A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berbel,Neusi Aparecida Navas
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831998000100008
Resumo: Duas importantes propostas inovadoras são objeto de descrição e análise comparativa: a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. As duas propostas, que se desenvolvem a partir de visões teóricas distintas, têm pontos comuns e pontos diferentes. Nas duas propostas, o ensino e a aprendizagem ocorrem a partir de problemas. Na Metodologia da Problematização, enquanto alternativa de metodologia de ensino, os problemas são extraídos da realidade pela observação realizada pelos alunos. Na Aprendizagem Baseada em Problemas, enquanto proposta curricular, os problemas de ensino são elaborados por uma equipe de especialistas para cobrir todos os conhecimentos essenciais do currículo. O conhecimento de suas características não permite confundi-las, mas, com certeza, tomá-las como alternativas inspiradoras de um ensino inovador que ultrapasse a abordagem tradicional.
id UNESP-8_3b7fad706954b384cc3f5150b90e13cb
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32831998000100008
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?Aprendizado Baseado em ProblemasEnsinoDuas importantes propostas inovadoras são objeto de descrição e análise comparativa: a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. As duas propostas, que se desenvolvem a partir de visões teóricas distintas, têm pontos comuns e pontos diferentes. Nas duas propostas, o ensino e a aprendizagem ocorrem a partir de problemas. Na Metodologia da Problematização, enquanto alternativa de metodologia de ensino, os problemas são extraídos da realidade pela observação realizada pelos alunos. Na Aprendizagem Baseada em Problemas, enquanto proposta curricular, os problemas de ensino são elaborados por uma equipe de especialistas para cobrir todos os conhecimentos essenciais do currículo. O conhecimento de suas características não permite confundi-las, mas, com certeza, tomá-las como alternativas inspiradoras de um ensino inovador que ultrapasse a abordagem tradicional.UNESP1998-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831998000100008Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.2 n.2 1998reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/S1414-32831998000100008info:eu-repo/semantics/openAccessBerbel,Neusi Aparecida Navaspor2009-07-28T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32831998000100008Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2009-07-28T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?
title A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?
spellingShingle A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?
Berbel,Neusi Aparecida Navas
Aprendizado Baseado em Problemas
Ensino
title_short A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?
title_full A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?
title_fullStr A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?
title_full_unstemmed A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?
title_sort A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?
author Berbel,Neusi Aparecida Navas
author_facet Berbel,Neusi Aparecida Navas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berbel,Neusi Aparecida Navas
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado Baseado em Problemas
Ensino
topic Aprendizado Baseado em Problemas
Ensino
description Duas importantes propostas inovadoras são objeto de descrição e análise comparativa: a Metodologia da Problematização e a Aprendizagem Baseada em Problemas. As duas propostas, que se desenvolvem a partir de visões teóricas distintas, têm pontos comuns e pontos diferentes. Nas duas propostas, o ensino e a aprendizagem ocorrem a partir de problemas. Na Metodologia da Problematização, enquanto alternativa de metodologia de ensino, os problemas são extraídos da realidade pela observação realizada pelos alunos. Na Aprendizagem Baseada em Problemas, enquanto proposta curricular, os problemas de ensino são elaborados por uma equipe de especialistas para cobrir todos os conhecimentos essenciais do currículo. O conhecimento de suas características não permite confundi-las, mas, com certeza, tomá-las como alternativas inspiradoras de um ensino inovador que ultrapasse a abordagem tradicional.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831998000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32831998000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1414-32831998000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.2 n.2 1998
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958516361560064