O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares,Carlos Henrique Falcão
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Maia,José Antonio, Muniz,Marcella Cristina Halliday, Malta,Moana Vergetti, Magalhães,Belmira Rita da Costa, Thomaz,Ana Claire Pimenteira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300007
Resumo: O trabalho teve por objetivo caracterizar o currículo paralelo dos alunos da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas, por meio de um questionário auto-aplicado a uma amostra de 63 alunos. Com base na análise dos dados, constatou-se que a maioria dos alunos (98,41%) buscou algum tipo de atividade extracurricular, sendo que 45,59% delas foram realizadas no período de seis meses, consumindo mais de seis horas semanais. As principais motivações citadas foram a "busca da prática" na atividade médica (36,27%) e a "aquisição de novos conhecimentos" (30,39%). Nota-se que 98,39% dos alunos optaram principalmente por estágios, sendo as principais formas de ingresso os concursos (52%) e a seleção (36%). Conclui-se que, durante a terceira série do curso médico, os alunos ainda não estão capacitados para atuar nos diversos serviços e, por vezes, prejudicam suas atividades acadêmicas para realizar os estágios. Cabe à Universidade orientar seus alunos quanto ao momento mais adequado para o início dessas atividades, além de oferecer suporte quando da realização das mesmas.
id ABEM-1_42f28735b50712ae8736cea6ca85bb42
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022007000300007
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de AlagoasCurrículoEducação de Graduação em MedicinaEstudantes de MedicinaO trabalho teve por objetivo caracterizar o currículo paralelo dos alunos da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas, por meio de um questionário auto-aplicado a uma amostra de 63 alunos. Com base na análise dos dados, constatou-se que a maioria dos alunos (98,41%) buscou algum tipo de atividade extracurricular, sendo que 45,59% delas foram realizadas no período de seis meses, consumindo mais de seis horas semanais. As principais motivações citadas foram a "busca da prática" na atividade médica (36,27%) e a "aquisição de novos conhecimentos" (30,39%). Nota-se que 98,39% dos alunos optaram principalmente por estágios, sendo as principais formas de ingresso os concursos (52%) e a seleção (36%). Conclui-se que, durante a terceira série do curso médico, os alunos ainda não estão capacitados para atuar nos diversos serviços e, por vezes, prejudicam suas atividades acadêmicas para realizar os estágios. Cabe à Universidade orientar seus alunos quanto ao momento mais adequado para o início dessas atividades, além de oferecer suporte quando da realização das mesmas.Associação Brasileira de Educação Médica2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300007Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.3 2007reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022007000300007info:eu-repo/semantics/openAccessTavares,Carlos Henrique FalcãoMaia,José AntonioMuniz,Marcella Cristina HallidayMalta,Moana VergettiMagalhães,Belmira Rita da CostaThomaz,Ana Claire Pimenteirapor2008-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022007000300007Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2008-03-10T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas
title O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas
spellingShingle O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas
Tavares,Carlos Henrique Falcão
Currículo
Educação de Graduação em Medicina
Estudantes de Medicina
title_short O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas
title_full O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas
title_fullStr O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas
title_full_unstemmed O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas
title_sort O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas
author Tavares,Carlos Henrique Falcão
author_facet Tavares,Carlos Henrique Falcão
Maia,José Antonio
Muniz,Marcella Cristina Halliday
Malta,Moana Vergetti
Magalhães,Belmira Rita da Costa
Thomaz,Ana Claire Pimenteira
author_role author
author2 Maia,José Antonio
Muniz,Marcella Cristina Halliday
Malta,Moana Vergetti
Magalhães,Belmira Rita da Costa
Thomaz,Ana Claire Pimenteira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares,Carlos Henrique Falcão
Maia,José Antonio
Muniz,Marcella Cristina Halliday
Malta,Moana Vergetti
Magalhães,Belmira Rita da Costa
Thomaz,Ana Claire Pimenteira
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Educação de Graduação em Medicina
Estudantes de Medicina
topic Currículo
Educação de Graduação em Medicina
Estudantes de Medicina
description O trabalho teve por objetivo caracterizar o currículo paralelo dos alunos da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas, por meio de um questionário auto-aplicado a uma amostra de 63 alunos. Com base na análise dos dados, constatou-se que a maioria dos alunos (98,41%) buscou algum tipo de atividade extracurricular, sendo que 45,59% delas foram realizadas no período de seis meses, consumindo mais de seis horas semanais. As principais motivações citadas foram a "busca da prática" na atividade médica (36,27%) e a "aquisição de novos conhecimentos" (30,39%). Nota-se que 98,39% dos alunos optaram principalmente por estágios, sendo as principais formas de ingresso os concursos (52%) e a seleção (36%). Conclui-se que, durante a terceira série do curso médico, os alunos ainda não estão capacitados para atuar nos diversos serviços e, por vezes, prejudicam suas atividades acadêmicas para realizar os estágios. Cabe à Universidade orientar seus alunos quanto ao momento mais adequado para o início dessas atividades, além de oferecer suporte quando da realização das mesmas.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022007000300007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.3 2007
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003789099008