Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade!
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300023 |
Resumo: | Os autores relatam a experiência de adoção de ações interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem no curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra (USS), as quais foram realizadas com fomento do Pró-Saúde. O objetivo do trabalho é descrever as etapas da construção da proposta, a metodologia adotada, as dificuldades e resistências enfrentadas, assim como os resultados e seus desdobramentos. A partir do relato é possível concluir que as ações interdisciplinares podem ser praticadas no ensino superior desde que haja uma diretriz no projeto pedagógico, uma equipe docente comprometida com a inovação metodológica e gestores institucionais empenhados em efetuar mudanças. |
id |
ABEM-1_0a08994a3ee3fa1306a5c8ce7a6ef410 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022012000300023 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade!AprendizagemEnsino SuperiorCurriculumOs autores relatam a experiência de adoção de ações interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem no curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra (USS), as quais foram realizadas com fomento do Pró-Saúde. O objetivo do trabalho é descrever as etapas da construção da proposta, a metodologia adotada, as dificuldades e resistências enfrentadas, assim como os resultados e seus desdobramentos. A partir do relato é possível concluir que as ações interdisciplinares podem ser praticadas no ensino superior desde que haja uma diretriz no projeto pedagógico, uma equipe docente comprometida com a inovação metodológica e gestores institucionais empenhados em efetuar mudanças.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300023Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000300023info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Maria Cristina Almeida deCasotti,EliseteMello,Andréa Cristina de FariasGoyatá,Frederico dos ReisSouza,Therezinha Coelho deAlbuquerque,Carlos Jesivan Marquespor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000300023Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-08-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade! |
title |
Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade! |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade! Souza,Maria Cristina Almeida de Aprendizagem Ensino Superior Curriculum |
title_short |
Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade! |
title_full |
Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade! |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade! |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade! |
title_sort |
Interdisciplinaridade no ensino superior: de imagem-objetivo à realidade! |
author |
Souza,Maria Cristina Almeida de |
author_facet |
Souza,Maria Cristina Almeida de Casotti,Elisete Mello,Andréa Cristina de Farias Goyatá,Frederico dos Reis Souza,Therezinha Coelho de Albuquerque,Carlos Jesivan Marques |
author_role |
author |
author2 |
Casotti,Elisete Mello,Andréa Cristina de Farias Goyatá,Frederico dos Reis Souza,Therezinha Coelho de Albuquerque,Carlos Jesivan Marques |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza,Maria Cristina Almeida de Casotti,Elisete Mello,Andréa Cristina de Farias Goyatá,Frederico dos Reis Souza,Therezinha Coelho de Albuquerque,Carlos Jesivan Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Ensino Superior Curriculum |
topic |
Aprendizagem Ensino Superior Curriculum |
description |
Os autores relatam a experiência de adoção de ações interdisciplinares no processo de ensino-aprendizagem no curso de Odontologia da Universidade Severino Sombra (USS), as quais foram realizadas com fomento do Pró-Saúde. O objetivo do trabalho é descrever as etapas da construção da proposta, a metodologia adotada, as dificuldades e resistências enfrentadas, assim como os resultados e seus desdobramentos. A partir do relato é possível concluir que as ações interdisciplinares podem ser praticadas no ensino superior desde que haja uma diretriz no projeto pedagógico, uma equipe docente comprometida com a inovação metodológica e gestores institucionais empenhados em efetuar mudanças. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300023 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022012000300023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005008592896 |