Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300005 |
Resumo: | Esta pesquisa analisa a compreensão dos estudantes de Medicina da terceira e sexta séries sobre a abordagem biopsicosócio-ambiental (BPSA) contida na anamnese e sua contribuição para o cuidado na perspectiva da integralidade. É uma pesquisa transversal, exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Marília, sob o protocolo nº 1.400/11. Participaram 80 estudantes, 40 da terceira e 40 da sexta série do curso de Medicina. A coleta de dados foi realizada por um questionário com duas perguntas abertas sobre o tema proposto. Os resultados foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, Modalidade Temática. A análise apontou, na questão 1, três categorias: saúde e formação médica, processo saúde-doença e relação médico-paciente. Na questão 2, cinco categorias: teoria e prática na formação médica, competência profissional, raciocínio clínico, necessidades de saúde e humanização. Os estudantes das duas séries valorizam a abordagem BPSA na elaboração da anamnese e apontam que ela pode subsidiar o cuidado nessa perspectiva, mas indicam lacunas e dificuldades na prática da aprendizagem. |
id |
ABEM-1_9da36dc00a7c5ad438b60d4d6aece215 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022014000300005 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicinaAnamneseAssistência Integral à SaúdeEducação MédicaEsta pesquisa analisa a compreensão dos estudantes de Medicina da terceira e sexta séries sobre a abordagem biopsicosócio-ambiental (BPSA) contida na anamnese e sua contribuição para o cuidado na perspectiva da integralidade. É uma pesquisa transversal, exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Marília, sob o protocolo nº 1.400/11. Participaram 80 estudantes, 40 da terceira e 40 da sexta série do curso de Medicina. A coleta de dados foi realizada por um questionário com duas perguntas abertas sobre o tema proposto. Os resultados foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, Modalidade Temática. A análise apontou, na questão 1, três categorias: saúde e formação médica, processo saúde-doença e relação médico-paciente. Na questão 2, cinco categorias: teoria e prática na formação médica, competência profissional, raciocínio clínico, necessidades de saúde e humanização. Os estudantes das duas séries valorizam a abordagem BPSA na elaboração da anamnese e apontam que ela pode subsidiar o cuidado nessa perspectiva, mas indicam lacunas e dificuldades na prática da aprendizagem.Associação Brasileira de Educação Médica2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300005Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000300005info:eu-repo/semantics/openAccessSoares,Márcia Oliveira MayoHiga,Elza de Fátima RibeiroPassos,Antônio Henrique RodriguesIkuno,Maelly Romy MaruyamaBonifácio,Lorine AriasMestieri,Cássio de PáduaIsmael,Rebeca Klaroskpor2014-09-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000300005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2014-09-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina |
title |
Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina |
spellingShingle |
Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina Soares,Márcia Oliveira Mayo Anamnese Assistência Integral à Saúde Educação Médica |
title_short |
Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina |
title_full |
Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina |
title_fullStr |
Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina |
title_full_unstemmed |
Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina |
title_sort |
Reflexões contemporâneas sobre anamnese na visão do estudante de medicina |
author |
Soares,Márcia Oliveira Mayo |
author_facet |
Soares,Márcia Oliveira Mayo Higa,Elza de Fátima Ribeiro Passos,Antônio Henrique Rodrigues Ikuno,Maelly Romy Maruyama Bonifácio,Lorine Arias Mestieri,Cássio de Pádua Ismael,Rebeca Klarosk |
author_role |
author |
author2 |
Higa,Elza de Fátima Ribeiro Passos,Antônio Henrique Rodrigues Ikuno,Maelly Romy Maruyama Bonifácio,Lorine Arias Mestieri,Cássio de Pádua Ismael,Rebeca Klarosk |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares,Márcia Oliveira Mayo Higa,Elza de Fátima Ribeiro Passos,Antônio Henrique Rodrigues Ikuno,Maelly Romy Maruyama Bonifácio,Lorine Arias Mestieri,Cássio de Pádua Ismael,Rebeca Klarosk |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anamnese Assistência Integral à Saúde Educação Médica |
topic |
Anamnese Assistência Integral à Saúde Educação Médica |
description |
Esta pesquisa analisa a compreensão dos estudantes de Medicina da terceira e sexta séries sobre a abordagem biopsicosócio-ambiental (BPSA) contida na anamnese e sua contribuição para o cuidado na perspectiva da integralidade. É uma pesquisa transversal, exploratória, descritiva e com abordagem qualitativa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina de Marília, sob o protocolo nº 1.400/11. Participaram 80 estudantes, 40 da terceira e 40 da sexta série do curso de Medicina. A coleta de dados foi realizada por um questionário com duas perguntas abertas sobre o tema proposto. Os resultados foram analisados pela Técnica de Análise de Conteúdo, Modalidade Temática. A análise apontou, na questão 1, três categorias: saúde e formação médica, processo saúde-doença e relação médico-paciente. Na questão 2, cinco categorias: teoria e prática na formação médica, competência profissional, raciocínio clínico, necessidades de saúde e humanização. Os estudantes das duas séries valorizam a abordagem BPSA na elaboração da anamnese e apontam que ela pode subsidiar o cuidado nessa perspectiva, mas indicam lacunas e dificuldades na prática da aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000300005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022014000300005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.3 2014 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005722673152 |