Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schiffler,Ângela Carla da Rocha
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Campos,Carlos Eduardo Aguilera, Vieira,Mellina Marques, Mendonça,Paulo Eduardo Xavier de
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300191
Resumo: Resumo: O artigo discute a aplicação de um instrumento inovador no ensino da disciplina de Administração e Planejamento em Saúde, ministrada pelos alunos do 8° Período do Curso de Medicina da UFRJ. Foi problematizada com os alunos a organização sanitária como espaço de produção de relações e não apenas como produtora de bens e serviços. A reconstrução da história de via a partir de vários olhares tornou a informação um dispositivo capaz de revelar sentidos e significados no agir cotidiano em saúde. O uso do fluxograma analisador produziu nos alunos um sentimento de pertença na dinâmica da micropolítica do trabalho vivo de saúde, bem como propiciou um novo olhar sobre a história do paciente que, em sua relação com o trabalhadores de saúde, é perneada por falhas e ruídos. O fluxograma analisador demonstrou-se dispositivo revelador potente, para a reflexão dos alunos acerca dos processos de trabalho em estabelecimentos de saúde, identificando a integração entre profissionais e serviços, bem como as relações deste com os seus usuários, segundo dimensões de acesso, acolhimento, vínculo, responsabilização, resolutividade e autonomia.
id ABEM-1_0937218d644feb3952490e0125549982
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022005000300191
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJEducação MédicaEducação de pré-graduação em MedicinaPlanejamento em saúdeAdministração em Saúde PúblicaResumo: O artigo discute a aplicação de um instrumento inovador no ensino da disciplina de Administração e Planejamento em Saúde, ministrada pelos alunos do 8° Período do Curso de Medicina da UFRJ. Foi problematizada com os alunos a organização sanitária como espaço de produção de relações e não apenas como produtora de bens e serviços. A reconstrução da história de via a partir de vários olhares tornou a informação um dispositivo capaz de revelar sentidos e significados no agir cotidiano em saúde. O uso do fluxograma analisador produziu nos alunos um sentimento de pertença na dinâmica da micropolítica do trabalho vivo de saúde, bem como propiciou um novo olhar sobre a história do paciente que, em sua relação com o trabalhadores de saúde, é perneada por falhas e ruídos. O fluxograma analisador demonstrou-se dispositivo revelador potente, para a reflexão dos alunos acerca dos processos de trabalho em estabelecimentos de saúde, identificando a integração entre profissionais e serviços, bem como as relações deste com os seus usuários, segundo dimensões de acesso, acolhimento, vínculo, responsabilização, resolutividade e autonomia.Associação Brasileira de Educação Médica2005-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300191Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.3-028info:eu-repo/semantics/openAccessSchiffler,Ângela Carla da RochaCampos,Carlos Eduardo AguileraVieira,Mellina MarquesMendonça,Paulo Eduardo Xavier depor2020-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000300191Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ
title Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ
spellingShingle Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ
Schiffler,Ângela Carla da Rocha
Educação Médica
Educação de pré-graduação em Medicina
Planejamento em saúde
Administração em Saúde Pública
title_short Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ
title_full Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ
title_fullStr Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ
title_full_unstemmed Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ
title_sort Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ
author Schiffler,Ângela Carla da Rocha
author_facet Schiffler,Ângela Carla da Rocha
Campos,Carlos Eduardo Aguilera
Vieira,Mellina Marques
Mendonça,Paulo Eduardo Xavier de
author_role author
author2 Campos,Carlos Eduardo Aguilera
Vieira,Mellina Marques
Mendonça,Paulo Eduardo Xavier de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schiffler,Ângela Carla da Rocha
Campos,Carlos Eduardo Aguilera
Vieira,Mellina Marques
Mendonça,Paulo Eduardo Xavier de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Educação de pré-graduação em Medicina
Planejamento em saúde
Administração em Saúde Pública
topic Educação Médica
Educação de pré-graduação em Medicina
Planejamento em saúde
Administração em Saúde Pública
description Resumo: O artigo discute a aplicação de um instrumento inovador no ensino da disciplina de Administração e Planejamento em Saúde, ministrada pelos alunos do 8° Período do Curso de Medicina da UFRJ. Foi problematizada com os alunos a organização sanitária como espaço de produção de relações e não apenas como produtora de bens e serviços. A reconstrução da história de via a partir de vários olhares tornou a informação um dispositivo capaz de revelar sentidos e significados no agir cotidiano em saúde. O uso do fluxograma analisador produziu nos alunos um sentimento de pertença na dinâmica da micropolítica do trabalho vivo de saúde, bem como propiciou um novo olhar sobre a história do paciente que, em sua relação com o trabalhadores de saúde, é perneada por falhas e ruídos. O fluxograma analisador demonstrou-se dispositivo revelador potente, para a reflexão dos alunos acerca dos processos de trabalho em estabelecimentos de saúde, identificando a integração entre profissionais e serviços, bem como as relações deste com os seus usuários, segundo dimensões de acesso, acolhimento, vínculo, responsabilização, resolutividade e autonomia.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300191
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v29.3-028
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003483963392