PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Barbarói (Online) |
Texto Completo: | https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1007 |
Resumo: | A psicologia no contexto escolar sofreu diversas modificações durante sua história. Compreendida somente como ligada a psicometria, hoje a psicologia escolar vem ao encontro da política de prevenção em saúde mental. O psicólogo necessita se inserir no contexto e tornar-se próximos tanto dos profissionais do local como das crianças e suas famílias. Esse artigo relata uma experiência de estágio em psicologia na educação infantil em uma creche em Santa Catarina. Com esse relato objetiva-se enriquecer as práticas da psicologia escolar, especialmente na educação infantil e transmitir a experiência positiva vivenciada pelas estagiárias. Os focos de intervenção foram diversos, envolvendo a adaptação dos bebês, a prontidão para a alfabetização e grupos com crianças. Além das ações específicas, também é relatado como foi realizado a inserção no contexto e quais atividades faziam parte da rotina das estagiárias de psicologia. Durante o período do estágio foi possível perceber que a posição do estagiário necessita ser rotineira, colocando-se a disposição das necessidades da instituição e focada na prevenção. As diversas intervenções resultaram em melhoras no relacionamento da creche-família e contribuíram para explicitar o papel do psicólogo no contexto escolar, principalmente relacionado à prevenção em saúde mental. |
id |
UNISC-2_817ca4f7c61d1fd75d7caf53fa4dbdf7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.online.unisc.br:article/1007 |
network_acronym_str |
UNISC-2 |
network_name_str |
Barbarói (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTALPsicologia escolarEducação infantilSaúde mental.A psicologia no contexto escolar sofreu diversas modificações durante sua história. Compreendida somente como ligada a psicometria, hoje a psicologia escolar vem ao encontro da política de prevenção em saúde mental. O psicólogo necessita se inserir no contexto e tornar-se próximos tanto dos profissionais do local como das crianças e suas famílias. Esse artigo relata uma experiência de estágio em psicologia na educação infantil em uma creche em Santa Catarina. Com esse relato objetiva-se enriquecer as práticas da psicologia escolar, especialmente na educação infantil e transmitir a experiência positiva vivenciada pelas estagiárias. Os focos de intervenção foram diversos, envolvendo a adaptação dos bebês, a prontidão para a alfabetização e grupos com crianças. Além das ações específicas, também é relatado como foi realizado a inserção no contexto e quais atividades faziam parte da rotina das estagiárias de psicologia. Durante o período do estágio foi possível perceber que a posição do estagiário necessita ser rotineira, colocando-se a disposição das necessidades da instituição e focada na prevenção. As diversas intervenções resultaram em melhoras no relacionamento da creche-família e contribuíram para explicitar o papel do psicólogo no contexto escolar, principalmente relacionado à prevenção em saúde mental.Unisc2010-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/100710.17058/barbaroi.v2i31.1007Barbarói; N° 31 ANO 2009/2; 72-921982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1007/905Vieira, VivianeHansen, JaneteVieira, Mauro Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:36Zoai:ojs.online.unisc.br:article/1007Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:36Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL |
title |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL |
spellingShingle |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL Vieira, Viviane Psicologia escolar Educação infantil Saúde mental. |
title_short |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL |
title_full |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL |
title_fullStr |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL |
title_full_unstemmed |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL |
title_sort |
PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL |
author |
Vieira, Viviane |
author_facet |
Vieira, Viviane Hansen, Janete Vieira, Mauro Luis |
author_role |
author |
author2 |
Hansen, Janete Vieira, Mauro Luis |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Viviane Hansen, Janete Vieira, Mauro Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia escolar Educação infantil Saúde mental. |
topic |
Psicologia escolar Educação infantil Saúde mental. |
description |
A psicologia no contexto escolar sofreu diversas modificações durante sua história. Compreendida somente como ligada a psicometria, hoje a psicologia escolar vem ao encontro da política de prevenção em saúde mental. O psicólogo necessita se inserir no contexto e tornar-se próximos tanto dos profissionais do local como das crianças e suas famílias. Esse artigo relata uma experiência de estágio em psicologia na educação infantil em uma creche em Santa Catarina. Com esse relato objetiva-se enriquecer as práticas da psicologia escolar, especialmente na educação infantil e transmitir a experiência positiva vivenciada pelas estagiárias. Os focos de intervenção foram diversos, envolvendo a adaptação dos bebês, a prontidão para a alfabetização e grupos com crianças. Além das ações específicas, também é relatado como foi realizado a inserção no contexto e quais atividades faziam parte da rotina das estagiárias de psicologia. Durante o período do estágio foi possível perceber que a posição do estagiário necessita ser rotineira, colocando-se a disposição das necessidades da instituição e focada na prevenção. As diversas intervenções resultaram em melhoras no relacionamento da creche-família e contribuíram para explicitar o papel do psicólogo no contexto escolar, principalmente relacionado à prevenção em saúde mental. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1007 10.17058/barbaroi.v2i31.1007 |
url |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1007 |
identifier_str_mv |
10.17058/barbaroi.v2i31.1007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1007/905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
publisher.none.fl_str_mv |
Unisc |
dc.source.none.fl_str_mv |
Barbarói; N° 31 ANO 2009/2; 72-92 1982-2022 reponame:Barbarói (Online) instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) instacron:UNISC |
instname_str |
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
instacron_str |
UNISC |
institution |
UNISC |
reponame_str |
Barbarói (Online) |
collection |
Barbarói (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) |
repository.mail.fl_str_mv |
barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br |
_version_ |
1814254468202496000 |