Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Anderson Milfont Feitosa de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira,Maria Rosilene Cândido, Xavier,Samyra Paula Lustoza, Machado,Maria De Fátima Antero Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100202
Resumo: Resumo: Introdução: A integração entre as instituições de ensino e os serviços de saúde na formação de residentes médicos requer mudanças em ambas as partes envolvidas, principalmente no cenário assistencial, fazendo-se necessária remodelação da cultura dos atores sociais que constituem o SUS. Objetivo: O objetivo deste estudo foi efetuar, pelo mapeamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, o diagnóstico situacional da integração ensino-serviço em um Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC). Método: Trata-se de pesquisa-intervenção com preceptores e gestores de saúde de um município do estado do Ceará, no Brasil. Os dados foram coletados pela entrevista semiestruturada, submetidos à Classificação Hierárquica Descendente (CHD) com auxílio do software IRaMuTeQ, analisados conforme eixos da matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças) e discutidos com apoio da literatura. Resultados: As classes de cada CHD originaram os fatores de cada eixo da matriz SWOT, delineando como pontos fortes: parceria entre os agentes de integração e inclusão do residente no cotidiano das equipes; pontos fracos: distanciamento entre preceptor e instituição de ensino e ausência de estratégias de valorização da preceptoria; oportunidades: perspectiva de o programa servir como ferramenta de gestão da saúde; e ameaças: problemas na gestão dos equipamentos da saúde, com reflexos sobre a estrutura dos serviços, gestão do programa e qualidade da formação. Conclusões: A análise da matriz SWOT viabilizou a identificação de pontos fortes e fragilidades no PRMFC, viabilizando a elaboração de estratégias para o fortalecimento da integração ensino-serviço, na perspectiva de melhoria da gestão, formação e execução do cuidado em saúde.
id ABEM-1_37cfd86738ee165805831c5b688dba34
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022021000100202
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidadeIntegração Docente-AssistencialCapacitação de Recursos Humanos em SaúdeResidência MédicaMedicina de Família e ComunidadeSaúde ColetivaResumo: Introdução: A integração entre as instituições de ensino e os serviços de saúde na formação de residentes médicos requer mudanças em ambas as partes envolvidas, principalmente no cenário assistencial, fazendo-se necessária remodelação da cultura dos atores sociais que constituem o SUS. Objetivo: O objetivo deste estudo foi efetuar, pelo mapeamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, o diagnóstico situacional da integração ensino-serviço em um Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC). Método: Trata-se de pesquisa-intervenção com preceptores e gestores de saúde de um município do estado do Ceará, no Brasil. Os dados foram coletados pela entrevista semiestruturada, submetidos à Classificação Hierárquica Descendente (CHD) com auxílio do software IRaMuTeQ, analisados conforme eixos da matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças) e discutidos com apoio da literatura. Resultados: As classes de cada CHD originaram os fatores de cada eixo da matriz SWOT, delineando como pontos fortes: parceria entre os agentes de integração e inclusão do residente no cotidiano das equipes; pontos fracos: distanciamento entre preceptor e instituição de ensino e ausência de estratégias de valorização da preceptoria; oportunidades: perspectiva de o programa servir como ferramenta de gestão da saúde; e ameaças: problemas na gestão dos equipamentos da saúde, com reflexos sobre a estrutura dos serviços, gestão do programa e qualidade da formação. Conclusões: A análise da matriz SWOT viabilizou a identificação de pontos fortes e fragilidades no PRMFC, viabilizando a elaboração de estratégias para o fortalecimento da integração ensino-serviço, na perspectiva de melhoria da gestão, formação e execução do cuidado em saúde.Associação Brasileira de Educação Médica2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100202Revista Brasileira de Educação Médica v.45 n.1 2021reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v45.1-20200326info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Anderson Milfont Feitosa deMoreira,Maria Rosilene CândidoXavier,Samyra Paula LustozaMachado,Maria De Fátima Antero Sousapor2021-01-13T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022021000100202Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-13T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade
title Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade
spellingShingle Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade
Oliveira,Anderson Milfont Feitosa de
Integração Docente-Assistencial
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Residência Médica
Medicina de Família e Comunidade
Saúde Coletiva
title_short Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade
title_full Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade
title_fullStr Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade
title_full_unstemmed Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade
title_sort Análise da integração ensino-serviço para a formação de residentes em medicina de família e comunidade
author Oliveira,Anderson Milfont Feitosa de
author_facet Oliveira,Anderson Milfont Feitosa de
Moreira,Maria Rosilene Cândido
Xavier,Samyra Paula Lustoza
Machado,Maria De Fátima Antero Sousa
author_role author
author2 Moreira,Maria Rosilene Cândido
Xavier,Samyra Paula Lustoza
Machado,Maria De Fátima Antero Sousa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Anderson Milfont Feitosa de
Moreira,Maria Rosilene Cândido
Xavier,Samyra Paula Lustoza
Machado,Maria De Fátima Antero Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Integração Docente-Assistencial
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Residência Médica
Medicina de Família e Comunidade
Saúde Coletiva
topic Integração Docente-Assistencial
Capacitação de Recursos Humanos em Saúde
Residência Médica
Medicina de Família e Comunidade
Saúde Coletiva
description Resumo: Introdução: A integração entre as instituições de ensino e os serviços de saúde na formação de residentes médicos requer mudanças em ambas as partes envolvidas, principalmente no cenário assistencial, fazendo-se necessária remodelação da cultura dos atores sociais que constituem o SUS. Objetivo: O objetivo deste estudo foi efetuar, pelo mapeamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, o diagnóstico situacional da integração ensino-serviço em um Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC). Método: Trata-se de pesquisa-intervenção com preceptores e gestores de saúde de um município do estado do Ceará, no Brasil. Os dados foram coletados pela entrevista semiestruturada, submetidos à Classificação Hierárquica Descendente (CHD) com auxílio do software IRaMuTeQ, analisados conforme eixos da matriz SWOT (forças, fraquezas, oportunidades, ameaças) e discutidos com apoio da literatura. Resultados: As classes de cada CHD originaram os fatores de cada eixo da matriz SWOT, delineando como pontos fortes: parceria entre os agentes de integração e inclusão do residente no cotidiano das equipes; pontos fracos: distanciamento entre preceptor e instituição de ensino e ausência de estratégias de valorização da preceptoria; oportunidades: perspectiva de o programa servir como ferramenta de gestão da saúde; e ameaças: problemas na gestão dos equipamentos da saúde, com reflexos sobre a estrutura dos serviços, gestão do programa e qualidade da formação. Conclusões: A análise da matriz SWOT viabilizou a identificação de pontos fortes e fragilidades no PRMFC, viabilizando a elaboração de estratégias para o fortalecimento da integração ensino-serviço, na perspectiva de melhoria da gestão, formação e execução do cuidado em saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100202
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v45.1-20200326
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.45 n.1 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303008326287360