O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma Reflexão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300211 |
Resumo: | Resumo: O estudo de comportamentos sociais tem sido sempre um grande desafio, dada a diversidade de fatores que podem estar envolvidos. No entanto, alguns comportamentos podem ser explicados e compreendidas através de equações matemáticas, como feito por Nash no trabalho “Equilíbrio de Nash e Teoria dos Jogos”. O comportamento baseado na cooperação entre pessoas ou grupos é o mais clássico dos comportamentos “matemáticos”. Atualmente, a relação entre empregados e empregadores na área da educação vem sofrendo um grande desgaste, e nesta situação é bem demonstrado que se estabeleceu um equilíbrio como o descrito por Nash. O indício disto é encontrado na frase, muito frequente, “eles fingem que pagam e eu finjo que trabalho”, que traduz um comportamento não-cooperativo entre a universidade e o professor. Isto tem relação com o fato de que o paradigma do ensino atual está superado e não fornece mais as soluções necessárias para obter um equilíbrio cooperativo. No ensino médico isso é mais evidente, pois além dos problemas conjunturais, existem os específicos da área médica. O modelo tradicional não tem se mostrado eficaz para o novo desafio: “life-long learning”. A mudança de paradigma é imperativa, e vem se desenvolvendo um novo modelo de ensino médico, que fornece os instrumentos para a formação de um novo modelo de profissional, denominado Ensino Baseado em Problemas (Problem Based Learning - PBL). Esta reflexão tem por objetivo ampliar a diseussão deste novo paradigma. |
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O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma ReflexãoEducação SuperiorJogos ExperimentaisAprendizado Baseado em ProblemasResumo: O estudo de comportamentos sociais tem sido sempre um grande desafio, dada a diversidade de fatores que podem estar envolvidos. No entanto, alguns comportamentos podem ser explicados e compreendidas através de equações matemáticas, como feito por Nash no trabalho “Equilíbrio de Nash e Teoria dos Jogos”. O comportamento baseado na cooperação entre pessoas ou grupos é o mais clássico dos comportamentos “matemáticos”. Atualmente, a relação entre empregados e empregadores na área da educação vem sofrendo um grande desgaste, e nesta situação é bem demonstrado que se estabeleceu um equilíbrio como o descrito por Nash. O indício disto é encontrado na frase, muito frequente, “eles fingem que pagam e eu finjo que trabalho”, que traduz um comportamento não-cooperativo entre a universidade e o professor. Isto tem relação com o fato de que o paradigma do ensino atual está superado e não fornece mais as soluções necessárias para obter um equilíbrio cooperativo. No ensino médico isso é mais evidente, pois além dos problemas conjunturais, existem os específicos da área médica. O modelo tradicional não tem se mostrado eficaz para o novo desafio: “life-long learning”. A mudança de paradigma é imperativa, e vem se desenvolvendo um novo modelo de ensino médico, que fornece os instrumentos para a formação de um novo modelo de profissional, denominado Ensino Baseado em Problemas (Problem Based Learning - PBL). Esta reflexão tem por objetivo ampliar a diseussão deste novo paradigma.Associação Brasileira de Educação Médica2002-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300211Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.3 2002reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v26.3-009info:eu-repo/semantics/openAccessLima Júnior,Emiltonpor2021-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022002000300211Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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