Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300272 |
Resumo: | Resumo: A importância da prática em atenção primária à saúde para o ensino médico tem sido cada vez mais reconhecida. Este relato traz uma reflexão sobre as dificuldades geradas pelo modelo hospitalar de atenção à saúde ao ensino de uma abordagem integral com ênfase na prevenção. Tais dificuldades se referem a três categorias principais: Focalização x Integralidade, Ideologia x Pragmatismo, e Trabalho Intelectual x Manual. Por meio da exposição e do debate destas dificuldades com os alunos, criou-se a possibilidade de superá-las, mostrando que um cuidadoso planejamento docente é necessário para reverter o modelo de atenção baseado na prática hospitalar. Satisfeita esta condição, os resultados parecem promissores. |
id |
ABEM-1_2d78e7df5883a0e79d63d698598afa74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022004000300272 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à SaúdeEducação Médica - TendênciasAtenção Primária à SaúdePromoção da SaúdeMedicina PreventivaResumo: A importância da prática em atenção primária à saúde para o ensino médico tem sido cada vez mais reconhecida. Este relato traz uma reflexão sobre as dificuldades geradas pelo modelo hospitalar de atenção à saúde ao ensino de uma abordagem integral com ênfase na prevenção. Tais dificuldades se referem a três categorias principais: Focalização x Integralidade, Ideologia x Pragmatismo, e Trabalho Intelectual x Manual. Por meio da exposição e do debate destas dificuldades com os alunos, criou-se a possibilidade de superá-las, mostrando que um cuidadoso planejamento docente é necessário para reverter o modelo de atenção baseado na prática hospitalar. Satisfeita esta condição, os resultados parecem promissores.Associação Brasileira de Educação Médica2004-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300272Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.3-035info:eu-repo/semantics/openAccessGianini,Reinaldo Josépor2020-07-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000300272Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-07-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde |
title |
Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde |
spellingShingle |
Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde Gianini,Reinaldo José Educação Médica - Tendências Atenção Primária à Saúde Promoção da Saúde Medicina Preventiva |
title_short |
Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde |
title_full |
Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde |
title_fullStr |
Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde |
title_full_unstemmed |
Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde |
title_sort |
Superação de de Dificuldades no Ensino da Prática Médica em Atenção Primária à Saúde |
author |
Gianini,Reinaldo José |
author_facet |
Gianini,Reinaldo José |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gianini,Reinaldo José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica - Tendências Atenção Primária à Saúde Promoção da Saúde Medicina Preventiva |
topic |
Educação Médica - Tendências Atenção Primária à Saúde Promoção da Saúde Medicina Preventiva |
description |
Resumo: A importância da prática em atenção primária à saúde para o ensino médico tem sido cada vez mais reconhecida. Este relato traz uma reflexão sobre as dificuldades geradas pelo modelo hospitalar de atenção à saúde ao ensino de uma abordagem integral com ênfase na prevenção. Tais dificuldades se referem a três categorias principais: Focalização x Integralidade, Ideologia x Pragmatismo, e Trabalho Intelectual x Manual. Por meio da exposição e do debate destas dificuldades com os alunos, criou-se a possibilidade de superá-las, mostrando que um cuidadoso planejamento docente é necessário para reverter o modelo de atenção baseado na prática hospitalar. Satisfeita esta condição, os resultados parecem promissores. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300272 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000300272 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v28.3-035 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.3 2004 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003449360384 |