CONSTRUINDO OS SISTEMAS DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000300003 |
Resumo: | Resumo: O artigo aborda correlações, em termos de estratégias de mudança preconizadas na Constituição de 1988, para as áreas da saúde e da educação, apontando semelhanças nas ações previstas para ambas as instâncias, no sentido de alterar o panorama sanitário e educacional. Revela avanço mais significativo alcançado pela saúde, face a implantação do Sistema Único de Saúde, consequência talvez de um processo de amadurecimento maior quanto à própria realidade e uma maior clareza e vontade política, por parte dos profissionais do setor, de interferir nessa mesma realidade. Destaca como mecanismos essenciais para a mudança a descentralização (enquanto movimento social e político de ruptura) e o controle social como garantia para a democratização dos setores de saúde e da educação. Propõe articulação mais estreita entre essas áreas, pontilhando experiências e somando conquistas. |
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CONSTRUINDO OS SISTEMAS DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE: UMA ABORDAGEM PRELIMINARSaúdeEducaçãoDescentralização e Controle SocialResumo: O artigo aborda correlações, em termos de estratégias de mudança preconizadas na Constituição de 1988, para as áreas da saúde e da educação, apontando semelhanças nas ações previstas para ambas as instâncias, no sentido de alterar o panorama sanitário e educacional. Revela avanço mais significativo alcançado pela saúde, face a implantação do Sistema Único de Saúde, consequência talvez de um processo de amadurecimento maior quanto à própria realidade e uma maior clareza e vontade política, por parte dos profissionais do setor, de interferir nessa mesma realidade. Destaca como mecanismos essenciais para a mudança a descentralização (enquanto movimento social e político de ruptura) e o controle social como garantia para a democratização dos setores de saúde e da educação. Propõe articulação mais estreita entre essas áreas, pontilhando experiências e somando conquistas.Associação Brasileira de Educação Médica1994-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000300003Revista Brasileira de Educação Médica v.18 n.3 1994reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v18.3-003info:eu-repo/semantics/openAccessAmâncio Filho,Antenorpor2021-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021994000300003Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-11T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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