Percepção dos médicos sobre o curso facilitadores de Educação Permanente em Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100018 |
Resumo: | A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia que toma os problemas da prática como objeto de reflexão das equipes de trabalho. Para superar a falta de domínio conceitual e operativo em relação à EPS, foi proposto um curso de facilitadores de educação permanente. Este curso foi desenvolvido no município de Londrina e dele participaram 14 médicos. Com o objetivo de analisar as opiniões sobre o curso e sobre as repercussões no trabalho e na atenção à saúde, os 11 médicos concluintes foram entrevistados, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Para a análise, as questões fechadas foram tabuladas, e o conteúdo das abertas foi analisado por meio da análise temática. Para esses médicos,- Educação Permanente em Saúde. a EPS se constitui em: reflexão acerca dos problemas cotidianos, trabalho em equipe e aprendizagem - Trabalho em Saúde. significativa. Entre as mudanças propiciadas pelo curso, destacaram-se: ampliação do vínculo entre profissionais, democratização da gestão, apropriação dos sistemas de informação, ampliação da capacidade de análise e aprimoramento da prática. As facilidades e dificuldades se referiram principalmente à garantia de infraestrutura (espaço, tempo, material e apoio), mas também foram destacados aspectos relacionados ao trabalho em equipe, como motivação, interesse e participação. |
id |
ABEM-1_2480ce068fff788018a76ff2f95f884d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022011000100018 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção dos médicos sobre o curso facilitadores de Educação Permanente em SaúdeEducação MédicaEducação em SaúdeCapacitaçãoRecursos HumanosEducação Permanente em SaúdeTrabalho em SaúdeA Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia que toma os problemas da prática como objeto de reflexão das equipes de trabalho. Para superar a falta de domínio conceitual e operativo em relação à EPS, foi proposto um curso de facilitadores de educação permanente. Este curso foi desenvolvido no município de Londrina e dele participaram 14 médicos. Com o objetivo de analisar as opiniões sobre o curso e sobre as repercussões no trabalho e na atenção à saúde, os 11 médicos concluintes foram entrevistados, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Para a análise, as questões fechadas foram tabuladas, e o conteúdo das abertas foi analisado por meio da análise temática. Para esses médicos,- Educação Permanente em Saúde. a EPS se constitui em: reflexão acerca dos problemas cotidianos, trabalho em equipe e aprendizagem - Trabalho em Saúde. significativa. Entre as mudanças propiciadas pelo curso, destacaram-se: ampliação do vínculo entre profissionais, democratização da gestão, apropriação dos sistemas de informação, ampliação da capacidade de análise e aprimoramento da prática. As facilidades e dificuldades se referiram principalmente à garantia de infraestrutura (espaço, tempo, material e apoio), mas também foram destacados aspectos relacionados ao trabalho em equipe, como motivação, interesse e participação.Associação Brasileira de Educação Médica2011-03-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100018Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.1 2011reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022011000100018info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,Brigida GimenezTurini,BarbaraNunes,Elisabete de Fátima Polo de A.Bandeira,Isabela FunfasBarbosa,Pâmela Fernanda AlvesTakao,Tânia Sayuripor2011-05-09T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022011000100018Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-05-09T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos médicos sobre o curso facilitadores de Educação Permanente em Saúde |
title |
Percepção dos médicos sobre o curso facilitadores de Educação Permanente em Saúde |
spellingShingle |
Percepção dos médicos sobre o curso facilitadores de Educação Permanente em Saúde Carvalho,Brigida Gimenez Educação Médica Educação em Saúde Capacitação Recursos Humanos Educação Permanente em Saúde Trabalho em Saúde |
title_short |
Percepção dos médicos sobre o curso facilitadores de Educação Permanente em Saúde |
title_full |
Percepção dos médicos sobre o curso facilitadores de Educação Permanente em Saúde |
title_fullStr |
Percepção dos médicos sobre o curso facilitadores de Educação Permanente em Saúde |
title_full_unstemmed |
Percepção dos médicos sobre o curso facilitadores de Educação Permanente em Saúde |
title_sort |
Percepção dos médicos sobre o curso facilitadores de Educação Permanente em Saúde |
author |
Carvalho,Brigida Gimenez |
author_facet |
Carvalho,Brigida Gimenez Turini,Barbara Nunes,Elisabete de Fátima Polo de A. Bandeira,Isabela Funfas Barbosa,Pâmela Fernanda Alves Takao,Tânia Sayuri |
author_role |
author |
author2 |
Turini,Barbara Nunes,Elisabete de Fátima Polo de A. Bandeira,Isabela Funfas Barbosa,Pâmela Fernanda Alves Takao,Tânia Sayuri |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho,Brigida Gimenez Turini,Barbara Nunes,Elisabete de Fátima Polo de A. Bandeira,Isabela Funfas Barbosa,Pâmela Fernanda Alves Takao,Tânia Sayuri |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Educação em Saúde Capacitação Recursos Humanos Educação Permanente em Saúde Trabalho em Saúde |
topic |
Educação Médica Educação em Saúde Capacitação Recursos Humanos Educação Permanente em Saúde Trabalho em Saúde |
description |
A Educação Permanente em Saúde (EPS) é uma estratégia que toma os problemas da prática como objeto de reflexão das equipes de trabalho. Para superar a falta de domínio conceitual e operativo em relação à EPS, foi proposto um curso de facilitadores de educação permanente. Este curso foi desenvolvido no município de Londrina e dele participaram 14 médicos. Com o objetivo de analisar as opiniões sobre o curso e sobre as repercussões no trabalho e na atenção à saúde, os 11 médicos concluintes foram entrevistados, utilizando-se um roteiro semiestruturado. Para a análise, as questões fechadas foram tabuladas, e o conteúdo das abertas foi analisado por meio da análise temática. Para esses médicos,- Educação Permanente em Saúde. a EPS se constitui em: reflexão acerca dos problemas cotidianos, trabalho em equipe e aprendizagem - Trabalho em Saúde. significativa. Entre as mudanças propiciadas pelo curso, destacaram-se: ampliação do vínculo entre profissionais, democratização da gestão, apropriação dos sistemas de informação, ampliação da capacidade de análise e aprimoramento da prática. As facilidades e dificuldades se referiram principalmente à garantia de infraestrutura (espaço, tempo, material e apoio), mas também foram destacados aspectos relacionados ao trabalho em equipe, como motivação, interesse e participação. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100018 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100018 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022011000100018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.1 2011 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004594405376 |