Percepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pricinote,Sílvia Cristina Marques Nunes
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira,Edna Regina Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300470
Resumo: RESUMO O feedback é descrito na literatura como capaz de influenciar poderosamente o aprendizado, mas, na prática, ocorre raramente e/ou de forma ineficaz. O objetivo deste trabalho foi avaliar como estudantes de cursos de Medicina percebem o feedback educacional e identificam as características positivas e negativas, de docentes e discentes, associadas à realização do feedback. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de grupos focais com alunos do quarto ano ou oitavo período de três faculdades de Medicina. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, criando-se as seguintes categorias: características do feedback recebido, fatores relacionados à ocorrência do feedback, características do docente para dar o feedback e características do discente para receber o feedback. Observou-se que, independentemente da instituição e do modelo curricular, na percepção dos participantes da amostra, a prática do feedback precisa ser melhorada nos ambientes de ensino e aprendizagem. Deve-se estimular tanto os docentes a dar o feedback, quanto os discentes a buscar recebê-lo, para que seja uma prática regular, contínua e com qualidade.
id ABEM-1_455f20a57068a9a3129ba8a1fe8439ba
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000300470
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Percepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de AprendizagemRetroalimentação PsicológicaEstudantes de MedicinaEnsinoAprendizagemEducação MédicaAvaliação EducacionalRESUMO O feedback é descrito na literatura como capaz de influenciar poderosamente o aprendizado, mas, na prática, ocorre raramente e/ou de forma ineficaz. O objetivo deste trabalho foi avaliar como estudantes de cursos de Medicina percebem o feedback educacional e identificam as características positivas e negativas, de docentes e discentes, associadas à realização do feedback. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de grupos focais com alunos do quarto ano ou oitavo período de três faculdades de Medicina. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, criando-se as seguintes categorias: características do feedback recebido, fatores relacionados à ocorrência do feedback, características do docente para dar o feedback e características do discente para receber o feedback. Observou-se que, independentemente da instituição e do modelo curricular, na percepção dos participantes da amostra, a prática do feedback precisa ser melhorada nos ambientes de ensino e aprendizagem. Deve-se estimular tanto os docentes a dar o feedback, quanto os discentes a buscar recebê-lo, para que seja uma prática regular, contínua e com qualidade.Associação Brasileira de Educação Médica2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300470Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.3 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n3e00422014info:eu-repo/semantics/openAccessPricinote,Sílvia Cristina Marques NunesPereira,Edna Regina Silvapor2016-11-28T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000300470Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-11-28T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de Aprendizagem
title Percepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de Aprendizagem
spellingShingle Percepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de Aprendizagem
Pricinote,Sílvia Cristina Marques Nunes
Retroalimentação Psicológica
Estudantes de Medicina
Ensino
Aprendizagem
Educação Médica
Avaliação Educacional
title_short Percepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de Aprendizagem
title_full Percepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de Aprendizagem
title_fullStr Percepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de Aprendizagem
title_full_unstemmed Percepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de Aprendizagem
title_sort Percepção de Discentes de Medicina sobre o Feedback no Ambiente de Aprendizagem
author Pricinote,Sílvia Cristina Marques Nunes
author_facet Pricinote,Sílvia Cristina Marques Nunes
Pereira,Edna Regina Silva
author_role author
author2 Pereira,Edna Regina Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pricinote,Sílvia Cristina Marques Nunes
Pereira,Edna Regina Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Retroalimentação Psicológica
Estudantes de Medicina
Ensino
Aprendizagem
Educação Médica
Avaliação Educacional
topic Retroalimentação Psicológica
Estudantes de Medicina
Ensino
Aprendizagem
Educação Médica
Avaliação Educacional
description RESUMO O feedback é descrito na literatura como capaz de influenciar poderosamente o aprendizado, mas, na prática, ocorre raramente e/ou de forma ineficaz. O objetivo deste trabalho foi avaliar como estudantes de cursos de Medicina percebem o feedback educacional e identificam as características positivas e negativas, de docentes e discentes, associadas à realização do feedback. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio de grupos focais com alunos do quarto ano ou oitavo período de três faculdades de Medicina. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo, criando-se as seguintes categorias: características do feedback recebido, fatores relacionados à ocorrência do feedback, características do docente para dar o feedback e características do discente para receber o feedback. Observou-se que, independentemente da instituição e do modelo curricular, na percepção dos participantes da amostra, a prática do feedback precisa ser melhorada nos ambientes de ensino e aprendizagem. Deve-se estimular tanto os docentes a dar o feedback, quanto os discentes a buscar recebê-lo, para que seja uma prática regular, contínua e com qualidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300470
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000300470
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n3e00422014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.3 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006414733312