O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com esudantes do último semestre do curso de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Grosseman,Suely
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Stoll,Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300004
Resumo: Tendo em vista a importância da relação médico-paciente nas dimensões técnica, humanística, ética e estética da prática médica, este estudo teve por objetivo conhecer como estudantes do último semestre do curso de Medicina de uma universidade federal do Sul do Brasil aprenderam a relação médico-paciente. Foi realizado estudo de caso de abordagem mista, por meio de entrevista semi-estruturada com 25 acadêmicos do universo de 47, selecionados aleatoriamente, por sorteio. Os aspectos percebidos como mais influentes no processo de ensino-aprendizagem da relação médico-paciente foram os bons e maus modelos, atendimentos realizados no dia-a-dia e relacionamentos interpessoais. As aulas sobre o tema foram consideradas escassas. Quinze estudantes (60%) referiram querer aprender mais sobre a relação médico-paciente durante o curso, em aulas com abordagem de situações específicas, tendo sido sugerida uma disciplina sobre o tema. Concluiu-se que o ensino-aprendizagem da relação médico-paciente poderia ser promovido pelo treinamento em habilidades de comunicação e pela criação de espaços para reflexão mediados por professores ou médicos ao longo do curso.
id ABEM-1_288a55ccc664290c171d4961fa54d50b
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022008000300004
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com esudantes do último semestre do curso de medicinaRelações Médico-PacienteEstudantes de MedicinaAprendizagemAssistência Centrada no PacienteÉticaEducação MédicaTendo em vista a importância da relação médico-paciente nas dimensões técnica, humanística, ética e estética da prática médica, este estudo teve por objetivo conhecer como estudantes do último semestre do curso de Medicina de uma universidade federal do Sul do Brasil aprenderam a relação médico-paciente. Foi realizado estudo de caso de abordagem mista, por meio de entrevista semi-estruturada com 25 acadêmicos do universo de 47, selecionados aleatoriamente, por sorteio. Os aspectos percebidos como mais influentes no processo de ensino-aprendizagem da relação médico-paciente foram os bons e maus modelos, atendimentos realizados no dia-a-dia e relacionamentos interpessoais. As aulas sobre o tema foram consideradas escassas. Quinze estudantes (60%) referiram querer aprender mais sobre a relação médico-paciente durante o curso, em aulas com abordagem de situações específicas, tendo sido sugerida uma disciplina sobre o tema. Concluiu-se que o ensino-aprendizagem da relação médico-paciente poderia ser promovido pelo treinamento em habilidades de comunicação e pela criação de espaços para reflexão mediados por professores ou médicos ao longo do curso.Associação Brasileira de Educação Médica2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300004Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.3 2008reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022008000300004info:eu-repo/semantics/openAccessGrosseman,SuelyStoll,Carolinapor2008-09-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022008000300004Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2008-09-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com esudantes do último semestre do curso de medicina
title O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com esudantes do último semestre do curso de medicina
spellingShingle O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com esudantes do último semestre do curso de medicina
Grosseman,Suely
Relações Médico-Paciente
Estudantes de Medicina
Aprendizagem
Assistência Centrada no Paciente
Ética
Educação Médica
title_short O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com esudantes do último semestre do curso de medicina
title_full O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com esudantes do último semestre do curso de medicina
title_fullStr O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com esudantes do último semestre do curso de medicina
title_full_unstemmed O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com esudantes do último semestre do curso de medicina
title_sort O ensino-aprendizagem da relação médico-paciente: estudo de caso com esudantes do último semestre do curso de medicina
author Grosseman,Suely
author_facet Grosseman,Suely
Stoll,Carolina
author_role author
author2 Stoll,Carolina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Grosseman,Suely
Stoll,Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Relações Médico-Paciente
Estudantes de Medicina
Aprendizagem
Assistência Centrada no Paciente
Ética
Educação Médica
topic Relações Médico-Paciente
Estudantes de Medicina
Aprendizagem
Assistência Centrada no Paciente
Ética
Educação Médica
description Tendo em vista a importância da relação médico-paciente nas dimensões técnica, humanística, ética e estética da prática médica, este estudo teve por objetivo conhecer como estudantes do último semestre do curso de Medicina de uma universidade federal do Sul do Brasil aprenderam a relação médico-paciente. Foi realizado estudo de caso de abordagem mista, por meio de entrevista semi-estruturada com 25 acadêmicos do universo de 47, selecionados aleatoriamente, por sorteio. Os aspectos percebidos como mais influentes no processo de ensino-aprendizagem da relação médico-paciente foram os bons e maus modelos, atendimentos realizados no dia-a-dia e relacionamentos interpessoais. As aulas sobre o tema foram consideradas escassas. Quinze estudantes (60%) referiram querer aprender mais sobre a relação médico-paciente durante o curso, em aulas com abordagem de situações específicas, tendo sido sugerida uma disciplina sobre o tema. Concluiu-se que o ensino-aprendizagem da relação médico-paciente poderia ser promovido pelo treinamento em habilidades de comunicação e pela criação de espaços para reflexão mediados por professores ou médicos ao longo do curso.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000300004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022008000300004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.3 2008
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003853062144