Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300191 |
Resumo: | Resumo: O artigo discute a aplicação de um instrumento inovador no ensino da disciplina de Administração e Planejamento em Saúde, ministrada pelos alunos do 8° Período do Curso de Medicina da UFRJ. Foi problematizada com os alunos a organização sanitária como espaço de produção de relações e não apenas como produtora de bens e serviços. A reconstrução da história de via a partir de vários olhares tornou a informação um dispositivo capaz de revelar sentidos e significados no agir cotidiano em saúde. O uso do fluxograma analisador produziu nos alunos um sentimento de pertença na dinâmica da micropolítica do trabalho vivo de saúde, bem como propiciou um novo olhar sobre a história do paciente que, em sua relação com o trabalhadores de saúde, é perneada por falhas e ruídos. O fluxograma analisador demonstrou-se dispositivo revelador potente, para a reflexão dos alunos acerca dos processos de trabalho em estabelecimentos de saúde, identificando a integração entre profissionais e serviços, bem como as relações deste com os seus usuários, segundo dimensões de acesso, acolhimento, vínculo, responsabilização, resolutividade e autonomia. |
id |
ABEM-1_0937218d644feb3952490e0125549982 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022005000300191 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJEducação MédicaEducação de pré-graduação em MedicinaPlanejamento em saúdeAdministração em Saúde PúblicaResumo: O artigo discute a aplicação de um instrumento inovador no ensino da disciplina de Administração e Planejamento em Saúde, ministrada pelos alunos do 8° Período do Curso de Medicina da UFRJ. Foi problematizada com os alunos a organização sanitária como espaço de produção de relações e não apenas como produtora de bens e serviços. A reconstrução da história de via a partir de vários olhares tornou a informação um dispositivo capaz de revelar sentidos e significados no agir cotidiano em saúde. O uso do fluxograma analisador produziu nos alunos um sentimento de pertença na dinâmica da micropolítica do trabalho vivo de saúde, bem como propiciou um novo olhar sobre a história do paciente que, em sua relação com o trabalhadores de saúde, é perneada por falhas e ruídos. O fluxograma analisador demonstrou-se dispositivo revelador potente, para a reflexão dos alunos acerca dos processos de trabalho em estabelecimentos de saúde, identificando a integração entre profissionais e serviços, bem como as relações deste com os seus usuários, segundo dimensões de acesso, acolhimento, vínculo, responsabilização, resolutividade e autonomia.Associação Brasileira de Educação Médica2005-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300191Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.3-028info:eu-repo/semantics/openAccessSchiffler,Ângela Carla da RochaCampos,Carlos Eduardo AguileraVieira,Mellina MarquesMendonça,Paulo Eduardo Xavier depor2020-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000300191Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ |
title |
Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ |
spellingShingle |
Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ Schiffler,Ângela Carla da Rocha Educação Médica Educação de pré-graduação em Medicina Planejamento em saúde Administração em Saúde Pública |
title_short |
Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ |
title_full |
Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ |
title_fullStr |
Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ |
title_full_unstemmed |
Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ |
title_sort |
Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ |
author |
Schiffler,Ângela Carla da Rocha |
author_facet |
Schiffler,Ângela Carla da Rocha Campos,Carlos Eduardo Aguilera Vieira,Mellina Marques Mendonça,Paulo Eduardo Xavier de |
author_role |
author |
author2 |
Campos,Carlos Eduardo Aguilera Vieira,Mellina Marques Mendonça,Paulo Eduardo Xavier de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schiffler,Ângela Carla da Rocha Campos,Carlos Eduardo Aguilera Vieira,Mellina Marques Mendonça,Paulo Eduardo Xavier de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Educação de pré-graduação em Medicina Planejamento em saúde Administração em Saúde Pública |
topic |
Educação Médica Educação de pré-graduação em Medicina Planejamento em saúde Administração em Saúde Pública |
description |
Resumo: O artigo discute a aplicação de um instrumento inovador no ensino da disciplina de Administração e Planejamento em Saúde, ministrada pelos alunos do 8° Período do Curso de Medicina da UFRJ. Foi problematizada com os alunos a organização sanitária como espaço de produção de relações e não apenas como produtora de bens e serviços. A reconstrução da história de via a partir de vários olhares tornou a informação um dispositivo capaz de revelar sentidos e significados no agir cotidiano em saúde. O uso do fluxograma analisador produziu nos alunos um sentimento de pertença na dinâmica da micropolítica do trabalho vivo de saúde, bem como propiciou um novo olhar sobre a história do paciente que, em sua relação com o trabalhadores de saúde, é perneada por falhas e ruídos. O fluxograma analisador demonstrou-se dispositivo revelador potente, para a reflexão dos alunos acerca dos processos de trabalho em estabelecimentos de saúde, identificando a integração entre profissionais e serviços, bem como as relações deste com os seus usuários, segundo dimensões de acesso, acolhimento, vínculo, responsabilização, resolutividade e autonomia. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300191 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v29.3-028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003483963392 |