A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interface (Botucatu. Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831998000100008 |
Resumo: | Duas importantes propostas inovadoras são objeto de descrição e análise comparativa: a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. As duas propostas, que se desenvolvem a partir de visões teóricas distintas, têm pontos comuns e pontos diferentes. Nas duas propostas, o ensino e a aprendizagem ocorrem a partir de problemas. Na Metodologia da Problematização, enquanto alternativa de metodologia de ensino, os problemas são extraídos da realidade pela observação realizada pelos alunos. Na Aprendizagem Baseada em Problemas, enquanto proposta curricular, os problemas de ensino são elaborados por uma equipe de especialistas para cobrir todos os conhecimentos essenciais do currículo. O conhecimento de suas características não permite confundi-las, mas, com certeza, tomá-las como alternativas inspiradoras de um ensino inovador que ultrapasse a abordagem tradicional. |
id |
UNESP-8_3b7fad706954b384cc3f5150b90e13cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-32831998000100008 |
network_acronym_str |
UNESP-8 |
network_name_str |
Interface (Botucatu. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?Aprendizado Baseado em ProblemasEnsinoDuas importantes propostas inovadoras são objeto de descrição e análise comparativa: a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. As duas propostas, que se desenvolvem a partir de visões teóricas distintas, têm pontos comuns e pontos diferentes. Nas duas propostas, o ensino e a aprendizagem ocorrem a partir de problemas. Na Metodologia da Problematização, enquanto alternativa de metodologia de ensino, os problemas são extraídos da realidade pela observação realizada pelos alunos. Na Aprendizagem Baseada em Problemas, enquanto proposta curricular, os problemas de ensino são elaborados por uma equipe de especialistas para cobrir todos os conhecimentos essenciais do currículo. O conhecimento de suas características não permite confundi-las, mas, com certeza, tomá-las como alternativas inspiradoras de um ensino inovador que ultrapasse a abordagem tradicional.UNESP1998-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831998000100008Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.2 n.2 1998reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32831998000100008info:eu-repo/semantics/openAccessBerbel,Neusi Aparecida Navaspor2009-07-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32831998000100008Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2009-07-28T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? |
title |
A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? |
spellingShingle |
A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Berbel,Neusi Aparecida Navas Aprendizado Baseado em Problemas Ensino |
title_short |
A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? |
title_full |
A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? |
title_fullStr |
A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? |
title_full_unstemmed |
A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? |
title_sort |
A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? |
author |
Berbel,Neusi Aparecida Navas |
author_facet |
Berbel,Neusi Aparecida Navas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berbel,Neusi Aparecida Navas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizado Baseado em Problemas Ensino |
topic |
Aprendizado Baseado em Problemas Ensino |
description |
Duas importantes propostas inovadoras são objeto de descrição e análise comparativa: a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. As duas propostas, que se desenvolvem a partir de visões teóricas distintas, têm pontos comuns e pontos diferentes. Nas duas propostas, o ensino e a aprendizagem ocorrem a partir de problemas. Na Metodologia da Problematização, enquanto alternativa de metodologia de ensino, os problemas são extraídos da realidade pela observação realizada pelos alunos. Na Aprendizagem Baseada em Problemas, enquanto proposta curricular, os problemas de ensino são elaborados por uma equipe de especialistas para cobrir todos os conhecimentos essenciais do currículo. O conhecimento de suas características não permite confundi-las, mas, com certeza, tomá-las como alternativas inspiradoras de um ensino inovador que ultrapasse a abordagem tradicional. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831998000100008 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831998000100008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1414-32831998000100008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.2 n.2 1998 reponame:Interface (Botucatu. Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Interface (Botucatu. Online) |
collection |
Interface (Botucatu. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br |
_version_ |
1748958516361560064 |