Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Mariana Sampaio de
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Kerbauy,Mariana Nassif, Ferreira,Camila Nassif Martins, Schiavão,Lucas José Vaz, Andrade,Rodrigo Franzoso Almeida de, Spadella,Maria Angélica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100012
Resumo: A Embriologia Humana é de extrema importância na formação de profissionais de saúde, porém seu estudo, muitas vezes, é considerado desestimulante, decorativo e sem significado prático para muitos estudantes, tornando-se pouco efetivo. Este trabalho objetivou produzir material didático interativo com modelos embrionários representativos do desenvolvimento embrionário do sistema nervoso. Para avaliar de forma qualitativa a real efetividade e capacidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas, o material foi aplicado aos estudantes da primeira série de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Os estudantes consideraram que o material contribuiu para o entendimento do tema e facilitou a visualização dos eventos embrionários, além de despertar o interesse pelo estudo da disciplina. O material serviu como recurso para sedimentar o conhecimento e suscitou nos estudantes a integração dos conhecimentos com outras disciplinas. Em termos qualitativos, a análise dos questionários dos estudantes indicou que o material didático produzido foi efetivo na aprendizagem e funcionou como recurso na aprendizagem autodirigida, favorecendo a diversificação de fontes de busca e sendo complementar a livros-texto e outros materiais teóricos.
id ABEM-1_1538d236db2a99c1ea8a30b0414763cb
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000100012
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantesEmbriologiaEducação MédicaMateriais de EnsinoA Embriologia Humana é de extrema importância na formação de profissionais de saúde, porém seu estudo, muitas vezes, é considerado desestimulante, decorativo e sem significado prático para muitos estudantes, tornando-se pouco efetivo. Este trabalho objetivou produzir material didático interativo com modelos embrionários representativos do desenvolvimento embrionário do sistema nervoso. Para avaliar de forma qualitativa a real efetividade e capacidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas, o material foi aplicado aos estudantes da primeira série de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Os estudantes consideraram que o material contribuiu para o entendimento do tema e facilitou a visualização dos eventos embrionários, além de despertar o interesse pelo estudo da disciplina. O material serviu como recurso para sedimentar o conhecimento e suscitou nos estudantes a integração dos conhecimentos com outras disciplinas. Em termos qualitativos, a análise dos questionários dos estudantes indicou que o material didático produzido foi efetivo na aprendizagem e funcionou como recurso na aprendizagem autodirigida, favorecendo a diversificação de fontes de busca e sendo complementar a livros-texto e outros materiais teóricos.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100012Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000100012info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Mariana Sampaio deKerbauy,Mariana NassifFerreira,Camila Nassif MartinsSchiavão,Lucas José VazAndrade,Rodrigo Franzoso Almeida deSpadella,Maria Angélicapor2021-01-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000100012Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes
title Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes
spellingShingle Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes
Oliveira,Mariana Sampaio de
Embriologia
Educação Médica
Materiais de Ensino
title_short Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes
title_full Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes
title_fullStr Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes
title_full_unstemmed Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes
title_sort Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes
author Oliveira,Mariana Sampaio de
author_facet Oliveira,Mariana Sampaio de
Kerbauy,Mariana Nassif
Ferreira,Camila Nassif Martins
Schiavão,Lucas José Vaz
Andrade,Rodrigo Franzoso Almeida de
Spadella,Maria Angélica
author_role author
author2 Kerbauy,Mariana Nassif
Ferreira,Camila Nassif Martins
Schiavão,Lucas José Vaz
Andrade,Rodrigo Franzoso Almeida de
Spadella,Maria Angélica
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Mariana Sampaio de
Kerbauy,Mariana Nassif
Ferreira,Camila Nassif Martins
Schiavão,Lucas José Vaz
Andrade,Rodrigo Franzoso Almeida de
Spadella,Maria Angélica
dc.subject.por.fl_str_mv Embriologia
Educação Médica
Materiais de Ensino
topic Embriologia
Educação Médica
Materiais de Ensino
description A Embriologia Humana é de extrema importância na formação de profissionais de saúde, porém seu estudo, muitas vezes, é considerado desestimulante, decorativo e sem significado prático para muitos estudantes, tornando-se pouco efetivo. Este trabalho objetivou produzir material didático interativo com modelos embrionários representativos do desenvolvimento embrionário do sistema nervoso. Para avaliar de forma qualitativa a real efetividade e capacidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas, o material foi aplicado aos estudantes da primeira série de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Os estudantes consideraram que o material contribuiu para o entendimento do tema e facilitou a visualização dos eventos embrionários, além de despertar o interesse pelo estudo da disciplina. O material serviu como recurso para sedimentar o conhecimento e suscitou nos estudantes a integração dos conhecimentos com outras disciplinas. Em termos qualitativos, a análise dos questionários dos estudantes indicou que o material didático produzido foi efetivo na aprendizagem e funcionou como recurso na aprendizagem autodirigida, favorecendo a diversificação de fontes de busca e sendo complementar a livros-texto e outros materiais teóricos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000100012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004917366784