PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Viviane
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Hansen, Janete, Vieira, Mauro Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1007
Resumo: A psicologia no contexto escolar sofreu diversas modificações durante sua história. Compreendida somente como ligada a psicometria, hoje a psicologia escolar vem ao encontro da política de prevenção em saúde mental. O psicólogo necessita se inserir no contexto e tornar-se próximos tanto dos profissionais do local como das crianças e suas famílias. Esse artigo relata uma experiência de estágio em psicologia na educação infantil em uma creche em Santa Catarina. Com esse relato objetiva-se enriquecer as práticas da psicologia escolar, especialmente na educação infantil e transmitir a experiência positiva vivenciada pelas estagiárias. Os focos de intervenção foram diversos, envolvendo a adaptação dos bebês, a prontidão para a alfabetização e grupos com crianças. Além das ações específicas, também é relatado como foi realizado a inserção no contexto e quais atividades faziam parte da rotina das estagiárias de psicologia. Durante o período do estágio foi possível perceber que a posição do estagiário necessita ser rotineira, colocando-se a disposição das necessidades da instituição e focada na prevenção. As diversas intervenções resultaram em melhoras no relacionamento da creche-família e contribuíram para explicitar o papel do psicólogo no contexto escolar, principalmente relacionado à prevenção em saúde mental.
id UNISC-2_817ca4f7c61d1fd75d7caf53fa4dbdf7
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/1007
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTALPsicologia escolarEducação infantilSaúde mental.A psicologia no contexto escolar sofreu diversas modificações durante sua história. Compreendida somente como ligada a psicometria, hoje a psicologia escolar vem ao encontro da política de prevenção em saúde mental. O psicólogo necessita se inserir no contexto e tornar-se próximos tanto dos profissionais do local como das crianças e suas famílias. Esse artigo relata uma experiência de estágio em psicologia na educação infantil em uma creche em Santa Catarina. Com esse relato objetiva-se enriquecer as práticas da psicologia escolar, especialmente na educação infantil e transmitir a experiência positiva vivenciada pelas estagiárias. Os focos de intervenção foram diversos, envolvendo a adaptação dos bebês, a prontidão para a alfabetização e grupos com crianças. Além das ações específicas, também é relatado como foi realizado a inserção no contexto e quais atividades faziam parte da rotina das estagiárias de psicologia. Durante o período do estágio foi possível perceber que a posição do estagiário necessita ser rotineira, colocando-se a disposição das necessidades da instituição e focada na prevenção. As diversas intervenções resultaram em melhoras no relacionamento da creche-família e contribuíram para explicitar o papel do psicólogo no contexto escolar, principalmente relacionado à prevenção em saúde mental.Unisc2010-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/100710.17058/barbaroi.v2i31.1007Barbarói; N° 31 ANO 2009/2; 72-921982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1007/905Vieira, VivianeHansen, JaneteVieira, Mauro Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:36Zoai:ojs.online.unisc.br:article/1007Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:36Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
title PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
spellingShingle PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
Vieira, Viviane
Psicologia escolar
Educação infantil
Saúde mental.
title_short PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
title_full PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
title_fullStr PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
title_full_unstemmed PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
title_sort PSICOLOGIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ATUAÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
author Vieira, Viviane
author_facet Vieira, Viviane
Hansen, Janete
Vieira, Mauro Luis
author_role author
author2 Hansen, Janete
Vieira, Mauro Luis
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Viviane
Hansen, Janete
Vieira, Mauro Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia escolar
Educação infantil
Saúde mental.
topic Psicologia escolar
Educação infantil
Saúde mental.
description A psicologia no contexto escolar sofreu diversas modificações durante sua história. Compreendida somente como ligada a psicometria, hoje a psicologia escolar vem ao encontro da política de prevenção em saúde mental. O psicólogo necessita se inserir no contexto e tornar-se próximos tanto dos profissionais do local como das crianças e suas famílias. Esse artigo relata uma experiência de estágio em psicologia na educação infantil em uma creche em Santa Catarina. Com esse relato objetiva-se enriquecer as práticas da psicologia escolar, especialmente na educação infantil e transmitir a experiência positiva vivenciada pelas estagiárias. Os focos de intervenção foram diversos, envolvendo a adaptação dos bebês, a prontidão para a alfabetização e grupos com crianças. Além das ações específicas, também é relatado como foi realizado a inserção no contexto e quais atividades faziam parte da rotina das estagiárias de psicologia. Durante o período do estágio foi possível perceber que a posição do estagiário necessita ser rotineira, colocando-se a disposição das necessidades da instituição e focada na prevenção. As diversas intervenções resultaram em melhoras no relacionamento da creche-família e contribuíram para explicitar o papel do psicólogo no contexto escolar, principalmente relacionado à prevenção em saúde mental.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1007
10.17058/barbaroi.v2i31.1007
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1007
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v2i31.1007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1007/905
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; N° 31 ANO 2009/2; 72-92
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219564223496192