Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100012 |
Resumo: | A Embriologia Humana é de extrema importância na formação de profissionais de saúde, porém seu estudo, muitas vezes, é considerado desestimulante, decorativo e sem significado prático para muitos estudantes, tornando-se pouco efetivo. Este trabalho objetivou produzir material didático interativo com modelos embrionários representativos do desenvolvimento embrionário do sistema nervoso. Para avaliar de forma qualitativa a real efetividade e capacidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas, o material foi aplicado aos estudantes da primeira série de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Os estudantes consideraram que o material contribuiu para o entendimento do tema e facilitou a visualização dos eventos embrionários, além de despertar o interesse pelo estudo da disciplina. O material serviu como recurso para sedimentar o conhecimento e suscitou nos estudantes a integração dos conhecimentos com outras disciplinas. Em termos qualitativos, a análise dos questionários dos estudantes indicou que o material didático produzido foi efetivo na aprendizagem e funcionou como recurso na aprendizagem autodirigida, favorecendo a diversificação de fontes de busca e sendo complementar a livros-texto e outros materiais teóricos. |
id |
ABEM-1_1538d236db2a99c1ea8a30b0414763cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022012000100012 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantesEmbriologiaEducação MédicaMateriais de EnsinoA Embriologia Humana é de extrema importância na formação de profissionais de saúde, porém seu estudo, muitas vezes, é considerado desestimulante, decorativo e sem significado prático para muitos estudantes, tornando-se pouco efetivo. Este trabalho objetivou produzir material didático interativo com modelos embrionários representativos do desenvolvimento embrionário do sistema nervoso. Para avaliar de forma qualitativa a real efetividade e capacidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas, o material foi aplicado aos estudantes da primeira série de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Os estudantes consideraram que o material contribuiu para o entendimento do tema e facilitou a visualização dos eventos embrionários, além de despertar o interesse pelo estudo da disciplina. O material serviu como recurso para sedimentar o conhecimento e suscitou nos estudantes a integração dos conhecimentos com outras disciplinas. Em termos qualitativos, a análise dos questionários dos estudantes indicou que o material didático produzido foi efetivo na aprendizagem e funcionou como recurso na aprendizagem autodirigida, favorecendo a diversificação de fontes de busca e sendo complementar a livros-texto e outros materiais teóricos.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100012Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000100012info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Mariana Sampaio deKerbauy,Mariana NassifFerreira,Camila Nassif MartinsSchiavão,Lucas José VazAndrade,Rodrigo Franzoso Almeida deSpadella,Maria Angélicapor2021-01-26T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000100012Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-26T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes |
title |
Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes |
spellingShingle |
Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes Oliveira,Mariana Sampaio de Embriologia Educação Médica Materiais de Ensino |
title_short |
Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes |
title_full |
Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes |
title_fullStr |
Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes |
title_full_unstemmed |
Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes |
title_sort |
Uso de material didático sobre embriologia do sistema nervoso: avaliação dos estudantes |
author |
Oliveira,Mariana Sampaio de |
author_facet |
Oliveira,Mariana Sampaio de Kerbauy,Mariana Nassif Ferreira,Camila Nassif Martins Schiavão,Lucas José Vaz Andrade,Rodrigo Franzoso Almeida de Spadella,Maria Angélica |
author_role |
author |
author2 |
Kerbauy,Mariana Nassif Ferreira,Camila Nassif Martins Schiavão,Lucas José Vaz Andrade,Rodrigo Franzoso Almeida de Spadella,Maria Angélica |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Mariana Sampaio de Kerbauy,Mariana Nassif Ferreira,Camila Nassif Martins Schiavão,Lucas José Vaz Andrade,Rodrigo Franzoso Almeida de Spadella,Maria Angélica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Embriologia Educação Médica Materiais de Ensino |
topic |
Embriologia Educação Médica Materiais de Ensino |
description |
A Embriologia Humana é de extrema importância na formação de profissionais de saúde, porém seu estudo, muitas vezes, é considerado desestimulante, decorativo e sem significado prático para muitos estudantes, tornando-se pouco efetivo. Este trabalho objetivou produzir material didático interativo com modelos embrionários representativos do desenvolvimento embrionário do sistema nervoso. Para avaliar de forma qualitativa a real efetividade e capacidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem no contexto da Aprendizagem Baseada em Problemas, o material foi aplicado aos estudantes da primeira série de Medicina e Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Os estudantes consideraram que o material contribuiu para o entendimento do tema e facilitou a visualização dos eventos embrionários, além de despertar o interesse pelo estudo da disciplina. O material serviu como recurso para sedimentar o conhecimento e suscitou nos estudantes a integração dos conhecimentos com outras disciplinas. Em termos qualitativos, a análise dos questionários dos estudantes indicou que o material didático produzido foi efetivo na aprendizagem e funcionou como recurso na aprendizagem autodirigida, favorecendo a diversificação de fontes de busca e sendo complementar a livros-texto e outros materiais teóricos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022012000100012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004917366784 |