O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300012 |
Resumo: | Como parte do seu projeto de expansão, a Universidade Federal de Viçosa criou um curso de graduação em Medicina que, pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, busca a inserção precoce dos estudantes na rede de Atenção Básica. A integração da escola ao serviço público, assim como a preocupação com a formação de recursos humanos com senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e aptos a atender às necessidades concretas da população e operacionalizar o Sistema Único de Saúde estiveram no centro do processo de criação desse curso. A abertura do curso foi autorizada pelo Ministério da Educação e, concomitantemente, foi aprovada a criação de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Nesse cenário de múltiplos desafios que representa a criação de um novo curso de Medicina em uma universidade pública tradicional, pautado nas DCNs e a partir de um currículo integrado, (re)pensar as experiências iniciais vivenciadas pelos atores sociais protagonistas do PET-Saúde/UFV é o propósito deste relato de experiência. |
id |
ABEM-1_302c4e457e885153c2a21af46e602479 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022012000300012 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiênciaEducação MédicaPrática ProfissionalFormação de Recursos HumanosComo parte do seu projeto de expansão, a Universidade Federal de Viçosa criou um curso de graduação em Medicina que, pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, busca a inserção precoce dos estudantes na rede de Atenção Básica. A integração da escola ao serviço público, assim como a preocupação com a formação de recursos humanos com senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e aptos a atender às necessidades concretas da população e operacionalizar o Sistema Único de Saúde estiveram no centro do processo de criação desse curso. A abertura do curso foi autorizada pelo Ministério da Educação e, concomitantemente, foi aprovada a criação de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Nesse cenário de múltiplos desafios que representa a criação de um novo curso de Medicina em uma universidade pública tradicional, pautado nas DCNs e a partir de um currículo integrado, (re)pensar as experiências iniciais vivenciadas pelos atores sociais protagonistas do PET-Saúde/UFV é o propósito deste relato de experiência.Associação Brasileira de Educação Médica2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300012Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000300012info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Cristina Maria Ganns ChavesSiqueira,Marcello Rebello LignaniLessa,Leticia PeixotoMoreira,Tiago StanleyFreitas,Rafaela TeixeiraSousa,Bruno Ivanovinsky Costa deBernini,Alesson FilipiMendonça,Bianca GazollaOliveira,Felipe Alves deMoreira,Larissa Beatriz do CarmoRibeiro,Lucas MotaNogueira,Lucianne Thais AlvesMaia,Polyana MendesSales,Samuel de SouzaFerreira,MarianaJunqueira,Tulio da SilvaCotta,Rosangela Minardi Mitrepor2012-08-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000300012Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2012-08-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência |
title |
O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência |
spellingShingle |
O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência Dias,Cristina Maria Ganns Chaves Educação Médica Prática Profissional Formação de Recursos Humanos |
title_short |
O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência |
title_full |
O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência |
title_fullStr |
O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência |
title_full_unstemmed |
O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência |
title_sort |
O PET-Saúde como ferramenta estratégica de implantação de um curso de medicina em uma universidade pública: relato de uma experiência |
author |
Dias,Cristina Maria Ganns Chaves |
author_facet |
Dias,Cristina Maria Ganns Chaves Siqueira,Marcello Rebello Lignani Lessa,Leticia Peixoto Moreira,Tiago Stanley Freitas,Rafaela Teixeira Sousa,Bruno Ivanovinsky Costa de Bernini,Alesson Filipi Mendonça,Bianca Gazolla Oliveira,Felipe Alves de Moreira,Larissa Beatriz do Carmo Ribeiro,Lucas Mota Nogueira,Lucianne Thais Alves Maia,Polyana Mendes Sales,Samuel de Souza Ferreira,Mariana Junqueira,Tulio da Silva Cotta,Rosangela Minardi Mitre |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira,Marcello Rebello Lignani Lessa,Leticia Peixoto Moreira,Tiago Stanley Freitas,Rafaela Teixeira Sousa,Bruno Ivanovinsky Costa de Bernini,Alesson Filipi Mendonça,Bianca Gazolla Oliveira,Felipe Alves de Moreira,Larissa Beatriz do Carmo Ribeiro,Lucas Mota Nogueira,Lucianne Thais Alves Maia,Polyana Mendes Sales,Samuel de Souza Ferreira,Mariana Junqueira,Tulio da Silva Cotta,Rosangela Minardi Mitre |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias,Cristina Maria Ganns Chaves Siqueira,Marcello Rebello Lignani Lessa,Leticia Peixoto Moreira,Tiago Stanley Freitas,Rafaela Teixeira Sousa,Bruno Ivanovinsky Costa de Bernini,Alesson Filipi Mendonça,Bianca Gazolla Oliveira,Felipe Alves de Moreira,Larissa Beatriz do Carmo Ribeiro,Lucas Mota Nogueira,Lucianne Thais Alves Maia,Polyana Mendes Sales,Samuel de Souza Ferreira,Mariana Junqueira,Tulio da Silva Cotta,Rosangela Minardi Mitre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Prática Profissional Formação de Recursos Humanos |
topic |
Educação Médica Prática Profissional Formação de Recursos Humanos |
description |
Como parte do seu projeto de expansão, a Universidade Federal de Viçosa criou um curso de graduação em Medicina que, pautado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, busca a inserção precoce dos estudantes na rede de Atenção Básica. A integração da escola ao serviço público, assim como a preocupação com a formação de recursos humanos com senso de responsabilidade social, compromisso com a cidadania e aptos a atender às necessidades concretas da população e operacionalizar o Sistema Único de Saúde estiveram no centro do processo de criação desse curso. A abertura do curso foi autorizada pelo Ministério da Educação e, concomitantemente, foi aprovada a criação de um grupo do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Nesse cenário de múltiplos desafios que representa a criação de um novo curso de Medicina em uma universidade pública tradicional, pautado nas DCNs e a partir de um currículo integrado, (re)pensar as experiências iniciais vivenciadas pelos atores sociais protagonistas do PET-Saúde/UFV é o propósito deste relato de experiência. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300012 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000300012 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022012000300012 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.1 suppl.2 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303004990767104 |