Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Maria Cristina Almeida de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Casotti,Elisete, Mello,Andréa Cristina de Farias, Goyatá,Frederico dos Reis, Souza,Therezinha Coelho de, Albuquerque,Carlos Jesivan Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300023
Resumo: Os autores relatam a experiência de adoção de ações interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem no curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra (USS), as quais foram realizadas com fomento do Pró-Saúde. O objetivo do trabalho é descrever as etapas da construção da proposta, a metodologia adotada, as dificuldades e resistências enfrentadas, assim como os resultados e seus desdobramentos. A partir do relato é possível concluir que as ações interdisciplinares podem ser praticadas no ensino superior desde que haja uma diretriz no projeto pedagógico, uma equipe docente comprometida com a inovação metodológica e gestores institucionais empenhados em efetuar mudanças.
id ABEM-1_0a08994a3ee3fa1306a5c8ce7a6ef410
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000300023
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade!AprendizagemEnsino SuperiorCurriculumOs autores relatam a experiência de adoção de ações interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem no curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra (USS), as quais foram realizadas com fomento do Pró-Saúde. O objetivo do trabalho é descrever as etapas da construção da proposta, a metodologia adotada, as dificuldades e resistências enfrentadas, assim como os resultados e seus desdobramentos. A partir do relato é possível concluir que as ações interdisciplinares podem ser praticadas no ensino superior desde que haja uma diretriz no projeto pedagógico, uma equipe docente comprometida com a inovação metodológica e gestores institucionais empenhados em efetuar mudanças.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300023Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000300023info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Maria Cristina Almeida deCasotti,EliseteMello,Andréa Cristina de FariasGoyatá,Frederico dos ReisSouza,Therezinha Coelho deAlbuquerque,Carlos Jesivan Marquespor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000300023Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-08-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade!
title Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade!
spellingShingle Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade!
Souza,Maria Cristina Almeida de
Aprendizagem
Ensino Superior
Curriculum
title_short Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade!
title_full Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade!
title_fullStr Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade!
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade!
title_sort Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade!
author Souza,Maria Cristina Almeida de
author_facet Souza,Maria Cristina Almeida de
Casotti,Elisete
Mello,Andréa Cristina de Farias
Goyatá,Frederico dos Reis
Souza,Therezinha Coelho de
Albuquerque,Carlos Jesivan Marques
author_role author
author2 Casotti,Elisete
Mello,Andréa Cristina de Farias
Goyatá,Frederico dos Reis
Souza,Therezinha Coelho de
Albuquerque,Carlos Jesivan Marques
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Maria Cristina Almeida de
Casotti,Elisete
Mello,Andréa Cristina de Farias
Goyatá,Frederico dos Reis
Souza,Therezinha Coelho de
Albuquerque,Carlos Jesivan Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Ensino Superior
Curriculum
topic Aprendizagem
Ensino Superior
Curriculum
description Os autores relatam a experiência de adoção de ações interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem no curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra (USS), as quais foram realizadas com fomento do Pró-Saúde. O objetivo do trabalho é descrever as etapas da construção da proposta, a metodologia adotada, as dificuldades e resistências enfrentadas, assim como os resultados e seus desdobramentos. A partir do relato é possível concluir que as ações interdisciplinares podem ser praticadas no ensino superior desde que haja uma diretriz no projeto pedagógico, uma equipe docente comprometida com a inovação metodológica e gestores institucionais empenhados em efetuar mudanças.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300023
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000300023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005008592896