A Importância do Psicólogo na Criação e Implantação dos programas Educativos e de Prevenção em Saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benute,Glaucia Rosara Guerra
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Santos,Niraldo O., Santos,Rosa Maria Rodrigues, Rondon,Fernanda Cury, Quayle,Julieta, Lucia,Maria Cristina de Souza de
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022001000100049
Resumo: Resumo: Vários autores têm demonstrado a eficácia dos programas educativos para favorecer a adesão dos pacientes ao tratamento recomendado, visando educá-los e informá-los sobre suas patologias e propostas terapêuticas. A literatura mostra que não está definida a especificidade do psicólogo nessas atividades. Acreditamos que, além de poder transmitir informações a respeito do tratamento, esse profissional deve realizar também um diagnóstico da real situação do grupo-alvo e identificar conteúdos subjetivos que possam interferir no modo como esses pacientes lidam com sua doença e seu tratamento, propondo intervenções efetivas. Percebemos a necessidade da inserção específica do psicólogo na elaboração e execução de tais programas, o que permite considera-los como “psicoeducativos”, havendo propostas fundamentadas nesta direção.
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