Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros,Maria das Neves Dantas da Silveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva,Marcia Cristina Amélia da, Oliveira Neto,Nestor Rodrigues de, Escarião,Abelardo Gonçalves, Albuquerque,Afonso Luiz Tavares de
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400751
Resumo: RESUMO O eletrocardiograma é um método diagnóstico de simples execução, de grande utilidade nos diagnósticos das doenças cardiovasculares, sobretudo as agudas, como as arritmias e o infarto agudo do miocárdio. O seu entendimento não é claro, provavelmente porque a base da explicação é voltada para conceitos básicos da física, atrelado ao ensinamento mais teórico que prático aos estudantes de medicina. A presente experiência mostra o modelo criado e adotado para explicar um método de ensino desenvolvido com os devidos materiais fornecidos à população alvo do ensino: estudantes de medicina e médicos residentes de cardiologia e outras especialidades clínicas, que fazem prática de estágio obrigatório dos seus respectivos programas de aprendizagem em uma emergência cardiológica de um hospital universitário em Recife/PE.
id ABEM-1_108fee27c103a4610bfb6d3ddcdfdd07
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000400751
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECGEletrocardiogramaEducação de Graduação em MedicinaEducação MédicaRESUMO O eletrocardiograma é um método diagnóstico de simples execução, de grande utilidade nos diagnósticos das doenças cardiovasculares, sobretudo as agudas, como as arritmias e o infarto agudo do miocárdio. O seu entendimento não é claro, provavelmente porque a base da explicação é voltada para conceitos básicos da física, atrelado ao ensinamento mais teórico que prático aos estudantes de medicina. A presente experiência mostra o modelo criado e adotado para explicar um método de ensino desenvolvido com os devidos materiais fornecidos à população alvo do ensino: estudantes de medicina e médicos residentes de cardiologia e outras especialidades clínicas, que fazem prática de estágio obrigatório dos seus respectivos programas de aprendizagem em uma emergência cardiológica de um hospital universitário em Recife/PE.Associação Brasileira de Educação Médica2016-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400751Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.4 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n4e01292015info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,Maria das Neves Dantas da SilveiraSilva,Marcia Cristina Amélia daOliveira Neto,Nestor Rodrigues deEscarião,Abelardo GonçalvesAlbuquerque,Afonso Luiz Tavares depor2017-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000400751Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2017-02-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECG
title Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECG
spellingShingle Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECG
Barros,Maria das Neves Dantas da Silveira
Eletrocardiograma
Educação de Graduação em Medicina
Educação Médica
title_short Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECG
title_full Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECG
title_fullStr Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECG
title_full_unstemmed Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECG
title_sort Nova Metodologia de Ensino do ECG: Desmistificando a Teoria na Prática – Ensino Prático do ECG
author Barros,Maria das Neves Dantas da Silveira
author_facet Barros,Maria das Neves Dantas da Silveira
Silva,Marcia Cristina Amélia da
Oliveira Neto,Nestor Rodrigues de
Escarião,Abelardo Gonçalves
Albuquerque,Afonso Luiz Tavares de
author_role author
author2 Silva,Marcia Cristina Amélia da
Oliveira Neto,Nestor Rodrigues de
Escarião,Abelardo Gonçalves
Albuquerque,Afonso Luiz Tavares de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros,Maria das Neves Dantas da Silveira
Silva,Marcia Cristina Amélia da
Oliveira Neto,Nestor Rodrigues de
Escarião,Abelardo Gonçalves
Albuquerque,Afonso Luiz Tavares de
dc.subject.por.fl_str_mv Eletrocardiograma
Educação de Graduação em Medicina
Educação Médica
topic Eletrocardiograma
Educação de Graduação em Medicina
Educação Médica
description RESUMO O eletrocardiograma é um método diagnóstico de simples execução, de grande utilidade nos diagnósticos das doenças cardiovasculares, sobretudo as agudas, como as arritmias e o infarto agudo do miocárdio. O seu entendimento não é claro, provavelmente porque a base da explicação é voltada para conceitos básicos da física, atrelado ao ensinamento mais teórico que prático aos estudantes de medicina. A presente experiência mostra o modelo criado e adotado para explicar um método de ensino desenvolvido com os devidos materiais fornecidos à população alvo do ensino: estudantes de medicina e médicos residentes de cardiologia e outras especialidades clínicas, que fazem prática de estágio obrigatório dos seus respectivos programas de aprendizagem em uma emergência cardiológica de um hospital universitário em Recife/PE.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400751
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n4e01292015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.4 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006467162112