Integração ensino-serviço-comunidade na visão de docentes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/23929 |
Resumo: | A integração ensino-serviço-comunidade mostra-se como uma importante estratégia para se alcançar as mudanças apontadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) na formação de profissionais de saúde que atendam às necessidades sociais. Este estudo objetivou analisar a integração ensino-serviço-comunidade na visão de docentes dos cursos de graduação de Enfermagem, Medicina e Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário de entrevista com 106 docentes, sendo 21 docentes do curso de enfermagem, 56 do curso de medicina e 29 do curso de odontologia, todos da UFRN, Campus Natal. A análise dos dados quantitativos foi realizada considerando as variáveis “idade”, “curso”, “tempo de docência”, “período e “local de realização de aulas práticas/campo”, usando o SPSS, versão 22. No que se refere à análise qualitativa, foi utilizado o software Iramuteq, e as entrevistas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que, na visão dos entrevistados, o curso de enfermagem é o que possui formação mais condizente com as DCN. A variável “local de atuação” foi mais destacada quando consideramos a formação de acordo com o preconizado pelas atuais DCN, o uso de metodologias ativas e os avanços na integração ensino-serviço-comunidade. Os docentes reconhecem que a integração contribui para a formação de profissionais de saúde que atendam as necessidades sociais, e proporciona experiências multiprofissional e interdisciplinar em cenários reais de prática. No entanto, vários desafios precisam ser superados a fim de se garantir uma formação de qualidade com inserção dos graduandos nos serviços em meio à infraestrutura precária do SUS, modelo hospitalocêntrico ainda predominante, currículos fragmentados em disciplinas, ênfase na formação técnica, pouca valorização e incentivo às práticas extramuros, resistência de alguns docentes em participar da integração, dentre outros. Fica evidente a necessidade de institucionalização da interação ensino-serviço-comunidade, bem como da valorização de iniciativas que dinamizem e flexibilizem o ensino em atividades multiprofissionais e interdisciplinares, a fim de que haja o envolvimento de todos os atores – docentes, discentes, profissionais de saúde, usuários e gestores, bem como o compromisso de todas as instituições envolvidas na modificação da formação em saúde e na transformação dos processos de atenção à saúde. |
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Este estudo objetivou analisar a integração ensino-serviço-comunidade na visão de docentes dos cursos de graduação de Enfermagem, Medicina e Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trata-se de um estudo de natureza exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário de entrevista com 106 docentes, sendo 21 docentes do curso de enfermagem, 56 do curso de medicina e 29 do curso de odontologia, todos da UFRN, Campus Natal. A análise dos dados quantitativos foi realizada considerando as variáveis “idade”, “curso”, “tempo de docência”, “período e “local de realização de aulas práticas/campo”, usando o SPSS, versão 22. No que se refere à análise qualitativa, foi utilizado o software Iramuteq, e as entrevistas foram analisadas à luz da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados mostraram que, na visão dos entrevistados, o curso de enfermagem é o que possui formação mais condizente com as DCN. A variável “local de atuação” foi mais destacada quando consideramos a formação de acordo com o preconizado pelas atuais DCN, o uso de metodologias ativas e os avanços na integração ensino-serviço-comunidade. Os docentes reconhecem que a integração contribui para a formação de profissionais de saúde que atendam as necessidades sociais, e proporciona experiências multiprofissional e interdisciplinar em cenários reais de prática. No entanto, vários desafios precisam ser superados a fim de se garantir uma formação de qualidade com inserção dos graduandos nos serviços em meio à infraestrutura precária do SUS, modelo hospitalocêntrico ainda predominante, currículos fragmentados em disciplinas, ênfase na formação técnica, pouca valorização e incentivo às práticas extramuros, resistência de alguns docentes em participar da integração, dentre outros. Fica evidente a necessidade de institucionalização da interação ensino-serviço-comunidade, bem como da valorização de iniciativas que dinamizem e flexibilizem o ensino em atividades multiprofissionais e interdisciplinares, a fim de que haja o envolvimento de todos os atores – docentes, discentes, profissionais de saúde, usuários e gestores, bem como o compromisso de todas as instituições envolvidas na modificação da formação em saúde e na transformação dos processos de atenção à saúde.The teaching-service-community integration proves to be an important strategy to achieve the changes outlined by the Brazilian Curriculum Guidelines (DCN, as per its acronym in Portuguese) for the training of health professionals able to meet the social demands. This study was intended to analyze the teaching-service-community integration from the perspective of the Medical, Nursing and Dentistry teachers from the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). This is an exploratory and descriptive study, with a quantitative and qualitative approach. Data collection took place through an interview form with 106 teachers, of whom 21 were teachers from the nursing course, 56 were from the medical course and 29 from the dentistry course, all from UFRN, Natal Campus. The analysis of the quantitative data was performed taking into account the variables “gender”, “age”, “course”, “teaching time”, “period and place of practical/field classes”, using SPSS, version 22. With respect to the qualitative analysis, we used the Iramuteq software, and the interviews were analyzed in light of the Bardin’s Content Analysis. The results unveiled that, from the perspective of the interviewees, the nursing course is the one that has the training most compatible with DCN. The variable “place of work” was more prominent when we considered the training according to what is recommended by the current DCN, the use of active methodologies and the advances in the teaching-service-community interaction. The surveyed teachers recognize that the interaction contributes to the training of health professionals able to meet the social demands, in addition to providing multiprofessional and interdisciplinary experiences in real practice scenarios. Nevertheless, several challenges should be surpassed in order to ensure a quality education capable to insert the undergraduate students into the services in a context of poor infrastructure of SUS, predominant hospital-centered model, curricula fragmented in disciplines, emphasis on technical training, little appreciation and stimulation to practices outside the walls, refusal of some teachers in participating in the interaction, among others. Thus, we can highlight the need to institutionalize the teaching-service-community interaction, besides the appreciation of initiatives that foster and soften the teaching in multiprofessional and interdisciplinary activities, with a view to involving all actors – teachers, students, health professionals, users and managers, in addition to awakening the commitment of all institutions involved in changing the health training and in transforming the health care processes.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAServiços de integração docente-assistencialEducação superiorSistema Único de SaúdeDocentesIntegração ensino-serviço-comunidade na visão de docentes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALTatianaDeMedeirosCarvalhoMendes_DISSERT.pdfTatianaDeMedeirosCarvalhoMendes_DISSERT.pdfapplication/pdf1737522https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23929/1/TatianaDeMedeirosCarvalhoMendes_DISSERT.pdf75c3161927684fbaa95b2b5e96823248MD51TEXTTatianaDeMedeirosCarvalhoMendes_DISSERT.pdf.txtTatianaDeMedeirosCarvalhoMendes_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain281493https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23929/4/TatianaDeMedeirosCarvalhoMendes_DISSERT.pdf.txt9f2434ade6371b2d48daf4536d1e30e7MD54THUMBNAILTatianaDeMedeirosCarvalhoMendes_DISSERT.pdf.jpgTatianaDeMedeirosCarvalhoMendes_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2850https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/23929/5/TatianaDeMedeirosCarvalhoMendes_DISSERT.pdf.jpgfdeb8f0239fc31894c1c9c646f5e08d6MD55123456789/239292022-03-30 19:50:47.202oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/23929Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-03-30T22:50:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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