Educação permanente em saúde: um estudo de revisão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58858 |
Resumo: | Introdução: reconhece-se a necessidade de impulsionar o ensino superior na saúde na perspectiva de efetiva articulação com os serviços, investindo na formação voltada para a integralidade do cuidado e para a permanente reestruturação de seus conhecimentos a partir da problematização e demandas internas sob a lógica da Educação Permanente em Saúde (EPS). Objetivos: empreender uma revisão da literatura na modalidade metassíntese sobre o tema de educação permanente em saúde. Metodologia: propostos da metassíntese, por meio da análise focada e constante, em artigos recuperados das bases de dados Pubmed, Web of Science, LILACS, IBECS e SciELO. Resultados: campo empírico foi constituído por 48 publicações originais, que foram caracterizados e avaliados. A partir disso, foram constituídos como elementos-chave quatro unidades temáticas: concepções; estratégias e dificuldades; políticas públicas e instituições formadoras. Foram encontradas três concepções principais de EPS: entendida como problematizadora e focada no trabalho em equipe, diretamente relacionada a Educação Continuada e educação que se dá ao longo da vida. As principais estratégias para efetivação da EPS são a problematização, manutenção de espaços para a EPS, pólos de EPS e o fator que mais limita é principalmente relacionado a gerência direta ou indireta. Outro destaque é a necessidade de implantação e manutenção de políticas públicas, além de disponibilidade de recursos financeiros e de recursos humanos. As instituições formadoras têm necessidade de articular ensino e serviço para a formação de egressos críticos-reflexivos. Conclusões: por meio deste estudo, é possível inferir que a articulação educação e saúde encontrase pautada tanto nas ações dos serviços de saúde, quanto de gestão e de instituições formadoras.. Dessa maneira, torna-se um desafio implementar processos de ensino-aprendizagem que sejam respaldados por ações críticoreflexivas e participantes, que promovam mudanças nas diferentes realidades de cada serviço. É possível enfatizar que, para atingir as metas propostas pelos documentos da OPAS/OMS e Ministério da Saúde seja necessário realizar propostas de EPS junto a profissionais dos serviços, professores e profissionais das instituições de ensino, afim que esses sujeitos consigam incorporar mudanças na estrutura do trabalho e do ensino. |
id |
UFSP_221cb68f2f5d78cb880ce12534ec1598 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/58858 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Educação permanente em saúde: um estudo de revisãoPermanent Education Health: review studyEducação ContinuadaEducação ProfissionalRevisãoSaúde PúblicaIntrodução: reconhece-se a necessidade de impulsionar o ensino superior na saúde na perspectiva de efetiva articulação com os serviços, investindo na formação voltada para a integralidade do cuidado e para a permanente reestruturação de seus conhecimentos a partir da problematização e demandas internas sob a lógica da Educação Permanente em Saúde (EPS). Objetivos: empreender uma revisão da literatura na modalidade metassíntese sobre o tema de educação permanente em saúde. Metodologia: propostos da metassíntese, por meio da análise focada e constante, em artigos recuperados das bases de dados Pubmed, Web of Science, LILACS, IBECS e SciELO. Resultados: campo empírico foi constituído por 48 publicações originais, que foram caracterizados e avaliados. A partir disso, foram constituídos como elementos-chave quatro unidades temáticas: concepções; estratégias e dificuldades; políticas públicas e instituições formadoras. Foram encontradas três concepções principais de EPS: entendida como problematizadora e focada no trabalho em equipe, diretamente relacionada a Educação Continuada e educação que se dá ao longo da vida. As principais estratégias para efetivação da EPS são a problematização, manutenção de espaços para a EPS, pólos de EPS e o fator que mais limita é principalmente relacionado a gerência direta ou indireta. Outro destaque é a necessidade de implantação e manutenção de políticas públicas, além de disponibilidade de recursos financeiros e de recursos humanos. As instituições formadoras têm necessidade de articular ensino e serviço para a formação de egressos críticos-reflexivos. Conclusões: por meio deste estudo, é possível inferir que a articulação educação e saúde encontrase pautada tanto nas ações dos serviços de saúde, quanto de gestão e de instituições formadoras.. Dessa maneira, torna-se um desafio implementar processos de ensino-aprendizagem que sejam respaldados por ações críticoreflexivas e participantes, que promovam mudanças nas diferentes realidades de cada serviço. É possível enfatizar que, para atingir as metas propostas pelos documentos da OPAS/OMS e Ministério da Saúde seja necessário realizar propostas de EPS junto a profissionais dos serviços, professores e profissionais das instituições de ensino, afim que esses sujeitos consigam incorporar mudanças na estrutura do trabalho e do ensino.Universidade Federal de São PauloBatista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7402359906381953http://lattes.cnpq.br/1998100612733105Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Miccas, Fernanda Luppino [UNIFESP]2020-12-10T20:28:12Z2020-12-10T20:28:12Z2012-04-24info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion12 f.application/pdfMICCAS, Fernanda Luppino. Educação permanente em saúde: um estudo de revisão. 