bonifácio,Lorine Arias, Mestieri,Cássio de Pádua, Ismael,Rebeca Klarosk
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300005
Resumo: Esta pesquisa analisa a compreensão dos estudantes de Medicina da terceira e sexta séries sobre a abordagem biopsicosócio-ambiental (BPSA) contida na anamnese e sua contribuição para o cuidado na perspectiva da integralidade. É uma pesquisa transversal, exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Marília, sob o protocolo nº 1.400/11. Participaram 80 estudantes, 40 da terceira e 40 da sexta série do curso de Medicina. A coleta de dados foi realizada por um questionário com duas perguntas abertas sobre o tema proposto. Os resultados foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, Modalidade Temática. A análise apontou, na questão 1, três categorias: saúde e formação médica, processo saúde-doença e relação médico-paciente. Na questão 2, cinco categorias: teoria e prática na formação médica, competência profissional, raciocínio clínico, necessidades de saúde e humanização. Os estudantes das duas séries valorizam a abordagem BPSA na elaboração da anamnese e apontam que ela pode subsidiar o cuidado nessa perspectiva, mas indicam lacunas e dificuldades na prática da aprendizagem.
id ABEM-1_9da36dc00a7c5ad438b60d4d6aece215
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022014000300005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicinaAnamneseAssistência Integral à SaúdeEducação MédicaEsta pesquisa analisa a compreensão dos estudantes de Medicina da terceira e sexta séries sobre a abordagem biopsicosócio-ambiental (BPSA) contida na anamnese e sua contribuição para o cuidado na perspectiva da integralidade. É uma pesquisa transversal, exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Marília, sob o protocolo nº 1.400/11. Participaram 80 estudantes, 40 da terceira e 40 da sexta série do curso de Medicina. A coleta de dados foi realizada por um questionário com duas perguntas abertas sobre o tema proposto. Os resultados foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, Modalidade Temática. A análise apontou, na questão 1, três categorias: saúde e formação médica, processo saúde-doença e relação médico-paciente. Na questão 2, cinco categorias: teoria e prática na formação médica, competência profissional, raciocínio clínico, necessidades de saúde e humanização. Os estudantes das duas séries valorizam a abordagem BPSA na elaboração da anamnese e apontam que ela pode subsidiar o cuidado nessa perspectiva, mas indicam lacunas e dificuldades na prática da aprendizagem.Associação Brasileira de Educação Médica2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300005Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000300005info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Márcia Oliveira MayoHiga,Elza de Fátima RibeiroPassos,Antônio Henrique RodriguesIkuno,Maelly Romy MaruyamaBonifácio,Lorine AriasMestieri,Cássio de PáduaIsmael,Rebeca Klaroskpor2014-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000300005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-09-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina
title Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina
spellingShingle Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina
Soares,Márcia Oliveira Mayo
Anamnese
Assistência Integral à Saúde
Educação Médica
title_short Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina
title_full Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina
title_fullStr Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina
title_full_unstemmed Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina
title_sort Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina
author Soares,Márcia Oliveira Mayo
author_facet Soares,Márcia Oliveira Mayo
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Passos,Antônio Henrique Rodrigues
Ikuno,Maelly Romy Maruyama
Bonifácio,Lorine Arias
Mestieri,Cássio de Pádua
Ismael,Rebeca Klarosk
author_role author
author2 Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Passos,Antônio Henrique Rodrigues
Ikuno,Maelly Romy Maruyama
Bonifácio,Lorine Arias
Mestieri,Cássio de Pádua
Ismael,Rebeca Klarosk
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares,Márcia Oliveira Mayo
Higa,Elza de Fátima Ribeiro
Passos,Antônio Henrique Rodrigues
Ikuno,Maelly Romy Maruyama
Bonifácio,Lorine Arias
Mestieri,Cássio de Pádua
Ismael,Rebeca Klarosk
dc.subject.por.fl_str_mv Anamnese
Assistência Integral à Saúde
Educação Médica
topic Anamnese
Assistência Integral à Saúde
Educação Médica
description Esta pesquisa analisa a compreensão dos estudantes de Medicina da terceira e sexta séries sobre a abordagem biopsicosócio-ambiental (BPSA) contida na anamnese e sua contribuição para o cuidado na perspectiva da integralidade. É uma pesquisa transversal, exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Marília, sob o protocolo nº 1.400/11. Participaram 80 estudantes, 40 da terceira e 40 da sexta série do curso de Medicina. A coleta de dados foi realizada por um questionário com duas perguntas abertas sobre o tema proposto. Os resultados foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, Modalidade Temática. A análise apontou, na questão 1, três categorias: saúde e formação médica, processo saúde-doença e relação médico-paciente. Na questão 2, cinco categorias: teoria e prática na formação médica, competência profissional, raciocínio clínico, necessidades de saúde e humanização. Os estudantes das duas séries valorizam a abordagem BPSA na elaboração da anamnese e apontam que ela pode subsidiar o cuidado nessa perspectiva, mas indicam lacunas e dificuldades na prática da aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022014000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005722673152