O Paciente Morre: Eis a Questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Falcão,Eliane Brigida Morais
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Lino,Gilson Gomes da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200106
Resumo: Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar como o tema morte é bordado no decorrer da formação médica de uma faculdade. A abordagem metodológica foi a da pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados no início e no fim do curso de medicina. Os resultados indicaram que os estudantes reconhecem papéis relevantes para o médico no acompanhamento do processo de morte de seus pacientes, mas afirmam que não recebem formação específica para isso. Na finalização do curso, identificou-se uma mudança de foco na atenção dos estudantes: quando a família - e não mais o paciente terminal - se torna o foco maior de interesse. Outra mudança foi a percepção dos estudantes de que as situações entendida como preferenciais para o ensino da morte não são mais aquelas referentes às interações com o paciente moribundo, mas centram-se em ambientes hospitalares, e, em decorrência disto, na necessidade de um preparo técnico hospitalar. Conclui-se que tais resultados são formas de ajuste a uma realidade: como, no período de formação, não se concretizam as expectativas de formação específica para lidar com pacientes à morte, os estudantes buscam instruir-se em torno do papel de manutenção da vida humana no modelo de atendimento hospitalar e na perspectiva de reconhecimento da morte como um processo tecnicamente ordenado.
id ABEM-1_3be1bd61e57b89d77422c3a8d58fac2d
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022004000200106
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O Paciente Morre: Eis a QuestãoMorteEducação MédicaResumo: O objetivo da pesquisa foi investigar como o tema morte é bordado no decorrer da formação médica de uma faculdade. A abordagem metodológica foi a da pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados no início e no fim do curso de medicina. Os resultados indicaram que os estudantes reconhecem papéis relevantes para o médico no acompanhamento do processo de morte de seus pacientes, mas afirmam que não recebem formação específica para isso. Na finalização do curso, identificou-se uma mudança de foco na atenção dos estudantes: quando a família - e não mais o paciente terminal - se torna o foco maior de interesse. Outra mudança foi a percepção dos estudantes de que as situações entendida como preferenciais para o ensino da morte não são mais aquelas referentes às interações com o paciente moribundo, mas centram-se em ambientes hospitalares, e, em decorrência disto, na necessidade de um preparo técnico hospitalar. Conclui-se que tais resultados são formas de ajuste a uma realidade: como, no período de formação, não se concretizam as expectativas de formação específica para lidar com pacientes à morte, os estudantes buscam instruir-se em torno do papel de manutenção da vida humana no modelo de atendimento hospitalar e na perspectiva de reconhecimento da morte como um processo tecnicamente ordenado.Associação Brasileira de Educação Médica2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200106Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.2 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.2-015info:eu-repo/semantics/openAccessFalcão,Eliane Brigida MoraisLino,Gilson Gomes da Silvapor2020-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000200106Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O Paciente Morre: Eis a Questão
title O Paciente Morre: Eis a Questão
spellingShingle O Paciente Morre: Eis a Questão
Falcão,Eliane Brigida Morais
Morte
Educação Médica
title_short O Paciente Morre: Eis a Questão
title_full O Paciente Morre: Eis a Questão
title_fullStr O Paciente Morre: Eis a Questão
title_full_unstemmed O Paciente Morre: Eis a Questão
title_sort O Paciente Morre: Eis a Questão
author Falcão,Eliane Brigida Morais
author_facet Falcão,Eliane Brigida Morais
Lino,Gilson Gomes da Silva
author_role author
author2 Lino,Gilson Gomes da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Falcão,Eliane Brigida Morais
Lino,Gilson Gomes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Morte
Educação Médica
topic Morte
Educação Médica
description Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar como o tema morte é bordado no decorrer da formação médica de uma faculdade. A abordagem metodológica foi a da pesquisa qualitativa, e os dados foram coletados no início e no fim do curso de medicina. Os resultados indicaram que os estudantes reconhecem papéis relevantes para o médico no acompanhamento do processo de morte de seus pacientes, mas afirmam que não recebem formação específica para isso. Na finalização do curso, identificou-se uma mudança de foco na atenção dos estudantes: quando a família - e não mais o paciente terminal - se torna o foco maior de interesse. Outra mudança foi a percepção dos estudantes de que as situações entendida como preferenciais para o ensino da morte não são mais aquelas referentes às interações com o paciente moribundo, mas centram-se em ambientes hospitalares, e, em decorrência disto, na necessidade de um preparo técnico hospitalar. Conclui-se que tais resultados são formas de ajuste a uma realidade: como, no período de formação, não se concretizam as expectativas de formação específica para lidar com pacientes à morte, os estudantes buscam instruir-se em torno do papel de manutenção da vida humana no modelo de atendimento hospitalar e na perspectiva de reconhecimento da morte como um processo tecnicamente ordenado.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200106
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v28.2-015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.2 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003423145984