Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenório,Leila Pereira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Argolo,Vanessa Araújo, Sá,Helena Pinho de, Melo,Enaldo Vieira de, Costa,Edméa Fontes de Oliva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400574
Resumo: RESUMO Objetivos Avaliar a saúde mental dos estudantes, estratégias defensivas, fontes de estresse e alívio associadas a diferentes processos educacionais. Método Estudo qualitativo e transversal realizado em fevereiro de 2014 por meio de grupos focais e questionário semiestruturado com 78 estudantes do terceiro semestre de duas escolas médicas numa mesma universidade pública: uma com 53 anos, na capital, com modelo de ensino tradicional, e a outra com três anos, no interior,com modelo de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Foi realizada análise descritiva dos dados sociodemográficos, psicoemocionais e processo educacional do questionário e análise de conteúdo temática, além de interpretação psicodinâmica dos dados dos grupos focais. Resultados Responderam ao questionário 38 alunos da escola tradicionale 40 daABP, sendo a maioria do sexo masculino (52,6%), com idade 22+2 anos e solteiros (85%). Dois grupos focais com oito alunos de cada escola revelaram motivações, fontes de estresse e de alívio semelhantes entre os alunos, porém sofrimento psíquico menor nos alunos da ABP, que também referiram maior aproximação de seus professores e pactuação das tarefas. Conclusão O processo educacional foi associado a sofrimento psíquico por alunos de ambos os grupos.
id ABEM-1_49ce8a4b2343e9b07052cb2a306dc4ad
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000400574
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de EnsinoEstudantes de MedicinaSaúde MentalTranstorno MentalEducação MédicaRESUMO Objetivos Avaliar a saúde mental dos estudantes, estratégias defensivas, fontes de estresse e alívio associadas a diferentes processos educacionais. Método Estudo qualitativo e transversal realizado em fevereiro de 2014 por meio de grupos focais e questionário semiestruturado com 78 estudantes do terceiro semestre de duas escolas médicas numa mesma universidade pública: uma com 53 anos, na capital, com modelo de ensino tradicional, e a outra com três anos, no interior,com modelo de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Foi realizada análise descritiva dos dados sociodemográficos, psicoemocionais e processo educacional do questionário e análise de conteúdo temática, além de interpretação psicodinâmica dos dados dos grupos focais. Resultados Responderam ao questionário 38 alunos da escola tradicionale 40 daABP, sendo a maioria do sexo masculino (52,6%), com idade 22+2 anos e solteiros (85%). Dois grupos focais com oito alunos de cada escola revelaram motivações, fontes de estresse e de alívio semelhantes entre os alunos, porém sofrimento psíquico menor nos alunos da ABP, que também referiram maior aproximação de seus professores e pactuação das tarefas. Conclusão O processo educacional foi associado a sofrimento psíquico por alunos de ambos os grupos.Associação Brasileira de Educação Médica2016-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400574Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.4 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n4e00192015info:eu-repo/semantics/openAccessTenório,Leila PereiraArgolo,Vanessa AraújoSá,Helena Pinho deMelo,Enaldo Vieira deCosta,Edméa Fontes de Olivapor2017-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000400574Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2017-02-16T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino
title Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino
spellingShingle Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino
Tenório,Leila Pereira
Estudantes de Medicina
Saúde Mental
Transtorno Mental
Educação Médica
title_short Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino
title_full Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino
title_fullStr Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino
title_full_unstemmed Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino
title_sort Saúde Mental de Estudantes de Escolas Médicas com Diferentes Modelos de Ensino
author Tenório,Leila Pereira
author_facet Tenório,Leila Pereira
Argolo,Vanessa Araújo
Sá,Helena Pinho de
Melo,Enaldo Vieira de
Costa,Edméa Fontes de Oliva
author_role author
author2 Argolo,Vanessa Araújo
Sá,Helena Pinho de
Melo,Enaldo Vieira de
Costa,Edméa Fontes de Oliva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenório,Leila Pereira
Argolo,Vanessa Araújo
Sá,Helena Pinho de
Melo,Enaldo Vieira de
Costa,Edméa Fontes de Oliva
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Medicina
Saúde Mental
Transtorno Mental
Educação Médica
topic Estudantes de Medicina
Saúde Mental
Transtorno Mental
Educação Médica
description RESUMO Objetivos Avaliar a saúde mental dos estudantes, estratégias defensivas, fontes de estresse e alívio associadas a diferentes processos educacionais. Método Estudo qualitativo e transversal realizado em fevereiro de 2014 por meio de grupos focais e questionário semiestruturado com 78 estudantes do terceiro semestre de duas escolas médicas numa mesma universidade pública: uma com 53 anos, na capital, com modelo de ensino tradicional, e a outra com três anos, no interior,com modelo de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Foi realizada análise descritiva dos dados sociodemográficos, psicoemocionais e processo educacional do questionário e análise de conteúdo temática, além de interpretação psicodinâmica dos dados dos grupos focais. Resultados Responderam ao questionário 38 alunos da escola tradicionale 40 daABP, sendo a maioria do sexo masculino (52,6%), com idade 22+2 anos e solteiros (85%). Dois grupos focais com oito alunos de cada escola revelaram motivações, fontes de estresse e de alívio semelhantes entre os alunos, porém sofrimento psíquico menor nos alunos da ABP, que também referiram maior aproximação de seus professores e pactuação das tarefas. Conclusão O processo educacional foi associado a sofrimento psíquico por alunos de ambos os grupos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400574
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000400574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n4e00192015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.4 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006433607680