Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha,Juan Stuardo Yazlle
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Caccia-Bava,Maria do Carmo G., Rezende,Carlos Eduardo M. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000100011
Resumo: São apresentados os resultados da experiência de transformação de uma disciplina tradicional do ensino médico voltada ao ensino da política e gestão de saúde com uso de tecnologias de informação e comunicação - e-Learning. Baseado em correntes construtivistas da educação, o curso dedica especial atenção à motivação do corpo discente, ao trabalho colaborativo e à procura e elaboração de informações de fontes oficiais de saúde. São características do curso: motivar os alunos por meio da proposta de caracterizar o sistema de saúde de um município de livre escolha dos mesmos; promover atividades de estudo e pesquisa em saúde utilizando roteiros orientados à análise e gestão da assistência; dar a conhecer e utilizar portais oficiais de informações em saúde e criar um ambiente virtual de pesquisa-aprendizagem disponível todo o tempo. Após quatro anos de experiência e em vista da boa aceitação entre os alunos, o modelo de curso foi expandido a outros cursos da área da saúde: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Metabolismo, Fonoaudiologia e Informática Biomédica.
id ABEM-1_4839756e335d8c9062406308e0b109fe
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022006000100011
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-LearningEducação MédicaEducação à DistânciaMedicina SocialSão apresentados os resultados da experiência de transformação de uma disciplina tradicional do ensino médico voltada ao ensino da política e gestão de saúde com uso de tecnologias de informação e comunicação - e-Learning. Baseado em correntes construtivistas da educação, o curso dedica especial atenção à motivação do corpo discente, ao trabalho colaborativo e à procura e elaboração de informações de fontes oficiais de saúde. São características do curso: motivar os alunos por meio da proposta de caracterizar o sistema de saúde de um município de livre escolha dos mesmos; promover atividades de estudo e pesquisa em saúde utilizando roteiros orientados à análise e gestão da assistência; dar a conhecer e utilizar portais oficiais de informações em saúde e criar um ambiente virtual de pesquisa-aprendizagem disponível todo o tempo. Após quatro anos de experiência e em vista da boa aceitação entre os alunos, o modelo de curso foi expandido a outros cursos da área da saúde: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Metabolismo, Fonoaudiologia e Informática Biomédica.Associação Brasileira de Educação Médica2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000100011Revista Brasileira de Educação Médica v.30 n.1 2006reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022006000100011info:eu-repo/semantics/openAccessRocha,Juan Stuardo YazlleCaccia-Bava,Maria do Carmo G.Rezende,Carlos Eduardo M. depor2007-01-09T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022006000100011Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2007-01-09T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning
title Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning
spellingShingle Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning
Rocha,Juan Stuardo Yazlle
Educação Médica
Educação à Distância
Medicina Social
title_short Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning
title_full Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning
title_fullStr Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning
title_full_unstemmed Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning
title_sort Pesquisa-aprendizagem no ensino da política e gestão de saúde: relato de uma experiência com e-Learning
author Rocha,Juan Stuardo Yazlle
author_facet Rocha,Juan Stuardo Yazlle
Caccia-Bava,Maria do Carmo G.
Rezende,Carlos Eduardo M. de
author_role author
author2 Caccia-Bava,Maria do Carmo G.
Rezende,Carlos Eduardo M. de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha,Juan Stuardo Yazlle
Caccia-Bava,Maria do Carmo G.
Rezende,Carlos Eduardo M. de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Educação à Distância
Medicina Social
topic Educação Médica
Educação à Distância
Medicina Social
description São apresentados os resultados da experiência de transformação de uma disciplina tradicional do ensino médico voltada ao ensino da política e gestão de saúde com uso de tecnologias de informação e comunicação - e-Learning. Baseado em correntes construtivistas da educação, o curso dedica especial atenção à motivação do corpo discente, ao trabalho colaborativo e à procura e elaboração de informações de fontes oficiais de saúde. São características do curso: motivar os alunos por meio da proposta de caracterizar o sistema de saúde de um município de livre escolha dos mesmos; promover atividades de estudo e pesquisa em saúde utilizando roteiros orientados à análise e gestão da assistência; dar a conhecer e utilizar portais oficiais de informações em saúde e criar um ambiente virtual de pesquisa-aprendizagem disponível todo o tempo. Após quatro anos de experiência e em vista da boa aceitação entre os alunos, o modelo de curso foi expandido a outros cursos da área da saúde: Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Metabolismo, Fonoaudiologia e Informática Biomédica.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000100011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022006000100011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022006000100011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.30 n.1 2006
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003501789184