Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ward,Laura S.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Wanderley,Jamiro da Silva, Alegre,Sarah Monte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300174
Resumo: Resumo: A avaliação de um processo de ensino-aprendizagem é fundamental para rever objetivos, metodologia e conteúdo. Avaliações de competência clínica através de exames clínicos objetivos estruturados têm-se firmado como instrumentos válidos, fidedignos e efetivos de avaliação de habilidades, além de permitir apreciar as atitudes dos alunos de Medicina. A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp vem implementando extensa reforma curricular nos últimos anos, baseada em módulo de aprendizagem que incluem o ensino de técnicas de entrevista aos aluno do 2° ano de graduação. Descrevemos a implantação de um método baseado em pacientes-padrão, treinados para avaliar conhecimento adquirido, habilidades e as atitudes dos alunos. Os resultados do projeto-piloto aplicado a 10 voluntários no módulo de habilidades de entrevista mostram que o método é factível, relativamente simples e barato, permite um avaliação objetiva das habilidades adquiridas além de identificar precocemente indivíduos com possíveis problemas na relação médico-paciente. O método permitiu ainda identificar pontos que necessitam de reforço por parte do corpo docente assim como rever os objetivos propostos pelo módulo em questão.
id ABEM-1_4f435814a3d3f118332004def532a48c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022005000300174
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-PilotoEducação Médica, AvaliaçãoEnsinoAprendizagemCompetência ClínicaResumo: A avaliação de um processo de ensino-aprendizagem é fundamental para rever objetivos, metodologia e conteúdo. Avaliações de competência clínica através de exames clínicos objetivos estruturados têm-se firmado como instrumentos válidos, fidedignos e efetivos de avaliação de habilidades, além de permitir apreciar as atitudes dos alunos de Medicina. A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp vem implementando extensa reforma curricular nos últimos anos, baseada em módulo de aprendizagem que incluem o ensino de técnicas de entrevista aos aluno do 2° ano de graduação. Descrevemos a implantação de um método baseado em pacientes-padrão, treinados para avaliar conhecimento adquirido, habilidades e as atitudes dos alunos. Os resultados do projeto-piloto aplicado a 10 voluntários no módulo de habilidades de entrevista mostram que o método é factível, relativamente simples e barato, permite um avaliação objetiva das habilidades adquiridas além de identificar precocemente indivíduos com possíveis problemas na relação médico-paciente. O método permitiu ainda identificar pontos que necessitam de reforço por parte do corpo docente assim como rever os objetivos propostos pelo módulo em questão.Associação Brasileira de Educação Médica2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300174Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.3-025info:eu-repo/semantics/openAccessWard,Laura S.Wanderley,Jamiro da SilvaAlegre,Sarah Montepor2020-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000300174Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto
title Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto
spellingShingle Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto
Ward,Laura S.
Educação Médica, Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Competência Clínica
title_short Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto
title_full Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto
title_fullStr Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto
title_full_unstemmed Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto
title_sort Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto
author Ward,Laura S.
author_facet Ward,Laura S.
Wanderley,Jamiro da Silva
Alegre,Sarah Monte
author_role author
author2 Wanderley,Jamiro da Silva
Alegre,Sarah Monte
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ward,Laura S.
Wanderley,Jamiro da Silva
Alegre,Sarah Monte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica, Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Competência Clínica
topic Educação Médica, Avaliação
Ensino
Aprendizagem
Competência Clínica
description Resumo: A avaliação de um processo de ensino-aprendizagem é fundamental para rever objetivos, metodologia e conteúdo. Avaliações de competência clínica através de exames clínicos objetivos estruturados têm-se firmado como instrumentos válidos, fidedignos e efetivos de avaliação de habilidades, além de permitir apreciar as atitudes dos alunos de Medicina. A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp vem implementando extensa reforma curricular nos últimos anos, baseada em módulo de aprendizagem que incluem o ensino de técnicas de entrevista aos aluno do 2° ano de graduação. Descrevemos a implantação de um método baseado em pacientes-padrão, treinados para avaliar conhecimento adquirido, habilidades e as atitudes dos alunos. Os resultados do projeto-piloto aplicado a 10 voluntários no módulo de habilidades de entrevista mostram que o método é factível, relativamente simples e barato, permite um avaliação objetiva das habilidades adquiridas além de identificar precocemente indivíduos com possíveis problemas na relação médico-paciente. O método permitiu ainda identificar pontos que necessitam de reforço por parte do corpo docente assim como rever os objetivos propostos pelo módulo em questão.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300174
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300174
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v29.3-025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003479769088