ESTÁGIO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICO
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Data de Publicação: | 1994 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000300004 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho descreve o nível referido de aquisição de habilidades psicomotoras na área de urgência e emergência, obtidas por estudantes de Medicina do 11º semestre, durante um mês de treinamento no Hospital Municipal de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS-PoA). Questionários contendo uma listagem de habilidades técnicas inquiriam, antes do treinamento e imediatamente após, se os alunos consideravam-se aptos ao desempenho dessas habilidades. Na análise, as habilidades foram agrupadas de acordo com áreas de treinamento: clínica médica, politraumatizados, sutura, traumatologia e hemoterapia. Houve incremento significativo de respondentes que se consideraram aptos em 23 das 32 habilidades listadas. Quanto ao desempenho não houve diferença significativa em 15 das habilidades estudadas. Estes resultados sugerem que o fato do aluno julgar-se apto à execução de uma habilidade não significa que ele a lenha desempenhado durante seu período de treinamento. |
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ESTÁGIO URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: PROJETO INTEGRADO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO MÉDICOAvaliaçãoEmergênciaUrgênciaEnsino Médico de GraduaçãoResumo: Este trabalho descreve o nível referido de aquisição de habilidades psicomotoras na área de urgência e emergência, obtidas por estudantes de Medicina do 11º semestre, durante um mês de treinamento no Hospital Municipal de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS-PoA). Questionários contendo uma listagem de habilidades técnicas inquiriam, antes do treinamento e imediatamente após, se os alunos consideravam-se aptos ao desempenho dessas habilidades. Na análise, as habilidades foram agrupadas de acordo com áreas de treinamento: clínica médica, politraumatizados, sutura, traumatologia e hemoterapia. Houve incremento significativo de respondentes que se consideraram aptos em 23 das 32 habilidades listadas. Quanto ao desempenho não houve diferença significativa em 15 das habilidades estudadas. Estes resultados sugerem que o fato do aluno julgar-se apto à execução de uma habilidade não significa que ele a lenha desempenhado durante seu período de treinamento.Associação Brasileira de Educação Médica1994-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021994000300004Revista Brasileira de Educação Médica v.18 n.3 1994reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v18.3-004info:eu-repo/semantics/openAccessArenson-Pandikow,Helena M.Bordin,RonaldoWolff,Jane Maria ReosBrum,Maria Carlota Borbapor2021-01-11T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021994000300004Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-11T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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