Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Construindo a Capacitação em Londrina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Gerson Zanetta de
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de, Ferreira Filho,Olavo Franco, Linhares,Rosa Elisa de Carvalho, Oberdiek,Hermann Iark, Colus,Ilce Mara de Syllos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100005
Resumo: Resumo: Objetivo: registrar as ações desenvolvidas pela comissão de capacitação docente (CC) do curso médico na Universidade Estadual de Londrina (UEL, no sentido de sensibilizar e treinar professores durante a implementação da ABP. Método: Consulta ao arquivo dos registros das ações da CC e análise das atividades desenvolvidas. Resultados: Entre 1977 e 2001, foram realizados cursos de sensibilização, de aprofundamento em ABP; de elaboração de problemas, de construção de módulo temático, fóruns de tutores e cursos de capacitação de tutores com dois desenhos. As atividades desenvolvidas nossos cursos influenciaram: observar e vivenciar grupos tutoriais; elaborar problemas; planejar módulos temáticos; discutir os passos da dinâmica tutorial e os problemas surgidos no desempenho da avaliação. Conclusão: o programa de capacitação docente em Londrina foi construído a partir de demandas surgidas com a implementação da nova metodologia de acordo com o grau de inscrição e resistência dos docentes ao processo. Avalia-se compositivo o trabalho desenvolvido e aponta-se como pertinente um programa de capacitação mais abrangente, que envolva as instâncias gerenciais, profissionais e pedagógicas do processo.
id ABEM-1_0f9723e3ca6b0ffdbafc963d95c23ab0
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022003000100005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Construindo a Capacitação em LondrinaEducação MédicaDocente de MedicinaCapacitaçãoAprendizagem Baseada em ProblemasResumo: Objetivo: registrar as ações desenvolvidas pela comissão de capacitação docente (CC) do curso médico na Universidade Estadual de Londrina (UEL, no sentido de sensibilizar e treinar professores durante a implementação da ABP. Método: Consulta ao arquivo dos registros das ações da CC e análise das atividades desenvolvidas. Resultados: Entre 1977 e 2001, foram realizados cursos de sensibilização, de aprofundamento em ABP; de elaboração de problemas, de construção de módulo temático, fóruns de tutores e cursos de capacitação de tutores com dois desenhos. As atividades desenvolvidas nossos cursos influenciaram: observar e vivenciar grupos tutoriais; elaborar problemas; planejar módulos temáticos; discutir os passos da dinâmica tutorial e os problemas surgidos no desempenho da avaliação. Conclusão: o programa de capacitação docente em Londrina foi construído a partir de demandas surgidas com a implementação da nova metodologia de acordo com o grau de inscrição e resistência dos docentes ao processo. Avalia-se compositivo o trabalho desenvolvido e aponta-se como pertinente um programa de capacitação mais abrangente, que envolva as instâncias gerenciais, profissionais e pedagógicas do processo.Associação Brasileira de Educação Médica2003-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100005Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.1 2003reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v27.1-002info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Gerson Zanetta deAlmeida,Henriqueta Galvanin Guidio deFerreira Filho,Olavo FrancoLinhares,Rosa Elisa de CarvalhoOberdiek,Hermann IarkColus,Ilce Mara de Syllospor2021-02-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022003000100005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-02-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Construindo a Capacitação em Londrina
title Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Construindo a Capacitação em Londrina
spellingShingle Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Construindo a Capacitação em Londrina
Lima,Gerson Zanetta de
Educação Médica
Docente de Medicina
Capacitação
Aprendizagem Baseada em Problemas
title_short Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Construindo a Capacitação em Londrina
title_full Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Construindo a Capacitação em Londrina
title_fullStr Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Construindo a Capacitação em Londrina
title_full_unstemmed Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Construindo a Capacitação em Londrina
title_sort Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) Construindo a Capacitação em Londrina
author Lima,Gerson Zanetta de
author_facet Lima,Gerson Zanetta de
Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de
Ferreira Filho,Olavo Franco
Linhares,Rosa Elisa de Carvalho
Oberdiek,Hermann Iark
Colus,Ilce Mara de Syllos
author_role author
author2 Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de
Ferreira Filho,Olavo Franco
Linhares,Rosa Elisa de Carvalho
Oberdiek,Hermann Iark
Colus,Ilce Mara de Syllos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Gerson Zanetta de
Almeida,Henriqueta Galvanin Guidio de
Ferreira Filho,Olavo Franco
Linhares,Rosa Elisa de Carvalho
Oberdiek,Hermann Iark
Colus,Ilce Mara de Syllos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Docente de Medicina
Capacitação
Aprendizagem Baseada em Problemas
topic Educação Médica
Docente de Medicina
Capacitação
Aprendizagem Baseada em Problemas
description Resumo: Objetivo: registrar as ações desenvolvidas pela comissão de capacitação docente (CC) do curso médico na Universidade Estadual de Londrina (UEL, no sentido de sensibilizar e treinar professores durante a implementação da ABP. Método: Consulta ao arquivo dos registros das ações da CC e análise das atividades desenvolvidas. Resultados: Entre 1977 e 2001, foram realizados cursos de sensibilização, de aprofundamento em ABP; de elaboração de problemas, de construção de módulo temático, fóruns de tutores e cursos de capacitação de tutores com dois desenhos. As atividades desenvolvidas nossos cursos influenciaram: observar e vivenciar grupos tutoriais; elaborar problemas; planejar módulos temáticos; discutir os passos da dinâmica tutorial e os problemas surgidos no desempenho da avaliação. Conclusão: o programa de capacitação docente em Londrina foi construído a partir de demandas surgidas com a implementação da nova metodologia de acordo com o grau de inscrição e resistência dos docentes ao processo. Avalia-se compositivo o trabalho desenvolvido e aponta-se como pertinente um programa de capacitação mais abrangente, que envolva as instâncias gerenciais, profissionais e pedagógicas do processo.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022003000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v27.1-002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.27 n.1 2003
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003145273344