2012. 12f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2012.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58858porISSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T11:04:00Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/58858Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T11:04Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação permanente em saúde: um estudo de revisão Permanent Education Health: review study |
title |
Educação permanente em saúde: um estudo de revisão |
spellingShingle |
Educação permanente em saúde: um estudo de revisão Miccas, Fernanda Luppino [UNIFESP] Educação Continuada Educação Profissional Revisão Saúde Pública |
title_short |
Educação permanente em saúde: um estudo de revisão |
title_full |
Educação permanente em saúde: um estudo de revisão |
title_fullStr |
Educação permanente em saúde: um estudo de revisão |
title_full_unstemmed |
Educação permanente em saúde: um estudo de revisão |
title_sort |
Educação permanente em saúde: um estudo de revisão |
author |
Miccas, Fernanda Luppino [UNIFESP] |
author_facet |
Miccas, Fernanda Luppino [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/7402359906381953 http://lattes.cnpq.br/1998100612733105 Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miccas, Fernanda Luppino [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Continuada Educação Profissional Revisão Saúde Pública |
topic |
Educação Continuada Educação Profissional Revisão Saúde Pública |
description |
Introdução: reconhece-se a necessidade de impulsionar o ensino superior na saúde na perspectiva de efetiva articulação com os serviços, investindo na formação voltada para a integralidade do cuidado e para a permanente reestruturação de seus conhecimentos a partir da problematização e demandas internas sob a lógica da Educação Permanente em Saúde (EPS). Objetivos: empreender uma revisão da literatura na modalidade metassíntese sobre o tema de educação permanente em saúde. Metodologia: propostos da metassíntese, por meio da análise focada e constante, em artigos recuperados das bases de dados Pubmed, Web of Science, LILACS, IBECS e SciELO. Resultados: campo empírico foi constituído por 48 publicações originais, que foram caracterizados e avaliados. A partir disso, foram constituídos como elementos-chave quatro unidades temáticas: concepções; estratégias e dificuldades; políticas públicas e instituições formadoras. Foram encontradas três concepções principais de EPS: entendida como problematizadora e focada no trabalho em equipe, diretamente relacionada a Educação Continuada e educação que se dá ao longo da vida. As principais estratégias para efetivação da EPS são a problematização, manutenção de espaços para a EPS, pólos de EPS e o fator que mais limita é principalmente relacionado a gerência direta ou indireta. Outro destaque é a necessidade de implantação e manutenção de políticas públicas, além de disponibilidade de recursos financeiros e de recursos humanos. As instituições formadoras têm necessidade de articular ensino e serviço para a formação de egressos críticos-reflexivos. Conclusões: por meio deste estudo, é possível inferir que a articulação educação e saúde encontrase pautada tanto nas ações dos serviços de saúde, quanto de gestão e de instituições formadoras.. Dessa maneira, torna-se um desafio implementar processos de ensino-aprendizagem que sejam respaldados por ações críticoreflexivas e participantes, que promovam mudanças nas diferentes realidades de cada serviço. É possível enfatizar que, para atingir as metas propostas pelos documentos da OPAS/OMS e Ministério da Saúde seja necessário realizar propostas de EPS junto a profissionais dos serviços, professores e profissionais das instituições de ensino, afim que esses sujeitos consigam incorporar mudanças na estrutura do trabalho e do ensino. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-24 2020-12-10T20:28:12Z 2020-12-10T20:28:12Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MICCAS, Fernanda Luppino. Educação permanente em saúde: um estudo de revisão. 2012. 12f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2012. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58858 |
identifier_str_mv |
MICCAS, Fernanda Luppino. Educação permanente em saúde: um estudo de revisão. 2012. 12f. Dissertação (Mestrado) - Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2012. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
12 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
ISS |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268340032503808 |