PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
Texto Completo: | https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541 |
Resumo: | Objetivos: Conhecer a percepção de enfermeiros sobre o processo de aprendizagem do programa de treinamento em serviço e analisar o programa de treinamento em serviço do setor de Educação Permanente. Método: Estudo descritivo, quanti-qualitativo e de Campo, através de uma entrevista semi-estruturada analisada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Emergiram três categorias: Descontinuidade do processo de treinamento, O Tempo como um determinante do processo ensino-aprendizagem e O processo de trabalho como fator decisivo na organização dos treinamentos em serviço. Conclusão: É preciso adequar as necessidades de serviço à forma de apresentação dos treinamentos, levando em consideração a realidade do processo de trabalho, buscando alinhar a efetividade dos treinamentos ao desenvolvimento profissional, minimizando confrontos existentes entre os profissionais treinados e sua resistência às ações de Educação Permanente. Descritores: Educação Continuada em Enfermagem, Capacitação Profissional, Treinamento em serviço. |
id |
UNIRIO-2_490bd5e2d020cd95e31651b1598c39fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.unirio.br:article/3541 |
network_acronym_str |
UNIRIO-2 |
network_name_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository_id_str |
|
spelling |
PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTEPerception of nurses in relation to training services offered through the service of continuous educationeducação em enfermagemtreinamentocapacitação profissionaleducação permanenteEducação Continuada em saúdeObjetivos: Conhecer a percepção de enfermeiros sobre o processo de aprendizagem do programa de treinamento em serviço e analisar o programa de treinamento em serviço do setor de Educação Permanente. Método: Estudo descritivo, quanti-qualitativo e de Campo, através de uma entrevista semi-estruturada analisada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Emergiram três categorias: Descontinuidade do processo de treinamento, O Tempo como um determinante do processo ensino-aprendizagem e O processo de trabalho como fator decisivo na organização dos treinamentos em serviço. Conclusão: É preciso adequar as necessidades de serviço à forma de apresentação dos treinamentos, levando em consideração a realidade do processo de trabalho, buscando alinhar a efetividade dos treinamentos ao desenvolvimento profissional, minimizando confrontos existentes entre os profissionais treinados e sua resistência às ações de Educação Permanente. Descritores: Educação Continuada em Enfermagem, Capacitação Profissional, Treinamento em serviço.Objetivos: Conhecer a percepção de enfermeiros sobre o processo de aprendizagem do programa de treinamento em serviço e analisar o programa de treinamento em serviço do setor de Educação Permanente. Método: Estudo descritivo, quanti-qualitativo e de Campo, através de uma entrevista semi-estruturada analisada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Emergiram três categorias: Descontinuidade do processo de treinamento, O Tempo como um determinante do processo ensino-aprendizagem e O processo de trabalho como fator decisivo na organização dos treinamentos em serviço. Conclusão: É preciso adequar as necessidades de serviço à forma de apresentação dos treinamentos, levando em consideração a realidade do processo de trabalho, buscando alinhar a efetividade dos treinamentos ao desenvolvimento profissional, minimizando confrontos existentes entre os profissionais treinados e sua resistência às ações de Educação Permanente. Descritores: Educação continuada em enfermagem, Capacitação profissional, Treinamento em serviço.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista de CampoArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/354110.9789/2175-5361.2015.v7i2.2323-2335Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 2 (2015); 2323-2335Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 2 (2015); 2323-2335Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 2 (2015); 2323-23352175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541/pdf_1540https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541/pdf_1541Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessManhães, Letycia Sardinha PeixotoPinto, Ana Cristina SilvaIzu, MarinaTavares, Cláudia Mara de MeloRosas, Ann Mary Machado Feitosa Tinoco2015-04-01T08:40:52Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3541Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2015-04-01T08:40:52Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE Perception of nurses in relation to training services offered through the service of continuous education |
title |
PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE |
spellingShingle |
PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE Manhães, Letycia Sardinha Peixoto educação em enfermagem treinamento capacitação profissional educação permanente Educação Continuada em saúde |
title_short |
PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE |
title_full |
PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE |
title_fullStr |
PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE |
title_full_unstemmed |
PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE |
title_sort |
PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE |
author |
Manhães, Letycia Sardinha Peixoto |
author_facet |
Manhães, Letycia Sardinha Peixoto Pinto, Ana Cristina Silva Izu, Marina Tavares, Cláudia Mara de Melo Rosas, Ann Mary Machado Feitosa Tinoco |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Ana Cristina Silva Izu, Marina Tavares, Cláudia Mara de Melo Rosas, Ann Mary Machado Feitosa Tinoco |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Manhães, Letycia Sardinha Peixoto Pinto, Ana Cristina Silva Izu, Marina Tavares, Cláudia Mara de Melo Rosas, Ann Mary Machado Feitosa Tinoco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação em enfermagem treinamento capacitação profissional educação permanente Educação Continuada em saúde |
topic |
educação em enfermagem treinamento capacitação profissional educação permanente Educação Continuada em saúde |
description |
Objetivos: Conhecer a percepção de enfermeiros sobre o processo de aprendizagem do programa de treinamento em serviço e analisar o programa de treinamento em serviço do setor de Educação Permanente. Método: Estudo descritivo, quanti-qualitativo e de Campo, através de uma entrevista semi-estruturada analisada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Emergiram três categorias: Descontinuidade do processo de treinamento, O Tempo como um determinante do processo ensino-aprendizagem e O processo de trabalho como fator decisivo na organização dos treinamentos em serviço. Conclusão: É preciso adequar as necessidades de serviço à forma de apresentação dos treinamentos, levando em consideração a realidade do processo de trabalho, buscando alinhar a efetividade dos treinamentos ao desenvolvimento profissional, minimizando confrontos existentes entre os profissionais treinados e sua resistência às ações de Educação Permanente. Descritores: Educação Continuada em Enfermagem, Capacitação Profissional, Treinamento em serviço. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Entrevista de Campo Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541 10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2323-2335 |
url |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541 |
identifier_str_mv |
10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2323-2335 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541/pdf_1540 https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541/pdf_1541 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 2 (2015); 2323-2335 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 2 (2015); 2323-2335 Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 2 (2015); 2323-2335 2175-5361 1809-6107 reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) instacron:UNIRIO |
instname_str |
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
instacron_str |
UNIRIO |
institution |
UNIRIO |
reponame_str |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
collection |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) |
repository.mail.fl_str_mv |
profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com |
_version_ |
1800218878988517376 |