O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Cristina Maria Ganns Chaves
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Siqueira,Marcello Rebello Lignani, Lessa,Leticia Peixoto, Moreira,Tiago Stanley, Freitas,Rafaela Teixeira, Sousa,Bruno Ivanovinsky Costa de, Bernini,Alesson Filipi, Mendonça,Bianca Gazolla, Oliveira,Felipe Alves de, Moreira,Larissa Beatriz do Carmo, Ribeiro,Lucas Mota, Nogueira,Lucianne Thais Alves, Maia,Polyana Mendes, Sales,Samuel de Souza, Ferreira,Mariana, Junqueira,Tulio da Silva, Cotta,Rosangela Minardi Mitre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300012
Resumo: Como parte do seu projeto de expansão, a Universidade Federal de Viçosa criou um curso de graduação em Medicina que, pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, busca a inserção precoce dos estudantes na rede de Atenção Básica. A integração da escola ao serviço público, assim como a preocupação com a formação de recursos humanos com senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e aptos a atender às necessidades concretas da população e operacionalizar o Sistema Único de Saúde estiveram no centro do processo de criação desse curso. A abertura do curso foi autorizada pelo Ministério da Educação e, concomitantemente, foi aprovada a criação de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Nesse cenário de múltiplos desafios que representa a criação de um novo curso de Medicina em uma universidade pública tradicional, pautado nas DCNs e a partir de um currículo integrado, (re)pensar as experiências iniciais vivenciadas pelos atores sociais protagonistas do PET-Saúde/UFV é o propósito deste relato de experiência.
id ABEM-1_302c4e457e885153c2a21af46e602479
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000300012
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiênciaEducação MédicaPrática ProfissionalFormação de Recursos HumanosComo parte do seu projeto de expansão, a Universidade Federal de Viçosa criou um curso de graduação em Medicina que, pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, busca a inserção precoce dos estudantes na rede de Atenção Básica. A integração da escola ao serviço público, assim como a preocupação com a formação de recursos humanos com senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e aptos a atender às necessidades concretas da população e operacionalizar o Sistema Único de Saúde estiveram no centro do processo de criação desse curso. A abertura do curso foi autorizada pelo Ministério da Educação e, concomitantemente, foi aprovada a criação de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Nesse cenário de múltiplos desafios que representa a criação de um novo curso de Medicina em uma universidade pública tradicional, pautado nas DCNs e a partir de um currículo integrado, (re)pensar as experiências iniciais vivenciadas pelos atores sociais protagonistas do PET-Saúde/UFV é o propósito deste relato de experiência.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300012Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000300012info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Cristina Maria Ganns ChavesSiqueira,Marcello Rebello LignaniLessa,Leticia PeixotoMoreira,Tiago StanleyFreitas,Rafaela TeixeiraSousa,Bruno Ivanovinsky Costa deBernini,Alesson FilipiMendonça,Bianca GazollaOliveira,Felipe Alves deMoreira,Larissa Beatriz do CarmoRibeiro,Lucas MotaNogueira,Lucianne Thais AlvesMaia,Polyana MendesSales,Samuel de SouzaFerreira,MarianaJunqueira,Tulio da SilvaCotta,Rosangela Minardi Mitrepor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000300012Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-08-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência
title O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência
spellingShingle O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência
Dias,Cristina Maria Ganns Chaves
Educação Médica
Prática Profissional
Formação de Recursos Humanos
title_short O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência
title_full O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência
title_fullStr O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência
title_full_unstemmed O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência
title_sort O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência
author Dias,Cristina Maria Ganns Chaves
author_facet Dias,Cristina Maria Ganns Chaves
Siqueira,Marcello Rebello Lignani
Lessa,Leticia Peixoto
Moreira,Tiago Stanley
Freitas,Rafaela Teixeira
Sousa,Bruno Ivanovinsky Costa de
Bernini,Alesson Filipi
Mendonça,Bianca Gazolla
Oliveira,Felipe Alves de
Moreira,Larissa Beatriz do Carmo
Ribeiro,Lucas Mota
Nogueira,Lucianne Thais Alves
Maia,Polyana Mendes
Sales,Samuel de Souza
Ferreira,Mariana
Junqueira,Tulio da Silva
Cotta,Rosangela Minardi Mitre
author_role author
author2 Siqueira,Marcello Rebello Lignani
Lessa,Leticia Peixoto
Moreira,Tiago Stanley
Freitas,Rafaela Teixeira
Sousa,Bruno Ivanovinsky Costa de
Bernini,Alesson Filipi
Mendonça,Bianca Gazolla
Oliveira,Felipe Alves de
Moreira,Larissa Beatriz do Carmo
Ribeiro,Lucas Mota
Nogueira,Lucianne Thais Alves
Maia,Polyana Mendes
Sales,Samuel de Souza
Ferreira,Mariana
Junqueira,Tulio da Silva
Cotta,Rosangela Minardi Mitre
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Cristina Maria Ganns Chaves
Siqueira,Marcello Rebello Lignani
Lessa,Leticia Peixoto
Moreira,Tiago Stanley
Freitas,Rafaela Teixeira
Sousa,Bruno Ivanovinsky Costa de
Bernini,Alesson Filipi
Mendonça,Bianca Gazolla
Oliveira,Felipe Alves de
Moreira,Larissa Beatriz do Carmo
Ribeiro,Lucas Mota
Nogueira,Lucianne Thais Alves
Maia,Polyana Mendes
Sales,Samuel de Souza
Ferreira,Mariana
Junqueira,Tulio da Silva
Cotta,Rosangela Minardi Mitre
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Prática Profissional
Formação de Recursos Humanos
topic Educação Médica
Prática Profissional
Formação de Recursos Humanos
description Como parte do seu projeto de expansão, a Universidade Federal de Viçosa criou um curso de graduação em Medicina que, pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, busca a inserção precoce dos estudantes na rede de Atenção Básica. A integração da escola ao serviço público, assim como a preocupação com a formação de recursos humanos com senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e aptos a atender às necessidades concretas da população e operacionalizar o Sistema Único de Saúde estiveram no centro do processo de criação desse curso. A abertura do curso foi autorizada pelo Ministério da Educação e, concomitantemente, foi aprovada a criação de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Nesse cenário de múltiplos desafios que representa a criação de um novo curso de Medicina em uma universidade pública tradicional, pautado nas DCNs e a partir de um currículo integrado, (re)pensar as experiências iniciais vivenciadas pelos atores sociais protagonistas do PET-Saúde/UFV é o propósito deste relato de experiência.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000300012
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004990767104