Formação em noções básicas de interpretação de ECG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, David Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/8783
Resumo: O ECG (eletrocardiograma) de 12 derivações possui ampla utilidade, sendo usado tanto para rastreio como diagnóstico de doenças cardíacas. Vários estudos demonstram que a capacidade de interpretação de ECG entre estudantes de medicina e jovens médicos é insuficiente, não estando ainda definido qual o melhor método de aprendizagem. Pretende-se com este estudo avaliar a margem de progressão dos conhecimentos dos estudantes, em interpretação de ECG, entre o início e o final da formação e avaliar a repercussão que os métodos de ensino (e-learning e tradicional) têm no seu desempenho e satisfação. A amostra (n=134) consistiu em alunos do 2º ano de medicina que escolheram voluntariamente o método de ensino, integrando-se assim em 4 grupos: A (e-learning), B (tradicional), C (ambos os métodos) e D (nenhum método). Foi realizado um pré-teste no início e um pós-teste no final da formação, ambos iguais e com 11 casos. Foi ainda aplicado um questionário demográfico e de satisfação. Para análise estatística o nível a foi 0.05. A classificação média do pré-teste foi 35.55%. A progressão média entre o pré-teste e o pós-teste foi 57.35%, sendo esta estatisticamente significativa (p<0.001). Parece haver diferenças estatisticamente significativas quanto às classificações médias obtidas no Pós-Teste, sendo estas maiores nos grupos A, B e C quando comparadas com o grupo D (p=0.005, p=0.02, p=0.001 respetivamente). A progressão média entre o pré-teste e o pós-teste não foi afetada pelo método de ensino (p=0.156). Quanto à satisfação com a formação, avaliada numa escala de 1 a 5, alunos com satisfação de 4 e 5 obtiveram classificações no pós-teste significativamente maiores que os que reportaram uma satisfação de 3 (p<0.001 em ambos), assim como maiores progressões médias (p<0.001, p=0.046 respetivamente). A satisfação com o método e-learning (Média=4.59, Desvio-Padrão=0.561) foi significativamente maior que a satisfação com o método tradicional (Média=3.69, Desvio-Padrão=0.872) (p<0.001). Não foram encontradas diferenças significativas no desempenho dos estudantes entre os métodos e-learning, tradicional e misto (blended learning), no entanto todos estes foram melhores quando comparados com o não uso de método de ensino. A satisfação afetou significativamente o desempenho dos alunos, sendo que maiores níveis de satisfação resultaram em melhores classificações. Considerando que o método e-learning obteve níveis de satisfação significativamente superiores ao método tradicional, possivelmente a sua inclusão em formações de interpretação de ECG se associe a maiores níveis de satisfação e, consequentemente, a melhor desempenho dos alunos, melhorando a eficácia de tais formações.
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A amostra (n=134) consistiu em alunos do 2º ano de medicina que escolheram voluntariamente o método de ensino, integrando-se assim em 4 grupos: A (e-learning), B (tradicional), C (ambos os métodos) e D (nenhum método). Foi realizado um pré-teste no início e um pós-teste no final da formação, ambos iguais e com 11 casos. Foi ainda aplicado um questionário demográfico e de satisfação. Para análise estatística o nível a foi 0.05. A classificação média do pré-teste foi 35.55%. A progressão média entre o pré-teste e o pós-teste foi 57.35%, sendo esta estatisticamente significativa (p<0.001). Parece haver diferenças estatisticamente significativas quanto às classificações médias obtidas no Pós-Teste, sendo estas maiores nos grupos A, B e C quando comparadas com o grupo D (p=0.005, p=0.02, p=0.001 respetivamente). A progressão média entre o pré-teste e o pós-teste não foi afetada pelo método de ensino (p=0.156). Quanto à satisfação com a formação, avaliada numa escala de 1 a 5, alunos com satisfação de 4 e 5 obtiveram classificações no pós-teste significativamente maiores que os que reportaram uma satisfação de 3 (p<0.001 em ambos), assim como maiores progressões médias (p<0.001, p=0.046 respetivamente). A satisfação com o método e-learning (Média=4.59, Desvio-Padrão=0.561) foi significativamente maior que a satisfação com o método tradicional (Média=3.69, Desvio-Padrão=0.872) (p<0.001). Não foram encontradas diferenças significativas no desempenho dos estudantes entre os métodos e-learning, tradicional e misto (blended learning), no entanto todos estes foram melhores quando comparados com o não uso de método de ensino. A satisfação afetou significativamente o desempenho dos alunos, sendo que maiores níveis de satisfação resultaram em melhores classificações. Considerando que o método e-learning obteve níveis de satisfação significativamente superiores ao método tradicional, possivelmente a sua inclusão em formações de interpretação de ECG se associe a maiores níveis de satisfação e, consequentemente, a melhor desempenho dos alunos, melhorando a eficácia de tais formações.The 12-lead ECG (electrocardiogram) has a wide usefulness, being used both for screening and diagnosis of heart diseases. Several studies have shown that the ability to interpret ECG among medical students and young medical doctors is insufficient. The best learning method is not yet defined. This study intends to evaluate the progression of the students' knowledge in ECG interpretation during the training and