PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manhães, Letycia Sardinha Peixoto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pinto, Ana Cristina Silva, Izu, Marina, Tavares, Cláudia Mara de Melo, Rosas, Ann Mary Machado Feitosa Tinoco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541
Resumo: Objetivos: Conhecer a percepção de enfermeiros sobre o processo de aprendizagem do programa de treinamento em serviço e analisar o programa de treinamento em serviço do setor de Educação Permanente. Método: Estudo descritivo, quanti-qualitativo e de Campo, através de uma entrevista semi-estruturada analisada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Emergiram três categorias: Descontinuidade do processo de treinamento, O Tempo como um determinante do processo ensino-aprendizagem e O processo de trabalho como fator decisivo na organização dos treinamentos em serviço. Conclusão: É preciso adequar as necessidades de serviço à forma de apresentação dos treinamentos, levando em consideração a realidade do processo de trabalho, buscando alinhar a efetividade dos treinamentos ao desenvolvimento profissional, minimizando confrontos existentes entre os profissionais treinados e sua resistência às ações de Educação Permanente. Descritores: Educação Continuada em Enfermagem, Capacitação Profissional, Treinamento em serviço.
id UNIRIO-2_490bd5e2d020cd95e31651b1598c39fa
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/3541
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTEPerception of nurses in relation to training services offered through the service of continuous educationeducação em enfermagemtreinamentocapacitação profissionaleducação permanenteEducação Continuada em saúdeObjetivos: Conhecer a percepção de enfermeiros sobre o processo de aprendizagem do programa de treinamento em serviço e analisar o programa de treinamento em serviço do setor de Educação Permanente. Método: Estudo descritivo, quanti-qualitativo e de Campo, através de uma entrevista semi-estruturada analisada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Emergiram três categorias: Descontinuidade do processo de treinamento, O Tempo como um determinante do processo ensino-aprendizagem e O processo de trabalho como fator decisivo na organização dos treinamentos em serviço. Conclusão: É preciso adequar as necessidades de serviço à forma de apresentação dos treinamentos, levando em consideração a realidade do processo de trabalho, buscando alinhar a efetividade dos treinamentos ao desenvolvimento profissional, minimizando confrontos existentes entre os profissionais treinados e sua resistência às ações de Educação Permanente. Descritores: Educação Continuada em Enfermagem, Capacitação Profissional, Treinamento em serviço.Objetivos: Conhecer a percepção de enfermeiros sobre o processo de aprendizagem do programa de treinamento em serviço e analisar o programa de treinamento em serviço do setor de Educação Permanente. Método: Estudo descritivo, quanti-qualitativo e de Campo, através de uma entrevista semi-estruturada analisada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Emergiram três categorias: Descontinuidade do processo de treinamento, O Tempo como um determinante do processo ensino-aprendizagem e O processo de trabalho como fator decisivo na organização dos treinamentos em serviço. Conclusão: É preciso adequar as necessidades de serviço à forma de apresentação dos treinamentos, levando em consideração a realidade do processo de trabalho, buscando alinhar a efetividade dos treinamentos ao desenvolvimento profissional, minimizando confrontos existentes entre os profissionais treinados e sua resistência às ações de Educação Permanente. Descritores: Educação continuada em enfermagem, Capacitação profissional, Treinamento em serviço.Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2015-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEntrevista de CampoArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/354110.9789/2175-5361.2015.v7i2.2323-2335Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 2 (2015); 2323-2335Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 2 (2015); 2323-2335Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 2 (2015); 2323-23352175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541/pdf_1540https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541/pdf_1541Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinfo:eu-repo/semantics/openAccessManhães, Letycia Sardinha PeixotoPinto, Ana Cristina SilvaIzu, MarinaTavares, Cláudia Mara de MeloRosas, Ann Mary Machado Feitosa Tinoco2015-04-01T08:40:52Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/3541Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2015-04-01T08:40:52Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
Perception of nurses in relation to training services offered through the service of continuous education
title PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
spellingShingle PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
Manhães, Letycia Sardinha Peixoto
educação em enfermagem
treinamento
capacitação profissional
educação permanente
Educação Continuada em saúde
title_short PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
title_full PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
title_fullStr PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
title_full_unstemmed PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
title_sort PERCEPÇÃO DE ENFERMEIROS EM RELAÇÃO AO TREINAMENTO EM SERVIÇO OFERECIDO PELO SERVIÇO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
author Manhães, Letycia Sardinha Peixoto
author_facet Manhães, Letycia Sardinha Peixoto
Pinto, Ana Cristina Silva
Izu, Marina
Tavares, Cláudia Mara de Melo
Rosas, Ann Mary Machado Feitosa Tinoco
author_role author
author2 Pinto, Ana Cristina Silva
Izu, Marina
Tavares, Cláudia Mara de Melo
Rosas, Ann Mary Machado Feitosa Tinoco
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Manhães, Letycia Sardinha Peixoto
Pinto, Ana Cristina Silva
Izu, Marina
Tavares, Cláudia Mara de Melo
Rosas, Ann Mary Machado Feitosa Tinoco
dc.subject.por.fl_str_mv educação em enfermagem
treinamento
capacitação profissional
educação permanente
Educação Continuada em saúde
topic educação em enfermagem
treinamento
capacitação profissional
educação permanente
Educação Continuada em saúde
description Objetivos: Conhecer a percepção de enfermeiros sobre o processo de aprendizagem do programa de treinamento em serviço e analisar o programa de treinamento em serviço do setor de Educação Permanente. Método: Estudo descritivo, quanti-qualitativo e de Campo, através de uma entrevista semi-estruturada analisada segundo a Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Emergiram três categorias: Descontinuidade do processo de treinamento, O Tempo como um determinante do processo ensino-aprendizagem e O processo de trabalho como fator decisivo na organização dos treinamentos em serviço. Conclusão: É preciso adequar as necessidades de serviço à forma de apresentação dos treinamentos, levando em consideração a realidade do processo de trabalho, buscando alinhar a efetividade dos treinamentos ao desenvolvimento profissional, minimizando confrontos existentes entre os profissionais treinados e sua resistência às ações de Educação Permanente. Descritores: Educação Continuada em Enfermagem, Capacitação Profissional, Treinamento em serviço.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Entrevista de Campo
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541
10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2323-2335
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.2015.v7i2.2323-2335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541/pdf_1540
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3541/pdf_1541
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 No. 2 (2015); 2323-2335
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 7 Núm. 2 (2015); 2323-2335
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 7 n. 2 (2015); 2323-2335
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218878988517376