Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade,Ana Flávia Leite de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pessalacia,Juliana Dias Reis, Daniel,Jéssica Campos, Euflauzino,Igor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100102
Resumo: RESUMO Introdução Mediante as transformações políticas, científicas e epidemiológicas, surgem novas demandas de cuidados e a necessidade de formar profissionais críticos frente aos problemas bioéticos. Objetivo Identificar as experiências de profissionais participantes de uma mesa interdisciplinar voltada ao processo ensino-aprendizagem em bioética. Métodos Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, por meio da análise de conteúdo de Bardin, na modalidade análise temática. Resultados e discussão Foram entrevistados 11 profissionais de saúde e humanas, participantes dos debates promovidos numa universidade pública federal de Divinópolis (MG), Brasil. Dos relatos emergiram duas categorias de análise: “o debate interdisciplinar como ferramenta para o processo ensino-aprendizagem” e “perplexidade mediante a complexidade dos temas bioéticos”. Os profissionais ressaltaram a relevância dos debates, por possibilitarem a interlocução entre teoria e prática, e por vislumbrarem diferentes contextos e opiniões. Destacaram a necessidade de espaços de reflexão e discussão frente à complexidade dos temas. Considerações finais O debate em mesas interdisciplinares favorece o processo ensino-aprendizagem, oferecendo subsídios para o posicionamento dos profissionais e para uma tomada de decisão consciente frente aos problemas bioéticos da atualidade.
id ABEM-1_51aea82f1dad5141f832fb40f89c6e5d
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022016000100102
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate InterdisciplinarBioéticaCiências da SaúdeComunicação InterdisciplinarEnsinoMateriais de EnsinoEducação MédicaRESUMO Introdução Mediante as transformações políticas, científicas e epidemiológicas, surgem novas demandas de cuidados e a necessidade de formar profissionais críticos frente aos problemas bioéticos. Objetivo Identificar as experiências de profissionais participantes de uma mesa interdisciplinar voltada ao processo ensino-aprendizagem em bioética. Métodos Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, por meio da análise de conteúdo de Bardin, na modalidade análise temática. Resultados e discussão Foram entrevistados 11 profissionais de saúde e humanas, participantes dos debates promovidos numa universidade pública federal de Divinópolis (MG), Brasil. Dos relatos emergiram duas categorias de análise: “o debate interdisciplinar como ferramenta para o processo ensino-aprendizagem” e “perplexidade mediante a complexidade dos temas bioéticos”. Os profissionais ressaltaram a relevância dos debates, por possibilitarem a interlocução entre teoria e prática, e por vislumbrarem diferentes contextos e opiniões. Destacaram a necessidade de espaços de reflexão e discussão frente à complexidade dos temas. Considerações finais O debate em mesas interdisciplinares favorece o processo ensino-aprendizagem, oferecendo subsídios para o posicionamento dos profissionais e para uma tomada de decisão consciente frente aos problemas bioéticos da atualidade.Associação Brasileira de Educação Médica2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100102Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v40n1e01732015info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade,Ana Flávia Leite dePessalacia,Juliana Dias ReisDaniel,Jéssica CamposEuflauzino,Igorpor2016-05-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022016000100102Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2016-05-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar
title Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar
spellingShingle Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar
Andrade,Ana Flávia Leite de
Bioética
Ciências da Saúde
Comunicação Interdisciplinar
Ensino
Materiais de Ensino
Educação Médica
title_short Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar
title_full Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar
title_fullStr Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar
title_full_unstemmed Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar
title_sort Processo Ensino-Aprendizagem em Bioética: um Debate Interdisciplinar
author Andrade,Ana Flávia Leite de
author_facet Andrade,Ana Flávia Leite de
Pessalacia,Juliana Dias Reis
Daniel,Jéssica Campos
Euflauzino,Igor
author_role author
author2 Pessalacia,Juliana Dias Reis
Daniel,Jéssica Campos
Euflauzino,Igor
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade,Ana Flávia Leite de
Pessalacia,Juliana Dias Reis
Daniel,Jéssica Campos
Euflauzino,Igor
dc.subject.por.fl_str_mv Bioética
Ciências da Saúde
Comunicação Interdisciplinar
Ensino
Materiais de Ensino
Educação Médica
topic Bioética
Ciências da Saúde
Comunicação Interdisciplinar
Ensino
Materiais de Ensino
Educação Médica
description RESUMO Introdução Mediante as transformações políticas, científicas e epidemiológicas, surgem novas demandas de cuidados e a necessidade de formar profissionais críticos frente aos problemas bioéticos. Objetivo Identificar as experiências de profissionais participantes de uma mesa interdisciplinar voltada ao processo ensino-aprendizagem em bioética. Métodos Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, por meio da análise de conteúdo de Bardin, na modalidade análise temática. Resultados e discussão Foram entrevistados 11 profissionais de saúde e humanas, participantes dos debates promovidos numa universidade pública federal de Divinópolis (MG), Brasil. Dos relatos emergiram duas categorias de análise: “o debate interdisciplinar como ferramenta para o processo ensino-aprendizagem” e “perplexidade mediante a complexidade dos temas bioéticos”. Os profissionais ressaltaram a relevância dos debates, por possibilitarem a interlocução entre teoria e prática, e por vislumbrarem diferentes contextos e opiniões. Destacaram a necessidade de espaços de reflexão e discussão frente à complexidade dos temas. Considerações finais O debate em mesas interdisciplinares favorece o processo ensino-aprendizagem, oferecendo subsídios para o posicionamento dos profissionais e para uma tomada de decisão consciente frente aos problemas bioéticos da atualidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100102
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022016000100102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v40n1e01732015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.40 n.1 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006119034880