Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertoncello,Valdecir
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Moro,Claudia Maria Cabral, Bortolozzi,Flávio, Bertoncello,Ludhiana Ethel Kendrick Silva
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300018
Resumo: O Programa de Aprendizagem de Ginecologia e Obstetrícia da PUC-PR adota a aprendizagem baseada em problemas como metodologia de aprendizagem. Neste programa, são executados diversos casos clínicos que compõem seu conteúdo. Para cada caso clínico, os professores definem uma semiologia principal e as respectivas semiologias secundárias, a fim de definir o conjunto de ações ou procedimentos que os alunos devem executar. Visando à inserção das tecnologias da informação e comunicação no aprendizado dos alunos, foi desenvolvido um sistema que permite obter, passo a passo, as ações e procedimentos executados pelos alunos. O objetivo geral deste trabalho é conceber um modelo matemático e computacional que permita obter índices de similaridade entre as semiologias definidas pelos professores e as executadas pelos alunos.
id ABEM-1_4f2a7f4b9161f8b161b834a1dd388e2e
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000300018
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemasSemiologiaAnamneseEducação MédicaAprendizagem Baseada em Problemas Tecnologias de Informação e ComunicaçãoMedidas de SimilaridadesO Programa de Aprendizagem de Ginecologia e Obstetrícia da PUC-PR adota a aprendizagem baseada em problemas como metodologia de aprendizagem. Neste programa, são executados diversos casos clínicos que compõem seu conteúdo. Para cada caso clínico, os professores definem uma semiologia principal e as respectivas semiologias secundárias, a fim de definir o conjunto de ações ou procedimentos que os alunos devem executar. Visando à inserção das tecnologias da informação e comunicação no aprendizado dos alunos, foi desenvolvido um sistema que permite obter, passo a passo, as ações e procedimentos executados pelos alunos. O objetivo geral deste trabalho é conceber um modelo matemático e computacional que permita obter índices de similaridade entre as semiologias definidas pelos professores e as executadas pelos alunos.Associação Brasileira de Educação Médica2010-09-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300018Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000300018info:eu-repo/semantics/openAccessBertoncello,ValdecirMoro,Claudia Maria CabralBortolozzi,FlávioBertoncello,Ludhiana Ethel Kendrick Silvapor2011-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000300018Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-01-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas
title Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas
spellingShingle Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas
Bertoncello,Valdecir
Semiologia
Anamnese
Educação Médica
Aprendizagem Baseada em Problemas Tecnologias de Informação e Comunicação
Medidas de Similaridades
title_short Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas
title_full Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas
title_fullStr Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas
title_full_unstemmed Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas
title_sort Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas
author Bertoncello,Valdecir
author_facet Bertoncello,Valdecir
Moro,Claudia Maria Cabral
Bortolozzi,Flávio
Bertoncello,Ludhiana Ethel Kendrick Silva
author_role author
author2 Moro,Claudia Maria Cabral
Bortolozzi,Flávio
Bertoncello,Ludhiana Ethel Kendrick Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertoncello,Valdecir
Moro,Claudia Maria Cabral
Bortolozzi,Flávio
Bertoncello,Ludhiana Ethel Kendrick Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Semiologia
Anamnese
Educação Médica
Aprendizagem Baseada em Problemas Tecnologias de Informação e Comunicação
Medidas de Similaridades
topic Semiologia
Anamnese
Educação Médica
Aprendizagem Baseada em Problemas Tecnologias de Informação e Comunicação
Medidas de Similaridades
description O Programa de Aprendizagem de Ginecologia e Obstetrícia da PUC-PR adota a aprendizagem baseada em problemas como metodologia de aprendizagem. Neste programa, são executados diversos casos clínicos que compõem seu conteúdo. Para cada caso clínico, os professores definem uma semiologia principal e as respectivas semiologias secundárias, a fim de definir o conjunto de ações ou procedimentos que os alunos devem executar. Visando à inserção das tecnologias da informação e comunicação no aprendizado dos alunos, foi desenvolvido um sistema que permite obter, passo a passo, as ações e procedimentos executados pelos alunos. O objetivo geral deste trabalho é conceber um modelo matemático e computacional que permita obter índices de similaridade entre as semiologias definidas pelos professores e as executadas pelos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.3 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004543025152