O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300007 |
Resumo: | O trabalho teve por objetivo caracterizar o currículo paralelo dos alunos da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas, por meio de um questionário auto-aplicado a uma amostra de 63 alunos. Com base na análise dos dados, constatou-se que a maioria dos alunos (98,41%) buscou algum tipo de atividade extracurricular, sendo que 45,59% delas foram realizadas no período de seis meses, consumindo mais de seis horas semanais. As principais motivações citadas foram a "busca da prática" na atividade médica (36,27%) e a "aquisição de novos conhecimentos" (30,39%). Nota-se que 98,39% dos alunos optaram principalmente por estágios, sendo as principais formas de ingresso os concursos (52%) e a seleção (36%). Conclui-se que, durante a terceira série do curso médico, os alunos ainda não estão capacitados para atuar nos diversos serviços e, por vezes, prejudicam suas atividades acadêmicas para realizar os estágios. Cabe à Universidade orientar seus alunos quanto ao momento mais adequado para o início dessas atividades, além de oferecer suporte quando da realização das mesmas. |
id |
ABEM-1_42f28735b50712ae8736cea6ca85bb42 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022007000300007 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de AlagoasCurrículoEducação de Graduação em MedicinaEstudantes de MedicinaO trabalho teve por objetivo caracterizar o currículo paralelo dos alunos da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas, por meio de um questionário auto-aplicado a uma amostra de 63 alunos. Com base na análise dos dados, constatou-se que a maioria dos alunos (98,41%) buscou algum tipo de atividade extracurricular, sendo que 45,59% delas foram realizadas no período de seis meses, consumindo mais de seis horas semanais. As principais motivações citadas foram a "busca da prática" na atividade médica (36,27%) e a "aquisição de novos conhecimentos" (30,39%). Nota-se que 98,39% dos alunos optaram principalmente por estágios, sendo as principais formas de ingresso os concursos (52%) e a seleção (36%). Conclui-se que, durante a terceira série do curso médico, os alunos ainda não estão capacitados para atuar nos diversos serviços e, por vezes, prejudicam suas atividades acadêmicas para realizar os estágios. Cabe à Universidade orientar seus alunos quanto ao momento mais adequado para o início dessas atividades, além de oferecer suporte quando da realização das mesmas.Associação Brasileira de Educação Médica2007-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300007Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.3 2007reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022007000300007info:eu-repo/semantics/openAccessTavares,Carlos Henrique FalcãoMaia,José AntonioMuniz,Marcella Cristina HallidayMalta,Moana VergettiMagalhães,Belmira Rita da CostaThomaz,Ana Claire Pimenteirapor2008-03-10T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022007000300007Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2008-03-10T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas |
title |
O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas |
spellingShingle |
O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas Tavares,Carlos Henrique Falcão Currículo Educação de Graduação em Medicina Estudantes de Medicina |
title_short |
O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas |
title_full |
O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas |
title_fullStr |
O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas |
title_full_unstemmed |
O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas |
title_sort |
O currículo paralelo dos estudantes da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas |
author |
Tavares,Carlos Henrique Falcão |
author_facet |
Tavares,Carlos Henrique Falcão Maia,José Antonio Muniz,Marcella Cristina Halliday Malta,Moana Vergetti Magalhães,Belmira Rita da Costa Thomaz,Ana Claire Pimenteira |
author_role |
author |
author2 |
Maia,José Antonio Muniz,Marcella Cristina Halliday Malta,Moana Vergetti Magalhães,Belmira Rita da Costa Thomaz,Ana Claire Pimenteira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares,Carlos Henrique Falcão Maia,José Antonio Muniz,Marcella Cristina Halliday Malta,Moana Vergetti Magalhães,Belmira Rita da Costa Thomaz,Ana Claire Pimenteira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Educação de Graduação em Medicina Estudantes de Medicina |
topic |
Currículo Educação de Graduação em Medicina Estudantes de Medicina |
description |
O trabalho teve por objetivo caracterizar o currículo paralelo dos alunos da terceira série do curso médico da Universidade Federal de Alagoas, por meio de um questionário auto-aplicado a uma amostra de 63 alunos. Com base na análise dos dados, constatou-se que a maioria dos alunos (98,41%) buscou algum tipo de atividade extracurricular, sendo que 45,59% delas foram realizadas no período de seis meses, consumindo mais de seis horas semanais. As principais motivações citadas foram a "busca da prática" na atividade médica (36,27%) e a "aquisição de novos conhecimentos" (30,39%). Nota-se que 98,39% dos alunos optaram principalmente por estágios, sendo as principais formas de ingresso os concursos (52%) e a seleção (36%). Conclui-se que, durante a terceira série do curso médico, os alunos ainda não estão capacitados para atuar nos diversos serviços e, por vezes, prejudicam suas atividades acadêmicas para realizar os estágios. Cabe à Universidade orientar seus alunos quanto ao momento mais adequado para o início dessas atividades, além de oferecer suporte quando da realização das mesmas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022007000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022007000300007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.31 n.3 2007 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003789099008 |