Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300174 |
Resumo: | Resumo: A avaliação de um processo de ensino-aprendizagem é fundamental para rever objetivos, metodologia e conteúdo. Avaliações de competência clínica através de exames clínicos objetivos estruturados têm-se firmado como instrumentos válidos, fidedignos e efetivos de avaliação de habilidades, além de permitir apreciar as atitudes dos alunos de Medicina. A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp vem implementando extensa reforma curricular nos últimos anos, baseada em módulo de aprendizagem que incluem o ensino de técnicas de entrevista aos aluno do 2° ano de graduação. Descrevemos a implantação de um método baseado em pacientes-padrão, treinados para avaliar conhecimento adquirido, habilidades e as atitudes dos alunos. Os resultados do projeto-piloto aplicado a 10 voluntários no módulo de habilidades de entrevista mostram que o método é factível, relativamente simples e barato, permite um avaliação objetiva das habilidades adquiridas além de identificar precocemente indivíduos com possíveis problemas na relação médico-paciente. O método permitiu ainda identificar pontos que necessitam de reforço por parte do corpo docente assim como rever os objetivos propostos pelo módulo em questão. |
id |
ABEM-1_4f435814a3d3f118332004def532a48c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022005000300174 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-PilotoEducação Médica, AvaliaçãoEnsinoAprendizagemCompetência ClínicaResumo: A avaliação de um processo de ensino-aprendizagem é fundamental para rever objetivos, metodologia e conteúdo. Avaliações de competência clínica através de exames clínicos objetivos estruturados têm-se firmado como instrumentos válidos, fidedignos e efetivos de avaliação de habilidades, além de permitir apreciar as atitudes dos alunos de Medicina. A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp vem implementando extensa reforma curricular nos últimos anos, baseada em módulo de aprendizagem que incluem o ensino de técnicas de entrevista aos aluno do 2° ano de graduação. Descrevemos a implantação de um método baseado em pacientes-padrão, treinados para avaliar conhecimento adquirido, habilidades e as atitudes dos alunos. Os resultados do projeto-piloto aplicado a 10 voluntários no módulo de habilidades de entrevista mostram que o método é factível, relativamente simples e barato, permite um avaliação objetiva das habilidades adquiridas além de identificar precocemente indivíduos com possíveis problemas na relação médico-paciente. O método permitiu ainda identificar pontos que necessitam de reforço por parte do corpo docente assim como rever os objetivos propostos pelo módulo em questão.Associação Brasileira de Educação Médica2005-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300174Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.3-025info:eu-repo/semantics/openAccessWard,Laura S.Wanderley,Jamiro da SilvaAlegre,Sarah Montepor2020-06-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000300174Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto |
title |
Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto |
spellingShingle |
Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto Ward,Laura S. Educação Médica, Avaliação Ensino Aprendizagem Competência Clínica |
title_short |
Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto |
title_full |
Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto |
title_fullStr |
Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto |
title_full_unstemmed |
Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto |
title_sort |
Implantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto |
author |
Ward,Laura S. |
author_facet |
Ward,Laura S. Wanderley,Jamiro da Silva Alegre,Sarah Monte |
author_role |
author |
author2 |
Wanderley,Jamiro da Silva Alegre,Sarah Monte |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ward,Laura S. Wanderley,Jamiro da Silva Alegre,Sarah Monte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica, Avaliação Ensino Aprendizagem Competência Clínica |
topic |
Educação Médica, Avaliação Ensino Aprendizagem Competência Clínica |
description |
Resumo: A avaliação de um processo de ensino-aprendizagem é fundamental para rever objetivos, metodologia e conteúdo. Avaliações de competência clínica através de exames clínicos objetivos estruturados têm-se firmado como instrumentos válidos, fidedignos e efetivos de avaliação de habilidades, além de permitir apreciar as atitudes dos alunos de Medicina. A Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp vem implementando extensa reforma curricular nos últimos anos, baseada em módulo de aprendizagem que incluem o ensino de técnicas de entrevista aos aluno do 2° ano de graduação. Descrevemos a implantação de um método baseado em pacientes-padrão, treinados para avaliar conhecimento adquirido, habilidades e as atitudes dos alunos. Os resultados do projeto-piloto aplicado a 10 voluntários no módulo de habilidades de entrevista mostram que o método é factível, relativamente simples e barato, permite um avaliação objetiva das habilidades adquiridas além de identificar precocemente indivíduos com possíveis problemas na relação médico-paciente. O método permitiu ainda identificar pontos que necessitam de reforço por parte do corpo docente assim como rever os objetivos propostos pelo módulo em questão. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300174 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000300174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v29.3-025 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.3 2005 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003479769088 |