Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000100011 |
Resumo: | São apresentados os resultados da experiência de transformação de uma disciplina tradicional do ensino médico voltada ao ensino da política e gestão de saúde com uso de tecnologias de informação e comunicação - e-Learning. Baseado em correntes construtivistas da educação, o curso dedica especial atenção à motivação do corpo discente, ao trabalho colaborativo e à procura e elaboração de informações de fontes oficiais de saúde. São características do curso: motivar os alunos por meio da proposta de caracterizar o sistema de saúde de um município de livre escolha dos mesmos; promover atividades de estudo e pesquisa em saúde utilizando roteiros orientados à análise e gestão da assistência; dar a conhecer e utilizar portais oficiais de informações em saúde e criar um ambiente virtual de pesquisa-aprendizagem disponível todo o tempo. Após quatro anos de experiência e em vista da boa aceitação entre os alunos, o modelo de curso foi expandido a outros cursos da área da saúde: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Metabolismo, Fonoaudiologia e Informática Biomédica. |
id |
ABEM-1_4839756e335d8c9062406308e0b109fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022006000100011 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-LearningEducação MédicaEducação à DistânciaMedicina SocialSão apresentados os resultados da experiência de transformação de uma disciplina tradicional do ensino médico voltada ao ensino da política e gestão de saúde com uso de tecnologias de informação e comunicação - e-Learning. Baseado em correntes construtivistas da educação, o curso dedica especial atenção à motivação do corpo discente, ao trabalho colaborativo e à procura e elaboração de informações de fontes oficiais de saúde. São características do curso: motivar os alunos por meio da proposta de caracterizar o sistema de saúde de um município de livre escolha dos mesmos; promover atividades de estudo e pesquisa em saúde utilizando roteiros orientados à análise e gestão da assistência; dar a conhecer e utilizar portais oficiais de informações em saúde e criar um ambiente virtual de pesquisa-aprendizagem disponível todo o tempo. Após quatro anos de experiência e em vista da boa aceitação entre os alunos, o modelo de curso foi expandido a outros cursos da área da saúde: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Metabolismo, Fonoaudiologia e Informática Biomédica.Associação Brasileira de Educação Médica2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000100011Revista Brasileira de Educação Médica v.30 n.1 2006reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022006000100011info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Juan Stuardo YazlleCaccia-Bava,Maria do Carmo G.Rezende,Carlos Eduardo M. depor2007-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022006000100011Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2007-01-09T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning |
title |
Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning |
spellingShingle |
Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning Rocha,Juan Stuardo Yazlle Educação Médica Educação à Distância Medicina Social |
title_short |
Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning |
title_full |
Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning |
title_fullStr |
Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning |
title_full_unstemmed |
Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning |
title_sort |
Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning |
author |
Rocha,Juan Stuardo Yazlle |
author_facet |
Rocha,Juan Stuardo Yazlle Caccia-Bava,Maria do Carmo G. Rezende,Carlos Eduardo M. de |
author_role |
author |
author2 |
Caccia-Bava,Maria do Carmo G. Rezende,Carlos Eduardo M. de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha,Juan Stuardo Yazlle Caccia-Bava,Maria do Carmo G. Rezende,Carlos Eduardo M. de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Educação à Distância Medicina Social |
topic |
Educação Médica Educação à Distância Medicina Social |
description |
São apresentados os resultados da experiência de transformação de uma disciplina tradicional do ensino médico voltada ao ensino da política e gestão de saúde com uso de tecnologias de informação e comunicação - e-Learning. Baseado em correntes construtivistas da educação, o curso dedica especial atenção à motivação do corpo discente, ao trabalho colaborativo e à procura e elaboração de informações de fontes oficiais de saúde. São características do curso: motivar os alunos por meio da proposta de caracterizar o sistema de saúde de um município de livre escolha dos mesmos; promover atividades de estudo e pesquisa em saúde utilizando roteiros orientados à análise e gestão da assistência; dar a conhecer e utilizar portais oficiais de informações em saúde e criar um ambiente virtual de pesquisa-aprendizagem disponível todo o tempo. Após quatro anos de experiência e em vista da boa aceitação entre os alunos, o modelo de curso foi expandido a outros cursos da área da saúde: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Metabolismo, Fonoaudiologia e Informática Biomédica. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000100011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000100011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022006000100011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.30 n.1 2006 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003501789184 |