O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma Reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Júnior,Emilton
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300211
Resumo: Resumo: O estudo de comportamentos sociais tem sido sempre um grande desafio, dada a diversidade de fatores que podem estar envolvidos. No entanto, alguns comportamentos podem ser explicados e compreendidas através de equações matemáticas, como feito por Nash no trabalho “Equilíbrio de Nash e Teoria dos Jogos”. O comportamento baseado na cooperação entre pessoas ou grupos é o mais clássico dos comportamentos “matemáticos”. Atualmente, a relação entre empregados e empregadores na área da educação vem sofrendo um grande desgaste, e nesta situação é bem demonstrado que se estabeleceu um equilíbrio como o descrito por Nash. O indício disto é encontrado na frase, muito frequente, “eles fingem que pagam e eu finjo que trabalho”, que traduz um comportamento não-cooperativo entre a universidade e o professor. Isto tem relação com o fato de que o paradigma do ensino atual está superado e não fornece mais as soluções necessárias para obter um equilíbrio cooperativo. No ensino médico isso é mais evidente, pois além dos problemas conjunturais, existem os específicos da área médica. O modelo tradicional não tem se mostrado eficaz para o novo desafio: “life-long learning”. A mudança de paradigma é imperativa, e vem se desenvolvendo um novo modelo de ensino médico, que fornece os instrumentos para a formação de um novo modelo de profissional, denominado Ensino Baseado em Problemas (Problem Based Learning - PBL). Esta reflexão tem por objetivo ampliar a diseussão deste novo paradigma.
id ABEM-1_245430907f7f8762d798fc288dd0451b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022002000300211
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma ReflexãoEducação SuperiorJogos ExperimentaisAprendizado Baseado em ProblemasResumo: O estudo de comportamentos sociais tem sido sempre um grande desafio, dada a diversidade de fatores que podem estar envolvidos. No entanto, alguns comportamentos podem ser explicados e compreendidas através de equações matemáticas, como feito por Nash no trabalho “Equilíbrio de Nash e Teoria dos Jogos”. O comportamento baseado na cooperação entre pessoas ou grupos é o mais clássico dos comportamentos “matemáticos”. Atualmente, a relação entre empregados e empregadores na área da educação vem sofrendo um grande desgaste, e nesta situação é bem demonstrado que se estabeleceu um equilíbrio como o descrito por Nash. O indício disto é encontrado na frase, muito frequente, “eles fingem que pagam e eu finjo que trabalho”, que traduz um comportamento não-cooperativo entre a universidade e o professor. Isto tem relação com o fato de que o paradigma do ensino atual está superado e não fornece mais as soluções necessárias para obter um equilíbrio cooperativo. No ensino médico isso é mais evidente, pois além dos problemas conjunturais, existem os específicos da área médica. O modelo tradicional não tem se mostrado eficaz para o novo desafio: “life-long learning”. A mudança de paradigma é imperativa, e vem se desenvolvendo um novo modelo de ensino médico, que fornece os instrumentos para a formação de um novo modelo de profissional, denominado Ensino Baseado em Problemas (Problem Based Learning - PBL). Esta reflexão tem por objetivo ampliar a diseussão deste novo paradigma.Associação Brasileira de Educação Médica2002-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300211Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.3 2002reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v26.3-009info:eu-repo/semantics/openAccessLima Júnior,Emiltonpor2021-06-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022002000300211Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-06-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma Reflexão
title O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma Reflexão
spellingShingle O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma Reflexão
Lima Júnior,Emilton
Educação Superior
Jogos Experimentais
Aprendizado Baseado em Problemas
title_short O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma Reflexão
title_full O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma Reflexão
title_fullStr O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma Reflexão
title_full_unstemmed O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma Reflexão
title_sort O Dilema do Biscoito e o Ensino Universitário: uma Reflexão
author Lima Júnior,Emilton
author_facet Lima Júnior,Emilton
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Júnior,Emilton
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Jogos Experimentais
Aprendizado Baseado em Problemas
topic Educação Superior
Jogos Experimentais
Aprendizado Baseado em Problemas
description Resumo: O estudo de comportamentos sociais tem sido sempre um grande desafio, dada a diversidade de fatores que podem estar envolvidos. No entanto, alguns comportamentos podem ser explicados e compreendidas através de equações matemáticas, como feito por Nash no trabalho “Equilíbrio de Nash e Teoria dos Jogos”. O comportamento baseado na cooperação entre pessoas ou grupos é o mais clássico dos comportamentos “matemáticos”. Atualmente, a relação entre empregados e empregadores na área da educação vem sofrendo um grande desgaste, e nesta situação é bem demonstrado que se estabeleceu um equilíbrio como o descrito por Nash. O indício disto é encontrado na frase, muito frequente, “eles fingem que pagam e eu finjo que trabalho”, que traduz um comportamento não-cooperativo entre a universidade e o professor. Isto tem relação com o fato de que o paradigma do ensino atual está superado e não fornece mais as soluções necessárias para obter um equilíbrio cooperativo. No ensino médico isso é mais evidente, pois além dos problemas conjunturais, existem os específicos da área médica. O modelo tradicional não tem se mostrado eficaz para o novo desafio: “life-long learning”. A mudança de paradigma é imperativa, e vem se desenvolvendo um novo modelo de ensino médico, que fornece os instrumentos para a formação de um novo modelo de profissional, denominado Ensino Baseado em Problemas (Problem Based Learning - PBL). Esta reflexão tem por objetivo ampliar a diseussão deste novo paradigma.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300211
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000300211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v26.3-009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.26 n.3 2002
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003141079040