to assess the repercussion that the learning methods (e-learning and traditional) have in their performance and satisfaction. The sample (n=134) consisted of 2nd year medicine students who voluntarily chose their learning method, thus integrating into 4 groups: A (e-learning), B (traditional), C (both methods) and D (no method). A pre-test was performed at the beginning and a post-test at the end of the training, both equal and with 11 cases. A demographic and satisfaction survey was also applied. For statistical analysis, the a level was 0.05. The mean pre-test score was 35.55%. The mean progression between pre-test and post-test was 57.35%, and it was statistically significant (p<0.001). There seems to be statistically significant differences in the mean post-test scores, being these higher in groups A, B and C when compared with group D (p=0.005, p=0.02, p=0.001 respectively). The mean progression between the pre-test and the post-test was not affected by the learning method (p=0.156). Regarding the satisfaction with the training, assessed on a scale of 1 to 5, students with a satisfaction of 4 and 5 obtained significantly higher post-test scores than those who reported a satisfaction of 3 (p<0.001 in both), as well as higher average pre-test to post-test progressions (p<0.001, p=0.046 respectively). Satisfaction with e-learning (mean=4.59, standard deviation=0.561) was significantly higher than the satisfaction with the traditional method (mean=3.69, standard deviation=0.872) (p<0.001). No significant differences were found in the students' performance between the e-learning, traditional and mixed (blended learning) methods, however all of these were better when compared to the non-use of learning method. Satisfaction significantly affected the students' performance, with higher satisfaction levels resulting in better classifications. Considering that the e-learning method obtained significantly higher satisfaction levels than the traditional method, it is possible that its inclusion in ECG interpretation trainings is associated with higher levels of satisfaction and, consequently, with better students’ performance, therefore improving the effectiveness of such trainings.Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deLito, Pedro Filipe Roque MartinsuBibliorumGomes, David Silva2020-01-27T17:09:24Z2019-07-042019-05-292019-07-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8783TID:202373819porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:49:06Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8783Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:02.836624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description O ECG (eletrocardiograma) de 12 derivações possui ampla utilidade, sendo usado tanto para rastreio como diagnóstico de doenças cardíacas. Vários estudos demonstram que a capacidade de interpretação de ECG entre estudantes de medicina e jovens médicos é insuficiente, não estando ainda definido qual o melhor método de aprendizagem. Pretende-se com este estudo avaliar a margem de progressão dos conhecimentos dos estudantes, em interpretação de ECG, entre o início e o final da formação e avaliar a repercussão que os métodos de ensino (e-learning e tradicional) têm no seu desempenho e satisfação. A amostra (n=134) consistiu em alunos do 2º ano de medicina que escolheram voluntariamente o método de ensino, integrando-se assim em 4 grupos: A (e-learning), B (tradicional), C (ambos os métodos) e D (nenhum método). Foi realizado um pré-teste no início e um pós-teste no final da formação, ambos iguais e com 11 casos. Foi ainda aplicado um questionário demográfico e de satisfação. Para análise estatística o nível a foi 0.05. A classificação média do pré-teste foi 35.55%. A progressão média entre o pré-teste e o pós-teste foi 57.35%, sendo esta estatisticamente significativa (p<0.001). Parece haver diferenças estatisticamente significativas quanto às classificações médias obtidas no Pós-Teste, sendo estas maiores nos grupos A, B e C quando comparadas com o grupo D (p=0.005, p=0.02, p=0.001 respetivamente). A progressão média entre o pré-teste e o pós-teste não foi afetada pelo método de ensino (p=0.156). Quanto à satisfação com a formação, avaliada numa escala de 1 a 5, alunos com satisfação de 4 e 5 obtiveram classificações no pós-teste significativamente maiores que os que reportaram uma satisfação de 3 (p<0.001 em ambos), assim como maiores progressões médias (p<0.001, p=0.046 respetivamente). A satisfação com o método e-learning (Média=4.59, Desvio-Padrão=0.561) foi significativamente maior que a satisfação com o método tradicional (Média=3.69, Desvio-Padrão=0.872) (p<0.001). Não foram encontradas diferenças significativas no desempenho dos estudantes entre os métodos e-learning, tradicional e misto (blended learning), no entanto todos estes foram melhores quando comparados com o não uso de método de ensino. A satisfação afetou significativamente o desempenho dos alunos, sendo que maiores níveis de satisfação resultaram em melhores classificações. Considerando que o método e-learning obteve níveis de satisfação significativamente superiores ao método tradicional, possivelmente a sua inclusão em formações de interpretação de ECG se associe a maiores níveis de satisfação e, consequentemente, a melhor desempenho dos alunos, melhorando a eficácia de tais formações.
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