Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa Silva, Thiago
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/85927
Resumo: Orientador (a): Dra.Ana Maria Soek
id UFPR_277d79a61ada5244913f17f1dd5f36b7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/85927
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de EnsinoSoek, Ana Maria, 1981-Barbosa Silva, Thiago2024-01-08T17:44:11Z2024-01-08T17:44:11Z2023https://hdl.handle.net/1884/85927Orientador (a): Dra.Ana Maria SoekDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e prática de ensino. Defesa : Curitiba, 14/08/2023Inclui referênciasResumo: A presente dissertação propõe-se a investigar a aplicabilidade da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em contextos da Educação Básica comparando os conceitos base da ABP frente ao Projeto Político Pedagógico da instituição e a prática pedagógica proposta. No intuito de alcançar esse objetivo, realizou-se uma revisão sistemática e integrativa entre os autores para identificar os principais conceitos da Aprendizagem Baseada em Problemas. Nessa fundamentação teórica, utilizou-se autores como Paulo Freire (1987), Barrows (1986), Berbel (1998), Delisle (2000), Barell (2007), Souza e Dourado (2015). Sucedeu-se também uma análise documental para verificar os princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola investigada e pela coleta de dados analisou-se a organização do trabalho pedagógico dos docentes frente ao Projeto Político-Pedagógico e aos princípios da Aprendizagem Baseada em Problemas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com estudo exploratório-descritivo e documental no PPP da escola, sobre a implementação da metodologia. O conceito da ABP criado por Barrows (1986) representa ua metodologia de aprendizagem que tem por base a utilização de problemas como ponto de partida para a aquisição e integração de novos conhecimentos promovendo uma aprendizagem centrada no aluno com a utilização desta metodologia ativa. A partir dessa definição e da análise realizada concluiu-se que os discentes conseguem desenvolver as habilidades para solucionar situaçõesproblemas que levarão para a vida adulta. No entando, não fica claro se os mesmos conseguiram absorver o conteúdo necessário das disciplinas através das pesquisas guiadas. Porém, ao utilizar a ABP os estudantes exercitam suas habilidades de análise crítica das situações-problema e do cenário para a compreensão e a resolução, sendo essencial para cidadãos no século XXI.Abstract: This dissertation research proposes to investigate the applicability of Problem-Based Learning (PBL) in contexts of Basic Education, comparing the basic concepts of PBL against the Political Pedagogical Project of the institution and the proposed pedagogical practice. In order to achieve this objective, a systematic and integrative review was carried out among the authors to identify the main concepts of Problem-Based Learning. In this theoretical foundation, authors such as Paulo Freire (1987), Barrows (1986), Berbel (1998), Delisle (2000), Barell (2007), Souza e Dourado (2015) were used. A document analysis was also carried out to verify the principles of Problem-Based Learning in the Pedagogical Political Project - PPP of the investigated school and, through data collection, analyze the organization of the teachers' pedagogical work in view of the Political- Pedagogical Project and the principles of Based Learning. in Problems. This is a qualitative research, with an exploratory-descriptive and documental study in the school's PPP, on the implementation of the methodology. The concept of Problem-Based Learning created by Barrows (1986) represents a learning methodology based on the use of problems as a starting point for the acquisition and integration of new knowledge, promoting studentcentered learning with the use of this active methodology. . Based on this definition and the analysis carried out in this research, it was concluded that students are able to develop the skills to solve problem-situations that they will carry into adult life, however, it is not clear whether students were able to absorb the necessary content of disciplines through of guided searches. However, when using the PBL, students exercise their critical analysis skills of problem situations and the scenario for understanding and resolution, this skill becomes essential for citizens in the 21st century.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoAprendizagem baseada em problemasEducação básicaEnsino - MetodologiaAprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - THIAGO BARBOSA SILVA.pdfapplication/pdf5951513https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85927/1/R%20-%20D%20-%20THIAGO%20BARBOSA%20SILVA.pdf9aa22ca729dfd84315b5a0be62b598caMD51open access1884/859272024-01-08 14:44:11.96open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/85927Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-01-08T17:44:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
title Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
spellingShingle Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
Barbosa Silva, Thiago
Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Educação básica
Ensino - Metodologia
title_short Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
title_full Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
title_fullStr Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
title_full_unstemmed Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
title_sort Aprendizagem baseada em problemas (ABP) no contexto da educação básica
author Barbosa Silva, Thiago
author_facet Barbosa Silva, Thiago
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soek, Ana Maria, 1981-
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa Silva, Thiago
contributor_str_mv Soek, Ana Maria, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Educação básica
Ensino - Metodologia
topic Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Educação básica
Ensino - Metodologia
description Orientador (a): Dra.Ana Maria Soek
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-08T17:44:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-08T17:44:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/85927
url https://hdl.handle.net/1884/85927
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/85927/1/R%20-%20D%20-%20THIAGO%20BARBOSA%20SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9aa22ca729dfd84315b5a0be62b598ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898757572395008