Educação Permanente em Saúde e Manoel de Barros: uma Aproximação Desformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo,Eluana Borges Leitão de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gouvêa,Mônica Vilella, Silva,Ana Lúcia Abrahão da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300324
Resumo: RESUMO Trata-se de uma reflexão que promove diálogo entre pressupostos da Educação Permanente em Saúde (EPS) e proposições desformadoras do poeta Manoel de Barros, com o objetivo de contribuir para a transvisão da formação e do trabalho em saúde. Optou-se por desvelar tal aproximação com base nos versos do poema “As lições de RQ”, que funcionaram como plataforma para os saltos reflexivos. A discussão encontrou respaldo principal em Paulo Freire e Adolfo Sanchez Vázquez, uma vez que caminhou na perspectiva de uma práxis revolucionária, transformadora e libertadora.
id ABEM-1_3a2deb641f43869a4005a018fa6f01a5
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000300324
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Educação Permanente em Saúde e Manoel de Barros: uma Aproximação DesformadoraEducação Profissional em Saúde PúblicaEducação ContinuadaPoesiaEducação MédicaRESUMO Trata-se de uma reflexão que promove diálogo entre pressupostos da Educação Permanente em Saúde (EPS) e proposições desformadoras do poeta Manoel de Barros, com o objetivo de contribuir para a transvisão da formação e do trabalho em saúde. Optou-se por desvelar tal aproximação com base nos versos do poema “As lições de RQ”, que funcionaram como plataforma para os saltos reflexivos. A discussão encontrou respaldo principal em Paulo Freire e Adolfo Sanchez Vázquez, uma vez que caminhou na perspectiva de uma práxis revolucionária, transformadora e libertadora.Associação Brasileira de Educação Médica2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300324Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.3 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n3e01712015info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo,Eluana Borges Leitão deGouvêa,Mônica VilellaSilva,Ana Lúcia Abrahão dapor2016-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000300324Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-11-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Permanente em Saúde e Manoel de Barros: uma Aproximação Desformadora
title Educação Permanente em Saúde e Manoel de Barros: uma Aproximação Desformadora
spellingShingle Educação Permanente em Saúde e Manoel de Barros: uma Aproximação Desformadora
Figueiredo,Eluana Borges Leitão de
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Continuada
Poesia
Educação Médica
title_short Educação Permanente em Saúde e Manoel de Barros: uma Aproximação Desformadora
title_full Educação Permanente em Saúde e Manoel de Barros: uma Aproximação Desformadora
title_fullStr Educação Permanente em Saúde e Manoel de Barros: uma Aproximação Desformadora
title_full_unstemmed Educação Permanente em Saúde e Manoel de Barros: uma Aproximação Desformadora
title_sort Educação Permanente em Saúde e Manoel de Barros: uma Aproximação Desformadora
author Figueiredo,Eluana Borges Leitão de
author_facet Figueiredo,Eluana Borges Leitão de
Gouvêa,Mônica Vilella
Silva,Ana Lúcia Abrahão da
author_role author
author2 Gouvêa,Mônica Vilella
Silva,Ana Lúcia Abrahão da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo,Eluana Borges Leitão de
Gouvêa,Mônica Vilella
Silva,Ana Lúcia Abrahão da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Continuada
Poesia
Educação Médica
topic Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Continuada
Poesia
Educação Médica
description RESUMO Trata-se de uma reflexão que promove diálogo entre pressupostos da Educação Permanente em Saúde (EPS) e proposições desformadoras do poeta Manoel de Barros, com o objetivo de contribuir para a transvisão da formação e do trabalho em saúde. Optou-se por desvelar tal aproximação com base nos versos do poema “As lições de RQ”, que funcionaram como plataforma para os saltos reflexivos. A discussão encontrou respaldo principal em Paulo Freire e Adolfo Sanchez Vázquez, uma vez que caminhou na perspectiva de uma práxis revolucionária, transformadora e libertadora.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300324
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n3e01712015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.3 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006157832192