Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gianini,Reinaldo José
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300272
Resumo: Resumo: A importância da prática em atenção primária à saúde para o ensino médico tem sido cada vez mais reconhecida. Este relato traz uma reflexão sobre as dificuldades geradas pelo modelo hospitalar de atenção à saúde ao ensino de uma abordagem integral com ênfase na prevenção. Tais dificuldades se referem a três categorias principais: Focalização x Integralidade, Ideologia x Pragmatismo, e Trabalho Intelectual x Manual. Por meio da exposição e do debate destas dificuldades com os alunos, criou-se a possibilidade de superá-las, mostrando que um cuidadoso planejamento docente é necessário para reverter o modelo de atenção baseado na prática hospitalar. Satisfeita esta condição, os resultados parecem promissores.
id ABEM-1_2d78e7df5883a0e79d63d698598afa74
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022004000300272
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à SaúdeEducação Médica - TendênciasAtenção Primária à SaúdePromoção da SaúdeMedicina PreventivaResumo: A importância da prática em atenção primária à saúde para o ensino médico tem sido cada vez mais reconhecida. Este relato traz uma reflexão sobre as dificuldades geradas pelo modelo hospitalar de atenção à saúde ao ensino de uma abordagem integral com ênfase na prevenção. Tais dificuldades se referem a três categorias principais: Focalização x Integralidade, Ideologia x Pragmatismo, e Trabalho Intelectual x Manual. Por meio da exposição e do debate destas dificuldades com os alunos, criou-se a possibilidade de superá-las, mostrando que um cuidadoso planejamento docente é necessário para reverter o modelo de atenção baseado na prática hospitalar. Satisfeita esta condição, os resultados parecem promissores.Associação Brasileira de Educação Médica2004-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300272Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.3-035info:eu-repo/semantics/openAccessGianini,Reinaldo Josépor2020-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000300272Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde
title Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde
spellingShingle Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde
Gianini,Reinaldo José
Educação Médica - Tendências
Atenção Primária à Saúde
Promoção da Saúde
Medicina Preventiva
title_short Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde
title_full Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde
title_fullStr Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde
title_full_unstemmed Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde
title_sort Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde
author Gianini,Reinaldo José
author_facet Gianini,Reinaldo José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gianini,Reinaldo José
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica - Tendências
Atenção Primária à Saúde
Promoção da Saúde
Medicina Preventiva
topic Educação Médica - Tendências
Atenção Primária à Saúde
Promoção da Saúde
Medicina Preventiva
description Resumo: A importância da prática em atenção primária à saúde para o ensino médico tem sido cada vez mais reconhecida. Este relato traz uma reflexão sobre as dificuldades geradas pelo modelo hospitalar de atenção à saúde ao ensino de uma abordagem integral com ênfase na prevenção. Tais dificuldades se referem a três categorias principais: Focalização x Integralidade, Ideologia x Pragmatismo, e Trabalho Intelectual x Manual. Por meio da exposição e do debate destas dificuldades com os alunos, criou-se a possibilidade de superá-las, mostrando que um cuidadoso planejamento docente é necessário para reverter o modelo de atenção baseado na prática hospitalar. Satisfeita esta condição, os resultados parecem promissores.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300272
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v28.3-035
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003449360384